Divisão das Células-Tronco e Experimentos

Pesquisas Experimentais

As células-tronco são encontradas em várias partes do corpo humano e na medula óssea,e dividem-se em embrionárias e adultas. O transplante de medula óssea é usado no tratamento de doentes com leucemias e linfomas se constituindo na esperança de sobrevida de centenas de pessoas afetadas com o câncer no sangue.

divisao das celulas-tronco e experimentos-1

Pesquisas Experimentais

As pesquisas ainda em forma de experimento, que são feitas com essas células são realizadas mediante a retirada delas do organismo do próprio enfermo e aplicadas diretamente no órgão que foi afetado.

As células tronco-embrionárias são encontradas nos embriões dos seres humanos na forma de blastocisto, porém ainda não são exploradas por causa de questões religiosas e éticas,por isso, somente as adultas é que são alvo de experimentos científicos.

Células-Tronco Usadas na Doença de Chagas

Pesquisadores brasileiros realizaram um experimento com a aplicação de células-tronco em vinte pacientes portadores da doença de Chagas. Um dos sintomas mais perigosos dessa enfermidade é a redução do tamanho do coração, e nos primeiros resultados da pesquisa foi constatado que não houve diminuição do órgão.

Foi verificado também uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente, com a restituição da capacidade de fazer de novo algumas atividades que ele fazia antes de contrair a doença.

celulas tronco

Células-Tronco Usadas na Doença de Chagas

Os cientistas chegaram a conclusão que em virtude das limitações do estudo, que só foi feito em pacientes em um estágio avançado da enfermidade e as células terem sido retiradas das próprias pessoas que participaram do experimento,ainda não é possível saber o tipo e a quantidade de células que devem ser usadas, sendo preciso portanto uma maior investigação.

Áreas que Concentram mais Pesquisas de Células-Tronco

Atualmente uma das áreas que concentra mais pesquisas sobre as células-tronco é a cardiologia, apesar de existir outras, como por exemplo na cirurgia plástica, onde os especialistas estão tentando descobrir os benefícios desse tipo de célula, que até onde se sabe, pode se diferenciar em quase todos os tipos de células do corpo humano. Já na área da neurologia, os especialistas nesse tema, estão fazendo um estudo científico sobre como fazer o tratamento de complicações motoras em indivíduos portadores do mal de Parkinson. Outras áreas da medicina onde as pesquisas com células-tronco vem sendo utilizadas são a nefrologia,com a aplicação em pacientes com insuficiência renal e hematologia, em doentes com deficiências no sistema sanguíneo.

experiencia com celulas tronco

Áreas que Concentram mais Pesquisas de Células-Tronco

Segundo os pesquisadores da Sociedade Brasileira de Diabetes, as células-tronco dos enfermos com diabetes do tipo 1, também farão parte de estudos científicos, pois a primeira idéia era utilizá-las para reconstruir o sistema imunológico do paciente para que seu organismo voltasse a produzir insulina. Vale ressaltar que essa pesquisa ainda esta em andamento, até o presente momento.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *