O momento da maternidade para as mulheres é um estado muito especial, que gera às vezes sentimentos ambiguos de alegria e ansiedade. Nessa nova fase de suas vidas, elas costumam ficar mais sensíveis na parte emocional, além de acompanharem as transformações que seus corpos sofrem no dia a dia.
O três primeiros meses da gestação é considerado pelos médicos, os mais importantes para a geração do feto, e é nesse período que ocorre o que denomina-se de hiperemese gravídica.
Definição de Hiperemese Gravídica
É um quadro clínico que costuma acometer mais de 60 por cento das mulheres grávidas,e caracteriza-se principalmente, pela presença de vômitos e náuseas,que tendem a desaparecer após os três meses iniciais, no entanto, se o período se prolongar e não forem controlados, podem gerar um comprometimento da gestante, no que diz respeito à sua nutrição.
Os fatores responsáveis por esse quadro podem ser os mais variados, mas os principais podem ser apontados como: Os fatores emocionais (Caracterizados pela ansiedade de gerar um bebê perfeito, saudável), psicossociais Que se caracteriza pela necessidade de corresponder à expectativa da família e sociedade de gerar um indivíduo sem problemas físicos ou cognitivos) e psicodinâmicos(Alterações de humor sofridas pelas gestantes, alternando seu comportamento).
É importante ressaltar que na hiperemese garvídica há níveis elevados de progesterona, gonadotrofinas, estrógenos, além de uma baixa no sistema imunológico e relaxamento da musculatura estomacal.
Há algumas doenças que apresentam os mesmos sintomas de vômitos e nâuseas, entre elas: Doenças metabólicas e gástricas, doenças renais, meningite, obstrução do intestino, entre outras; por isso o diagnóstico deve ser preciso para que o obstetra comece o procedimento correto indicado ao caso.
Exames Utilizados para Diagnóstico
Os exames laboratoriais são extremamente importantes para se iniciar o tratamento adequado, além de fazer o diagnóstico diferencial de outras patologias.
Entre os exames solicitados pelos médicos, alguns são: Hemograma completo, uréia e creatinina, nivel glicêmico, ultrassonografia do abdomen e obstétrica. Algumas complicações podem ocorrer, senão houver terapêutica eficiente como icterícia (Por lesâo Hepática), pneumonite (dificuldade respiratória) e hemorragias retinianas(Cuja origem esta nos capilares da retina).
Tratamento
Como existem vários fatores etiológicos, que podem causar a hiperemese gravídica, a terapêutica também deve ser multidisciplinar, consistindo na avaliação clínica da mulher pelo médico, que deve instruí-la a hidratar-se, a repor eletrólitos, prescrerver vitaminas e aconselhá-la a evitar sempre que possível alimentos gordurosos, pois eles podem irritar a mucosa gástrica.
Além do obstetra, ela deve ter um acompanhamento de um profissional especializado em Nutrição, para orientá-la na dieta adequada, e também o tratamento psicológico, para que ela possa ter um controle emocional maior no período gestacional.
Por ser uma fase delicada na vida de toda mulher, é interessante que o companheiro dela, também participe de todo o processo da gestação, e entenda as variações de humor que às vezes podem ocorrer. Nesse período, além dos profissionais especializados, os familiares devem estar envolvidos, para que a mulher pensão período dos nove meses de espera de seu bebê de uma forma tranqüila e livre de stress.