Medo dos Pacientes
Quando uma pessoa recebe a notícia que terá de fazer uma biópsia em determinada parte do corpo, o primeiro pensamento que surge é a sensação de que ela pode estar com algum tipo de tumor.
No entanto, os especialistas advertem que esse tipo de exame não indica que o indivíduo possa ser portador de um tumor cancerígeno. Porém, para muitos pacientes o pedido da biópsia reflete uma suspeita de que eles possam ser portadores de câncer, receio que na grande maioria das vezes é infundado.
Como é Realizado o Exame de Biópsia
O exame de biópsia é um procedimento realizado com o objetivo de, através de amostras de células, líquidos corporais ou tecidos do corpo humano, o especialista em patologia analisar esse material para verificar se há indícios de alterações que possam evoluir para um tumor.
O exame de biópsia serve para esclarecer ao médico que está acompanhando o paciente sobre possíveis quadros infecciosos, processos inflamatórios e a presença de tumores malignos ou benignos. Ou seja, através desse exame, podem ser detectadas enfermidades simples de fácil tratamento, como por exemplo, cistos, verrugas e patologias mais graves, como o surgimento de um câncer.
Quando Fazer a Solicitação da Biópsia
De acordo com profissionais da área médica, o exame de biópsia deve ser solicitado ao paciente quando o especialista perceber algum tipo de alteração relevante por meio de exames de laboratórios ou exames de imagem, e daí surge a necessidade de saber do que se trata.
Um outro momento quando o exame de biópsia pode ser pedido é quando a pessoa que está sendo consultada apresenta alguma manifestação clínica que precise de melhor investigação, para saber qual a possível causa, sendo que as mais comuns que demandam o exame é quando o indivíduo apresenta uma alteração bioquímica, um número muito baixo de plaquetas ou um quadro de anemia.
Realização da Biópsia
Os especialistas relatam que o procedimento da biópsia pode ser realizado em qualquer área corporal do paciente, bem como o tamanho do material que servirá de amostra dependerá também do orgão onde está a suspeita do problema, ou de acordo com o tamanho da região lesionada. Por isso, em alguns casos são extraídos os tecidos com a lesão para análise, e em outros são retiradas somente células ou fragmentos de tecidos do corpo humano.
É interessante relatar que a biópsia é uma intervenção cirúrgica que é uma técnica bem simples e que demanda apenas uma anestesia local. Os especialistas são unânimes em afirmar que atualmente o exame é uma importante ferramenta para revelar os diagnósticos que ainda não estão fechados para os médicos. Por isso, as pessoas não devem temer fazer o exame de biópsia, pois em muitos casos ele evita riscos de uma cirurgia desnecessária, se constatado que o paciente não tinha nenhum tipo de enfermidade mais grave.