Fobia Nomofobia

Conceito

Entre tantas fobias que acometem às pessoas no mundo atual, surgiu recentemente, mais uma ligada à utilização de aparelhos eletrônicos. Trata-se da Nomofobia, cujo significado no mobile, em uma tradução livre, expressa o medo do indivíduo de ficar sem seu aparelho celular para comunicação. Todos sabem que as tecnologias foram feitas única e exclusivamente, com o objetivo de auxiliarem o homem a se relacionar com o mundo externo e a solucionar seus problemas. Com os avanços das pesquisas científicas, os aparatos descobertos, como celulares, por exemplo, tão necessários na vida moderna, passaram a constituir uma forma de transtorno emocional, que já atinge 20 por cento da população, caracterizando-se por uma dependência do uso do aparelho.

Hipnotizame

Sintomas da Dependência

A Nomofobia tem como sintomas principais: a ansiedade ou angústica, e as vezes até o pânico que surge quando o indivíduo não consegue se comunicar com outras pessoas através de seu celular. Segundo o psicólogo que conduziu a pesquisa sobre o tema, o indivíduo acometido fica durante todo o dia com o aparelho celular ligado e até mesmo quando vai ao banheiro, ou vai dormir. De acordo ainda com esse pesquisador, a dependência, não se restringe somente a celulares, atinge de uma forma geral, a outras tecnologias, como notebooks e computadores.

Nomofobia

Faixa Etária Mais Atingida

De acordo com o especialista que conduziu a pesquisa, cerca de 250 milhões de aparelhos celulares são vendidos somente em nosso país, esse numero é maior que a população brasileira, o que indica que as pessoas devem estar usando mais de um celular. Isso foi facilitado enormemente pela queda dos preços desses aparelhos, permitindo às pessoas de classes não privilegiadas, terem acesso a esse tipo de comunicação. Os indivíduos mais jovens,em geral são mais susceptíveis, tornando-se um grupo de risco maior na aquisição de algum tipo de dependência, associado a esse fator já nasceram em uma época onde a modernidade impera, com a comunicação feita quase exclusivamente por esses aparatos tecnológicos.

Hoy Tengo Miedo

Avaliação do Estudo

Esse estudo foi muito bem conduzido pelo especialista, pois demonstrou que na realidade, a ciência e suas inovações devem ser usadas a nosso favor e não contra nós. Todo o avanço tecnólogico conseguido até hoje, principalmente na área de comunicação, serviu para trazer grande desenvolvimento à humanidade. O homem deve possuir sabedoria para utilizá-lo e não deixar-se usar por ele. A pesquisa serviu como um alerta, para que homens, mulheres e jovens, apesar de viverem em um mundo facilitado por máquinas que os auxiliam em vários segmentos, não devem deixar se envolverem a ponto de perder o primordial: Sua independência e o convívio social mais próximo às outras pessoas. O contato humano ainda é a melhor forma de evitar fobias e trantornos emocionais.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *