Existem muitos mitos sobre o câncer. Um deles é que, se não houver histórico familiar de câncer, você não corre nenhum risco. O outro é que um nódulo em na mama é sempre sinal de câncer. Esses mitos são baseados na ignorância, especialmente sobre as causas da doença.
Para entender o que causa o câncer, temos que entender o que está acontecendo com todas essas células em nosso corpo, porque é onde tudo começa. O corpo humano de um adulto tem, em média, 100 trilhões de células. Para o crescimento e desenvolvimento saudável, essas células crescem, se dividem e morrem de forma ordenada.
Sabemos, por exemplo, que a nossa pele perde cerca de 40.000 células por minuto, porque elas se desgastam rapidamente. Estas células mortas precisam ser substituídas e, com o crescimento celular normal e saudável, é exatamente isso que ocorre.
Mas o que acontece quando algo dá errado, como as células são substituídas? O câncer começa quando estas células anormais não morrem. Elas começam a destruir as células saudáveis formando tumores que, se não tratados, assumirão a estrutura celular do corpo, destruindo os tecidos vitais e podendo levar à morte.
O Que Causa o Câncer?
Pense nas causas do câncer como um quebra-cabeça. Há centenas de peças para montar. Os cientistas descobriram um bom número das peças, mas somente quando eles completarem o quebra-cabeça que vamos finalmente compreender as causas e desenvolver uma cura eficaz para o câncer.
As principais causas de câncer são:
- Exposição a agentes cancerígenos (agentes que são conhecidos por causar danos às células)
- Fatores genéticos
- Estilo de vida
- Níveis de acidez no corpo
- Mutações celulares aleatórias que não conseguimos controlar
No que se refere a acidez no corpo, foi o Dr. Otto Warburg , ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 1931, que descobriu que esta era a causa básica do câncer. Ele disse:
“Tecidos cancerosos são ácidos, enquanto os tecidos saudáveis são alcalinos. A água divide-se em íons H + e OH-, se houver e excesso de H +, é ácido; se existe um excesso de íons OH-, então é alcalino.”
As células cancerosas podem ser derrotadas se o corpo receber mais oxigênio, tornando-se, assim, mais alcalino, afirmou o médico. Os 80 anos seguintes foram dedicados a explorar esta causa de câncer, mas a afirmação de Warburg ficou desacreditada com os avanços de outras descobertas. Recentemente, no entanto, um estudo de pesquisadores da Universidade de Boston mostrou que a afirmação de Warburg tem fundamento.
A última causa mencionada na lista é uma das mais interessantes, pois pesquisas recentes mostram que esta pode ser uma das principais. Na verdade, os pesquisadores descobriram que as mutações celulares acontecem aleatoriamente em 66% dos casos de câncer. Não há nada que possamos fazer sobre isso: é como um sorteio. O outro terço dos casos está ligado ao estilo de vida, aos fatores genéticos e ambientais.
Como Reduzir Suas Chances de Ter Câncer
Beber Apenas Água Filtrada: Pode parecer inofensivo beber água diretamente da torneira. No máximo as pessoas imaginam que podem ingerir algum tipo de bactéria. Mas saiba que no tratamento da água são usados produtos químicos que podem ser cancerígenos. Não estamos querendo dizer que todos que tomam água da torneira terão câncer, mas sim que, bebendo apenas água filtrada, você poderá reduzir os riscos.
Manter-se Ativo: Um estilo de vida sedentário pode ser o responsável por doenças como diabetes, problemas cardíacos, obesidade e algumas formas de câncer. Os especialistas recomendam que a prática de exercícios regulares pode ajudar a evitar todos esses problemas.
Dormir no Escuro: Quantas vezes você já deixou a luz acesa e acabou caindo no sono? As mulheres podem ter um aumentado do risco de ter câncer de ovário e de mama, se não dormirem na escuridão total. Qualquer interferência da luz poderá alterar a liberação de melatonina, que pode, então, aumentar a liberação do hormônio estrogênio. O excesso desse hormônio pode levar ao câncer de mama. O equilíbrio do estrogênio é essencial para a boa saúde.
Evite a Lavagem a Seco: Você realmente precisa lavar algumas peças de roupa a seco? O problema aqui é que a substância química conhecida como percloroetileno tem sido associada a alguns tipos de câncer. Como já dissemos, não significa que ao usar uma roupa lavada a seco você terá câncer, mas se pudermos evitar estaremos reduzindo os riscos.
Evite a Radiação: A radiação é conhecida por causar câncer. Se você precisa fazer um raio X, você não deve se preocupar, pois a quantidade é realmente muito pequena e bem dentro dos limites recomendados por especialistas em saúde. O telefone celular pode estar associado ao câncer, embora não haja nenhuma prova conclusiva ainda. Mas por que arriscar? Comece a fazer chamadas mais curtas e enviar SMS ao invés de longas conversas. Além de mais seguro é também mais econômico.
Cuide da Alimentação: Frutas e legumes ajudam a prevenir o câncer. Uma coisa é certa; há uma grande abundância de antioxidantes nestes alimentos que ajudam a combater as células cancerosas. Ingerir mais vegetais e grãos integrais é uma ótima maneira para se manter saudável. O amido encontrado em flocos de aveia, feijão branco e nas bananas pode ajudar a manter o crescimento de células saudáveis em níveis excelentes.
Uma pesquisa descobriu que quando os participantes ingeriram uma grande quantidade de carne vermelha todos os dias, a proliferação celular disparou, aumentando o risco de células malignas se desenvolverem, portanto o ideal é comer com moderação.
Não Fume: De todas as mortes causadas pelo câncer, o tabagismo responde por cerca de um terço delas. Os pesquisadores afirmam que fumar danifica todos os órgãos do seu corpo. Então, para que arriscar a sua saúde em troca de alguns momentos de prazer? Valorize a sua saúde.
Conclusão
Para concluir, devemos deixar claro que as orientações acima não devem ser tomadas como aconselhamento médico. Elas são simplesmente dicas para ajudá-lo a evitar o câncer. Existem vários fatores envolvidos que definem se uma pessoa terá ou não a doença.
Como mencionamos acima, a sua composição genética, o seu sistema imunológico, a dieta e estilo de vida podem ter um papel decisivo. Visite um médico regularmente e cuide da sua saúde.
Fator Principal
De acordo com profissionais especializados em oncologia, no caso do câncer infantil, é a hereditariedade que se apresenta como causa mais provável para o desenvolvimento da doença, pois os fatores externos como por exemplo, estresse, bebida alcoólica e tipo de alimentação consumida, ainda não tiveram tempo de influenciar a enfermidade na criança.
Alterações Genéticas
No entanto, os especialistas concluíram que as alterações genéticas, nas condições em que a mãe consome bebidas alcoólicas, tem um alimentação inadequada ,ou esta sob constante estresse, são fatores muito fortes, e já houve relato de crianças com câncer, que desenvolveram a enfermidade dentro do útero da materno.
Os profissionais informam que a possibilidade de cura e o tratamento vai depender da região afetada pelo tumor e do estágio em que ele se encontra. Normalmente, o tratamento à base de quimioterapia é feito, e se houver necessidade no caso do tumor de mama pode haver também a cirurgia para retirada, conhecida como mastectomia. Vale ressaltar, que as jovens que tiveram esse tipo de câncer podem ficar mais susceptíveis às outras formas da enfermidade.
Salete Dias