Definição do Problema
De acordo com especialistas na área de cardiologia, a estenose aórtica pode ser definida como uma obstrução ou um estreitamento da válvula da aorta do coração, resultando na perda de sua flexibilidade, e, por isso, não consegue se abrir de modo correto, fazendo com que o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta, tenha uma redução significativa. Os profissionais da área informam que as doenças cardiovasculares são as que mais crescem, e, atualmente, já afetam cinco por cento das pessoas ao redor do mundo.
Além disso, o aumento da expectativa de vida dos indivíduos pode ter como consequência, o aumento do número de casos de pacientes afetados pela estenose da válvula aórtica, nos anos que virão. Nunca é demais lembrar que as enfermidades cardíacas e vasculares, são as principais causas de óbito em todo o mundo, com o acidente vascular cerebral (AVC) em primeiro, seguido pelo infarto.
Origem da Estenose Aórtica
Os profissionais da área informam que não há uma única causa para a estenose aórtica, podendo ser de origem reumática por uma infecção não tratada adequadamente, origem degenerativa, que surge com o avanço da idade das pessoas ou origem congênita, onde o indivíduo já nasce com a enfermidade.
No entanto, a maioria dos especialistas concordam, que a principal causa da estenose deve ser mesmo degenerativa, pois com o aumento da idade e expectativa de vida dos indivíduos, essa enfermidade pode aumentar muito nos próximos anos.
Desenvolvimento da Estenose Aórtica no Corpo Humano
Na estenose aórtica há uma dificuldade em fazer o bombeamento sanguíneo, pelo esticamento e engrossamento dos músculos que compõem a parede da câmara do coração, resultando em aumento das chances da pessoa ter uma insuficiência cardíaca. Frequentemente essa enfermidade se desenvolve no corpo do indivíduo, sem sintomas externos que a denuncie.
Por isso, é de extrema importância que as pessoas a partir de quarenta anos de idade, façam um check-up anualmente, pois, o especialista, com um exame clínico de ausculta e o pedido de um ecocardiograma, poderá diagnosticar o problema corretamente.
Principais Sintomas da Estenose Aórtica
Os médicos revelam que as principais manifestações clínicas de pessoas afetadas pela estenose aórtica e que se manifestam normalmente a partir de sessenta anos são: Sensação de fadiga, falta de ar, dores no peito, dificuldades em fazer atividades físicas e vertigem. Os especialistas relatam que depois que esses sintomas da doença aparecem, metade das pessoas podem chegar ao óbito em até dois anos, em virtude da evolução da enfermidade. Não há como prevenir a estenose aórtica, pois se trata de uma complicação mecânica.
Muitos pacientes portadores da doença fazem tratamento clínico, porém segundo os especialistas, o mais correto seria uma intervenção cirúrgica, que substituísse a válvula através de uma técnica pouco invasiva, parecida com a que é utilizada para o implante de stent. Os médicos informam que a válvula que sofreria substituição, até o presente momento aguarda a aprovação da ANVISA para ser usada em nosso país.