Alimentação Antes e Após Atividade Física

A preocupação com o corpo e com a saúde é uma constante em nosso dia a dia. Estamos sempre buscando adaptar nossos afazeres, nossas atividades e nossas refeições para mantermos nosso organismo funcionando bem e saudavelmente. Para isso é sempre recomendado a prática frequente de atividades físicas, mas muitas vezes não sabemos como agir em relação a alimentação antes e após nossas atividades de exercício físico. E quando pensamos no tipo de treino que realizamos e no objetivo que queremos atingir com aquela determinada atividade alguns se confundem ainda quanto como devem agir com alimentação pré treino e no pós treino.

Algumas pessoas deixam de comer antes e após o treino para ter um efeito potencializado da queima de gorduras no corpo, mas isso não é benéfico ao organismo, pois as refeições antes e após o treino são necessárias para manter ou restabelecer os estoques de glicogênio no fígado e na musculatura, favorecendo a recuperação da musculatura que foi utilizada na atividade física. A alimentação adequada é fundamental, pois ela irá ajudar a melhorar ou a manter o treino que é realizado e para manter a performance é necessário ingerir alimentos rico em carboidratos antes do treino, evitando a fome quando estiver na atividade e favorecendo o aumento de reservas de glicose. Já na alimentação após o treino, para restabelecer a musculatura deve-se investir em carboidratos e alimentos rico em proteínas.

Apesar da importância de se alimentar antes do treino, alguns alimentos devem ser evitados num intervalo de três a quatro horas antes, pois eles podem prejudicar o treino por deixar a pessoa sem disposição, sendo eles alimentos gordurosos, proteínas de difícil digestão, excesso de refinados e excesso de líquidos.

Carboidratos simples são alimentos que devem ser evitados antes do treino, pois esses alimentos tem uma digestão acelerada e por isso a taxa de glicose sobe rapidamente gerando picos de energia. Logo após os picos de energia segue-se a queda de glicose e com isso a pessoa pode relatar tontura durante o treino. Os alimentos que são exemplos de produtos que contém carboidrato simples são: pão branco ou pão de sal, bolachas recheadas, açúcares, dentre outros. Alimentos que são fonte de energia e são ideais para ingerir antes dos treinos são produtos como: banana com aveia, um copo de suco de fruto, uma fatia de pão de forma integral com geleia, barra de cereal, iogurte de frutas. Dependendo do nível de treino, se for um treino intermediário ou avançado é indicado pão integral com uma fatia de queijo branco, bata doce cozida com peito de frango, panqueca de aveia em floco com ovos e banana, dentre outras opções.

Logo após o treino o organismos está ainda mais apto a absorver e armazenar energia, por isso é importante realizar uma refeição em no máximo uma hora de produtos que contenham uma boa quantidade de proteínas e carboidratos e com restrição de gorduras. Os alimentos mais consumidos que vão satisfazer a necessidade de proteínas em seu cardápio são peixes, frango, peru, quinoa, carne vermelha e queijo magro.

Opções para uma refeição pós treino é: fazer um sanduiche de atum, ingerir iogurte desnatado, salada de folhas verdes e tomate com filé de frango ou carne vermelha, dentre outras variedades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *