Importância dos Hormônios na Mulher

Os hormônios femininos são responsáveis de forma direta pelo desenvolvimento corpóreo da mesma, controle emocional e bom funcionamento do corpo, seja de forma a prevenir ou influenciar o aparecimento de espinhas sobre o rosto e corpo, aumentar a quantidade de pelos bem como mudar o cheiro do corpo das mesmas. O controle de distúrbios hormonais pode muitas vezes ser realizados com o uso de remédios, fazendo assim com que a mulher se sinta melhor e mais confortável.

Qual o Principal Hormônio Feminino

Um dos principais hormônios femininos se chama estrogênio, e pode muitas vezes ser reconhecido e chamado de estrógeno. Ele é um tipo de hormônio que é produzido pelo ovário feminino, nas fases iniciais do ciclo menstrual em que a mulher se encontra. A produção do estrogênio interfere de forma direta nas proporções do seio da mulher, brilho da pele corpórea da mesma além de outras características físicas. Mesmo com todas essas funções, esse hormônio ainda é responsável pelo controle dos óvulos e todo o processo de preparação do ovário para o ciclo menstrual.

Além do estrogênio, outro hormônio de grande importância deve ser considerado no corpo das mulheres, ele se chama progesterona. Além do ciclo menstrual, o estresse que a mulher pode estar passando atrelado com seu estado de saúde no momento, a chegada da menopausa, e gravides podem fazer com que a quantidade de hormônios e sua atuação no corpo da mulher seja afetada diretamente. Por ser um hormônio que tem a função de fazer com que os óvulos do ovário sejam segurados no útero, fazendo com que assim a fecundação e fertilização seja possível, após a mulher entrar em um período em que se fica gravida, ela acaba muitas vezes apresenta uma alta taxa nos níveis de progesterona, em seu corpo. Caso essa fecundação não aconteça, a produção de progesterona será cessada e assim óvulo não irá se manter mais atrelado à parecer do útero.

O estrogênio pode apresentar diferentes tipos de variações, consideradas quatro. São elas:

  • Estradiol, o hormônio responsável de forma direta pela ovulação das mulheres
  • Estrona
  • Androsterona
  • Estriol

O estrogênio começa a agir de forma direta no corpo das mulheres quando elas iniciam seu ciclo menstrual, e quando a mulher começa a entrar no processo de menopausa, esse mesmo tipo de hormônio é cessado pelo organismo, de forma a não ser mais produzido e distribuído pelos ovários. Esse período de cessamento de produção dos hormônios femininos, geralmente é suplementado com remédios e procedimentos médicos.

Um dos principais componentes presentes em pílulas e anticoncepcionais é o estrogênio, e outro hormônio chamado progesterona.

Quais As Principais Funções do Estrogênio no Corpo Das Mulheres

Estrogênio no Corpo Das Mulheres

Estrogênio no Corpo Das Mulheres

O estrogênio é um hormônio que não atua em apenas uma só vertente no corpo da mulher, tendo em sua característica principal, a realização de diversas funções distintas.

As principais dentre todas elas que podem ser citadas são:

  • Controlar a quantidade de gordura no corpo que será distribuída. Muitas mulheres reclamam de forma direta sobre a influência desse hormônio no peso das mulheres, isso porque é capaz de fazer com que o peso da mesma possa ser aumentado, bem como diminuído. Ele é capaz também de combater a possibilidade de aparecimento de doenças cardiovasculares, fazendo com que a gordura do corpo seja disposta a região dos glúteos, e não em regiões próximas ao abdômen da mulher;
  • O ressecamento da área vaginal da mulher também pode ser uma das características que a disfunção do hormônio estrógeno pode causar;
  • Um dos sintomas do distúrbio desses hormônios que muitas vezes acaba não sendo percebendo pela maioria das mulheres é a questão quanto a falta de atenção e queda da memória da mesma;
  • A redução da libido sexual da mulher é também uma das caudas desse problema que afeta muitas mulheres no mundo;
  • Fortes dores de cabeça e enxaquecas sempre é um dos sintomas relatados por mulheres;
  • O desejo sexual da mulher muitas vezes acaba diminuído em períodos onde o distúrbio hormonal da mulher se apresenta maior.

A osteoporose pode também ser um forte sintoma relatado por essas mulheres.

Quais As Principais Funções da Progesterona No Corpo Das Mulheres

A progesterona atua quase que de forma semelhante ao estrogênio no corpo da mulher, combatendo de forma principal a expulsão dos óvulos quando a mulher entra no seu período menstrual, ou quando está gravida. Ele também auxilia diretamente o funcionamento do útero, e bom estar do mesmo, a partir de sua presença ou não.

Quais Alimentos Favorecem o Equilíbrio Dos Hormônios Femininos

Existem alguns tipos de alimentos que podem acabar auxiliando a regulação desses hormônios, fazendo com que os sintomas desse distúrbio sejam amenizados, na maioria das vezes.

Esses alimentos apresentam em sua característica a presença de fitoesteróis, que acabam fazendo com seja facilitado o auxílio do equilíbrio hormonal dessa mulher. Os principais alimentos são queijo tofus e linhaça. Dentre todas as suas funcionalidades para o corpo da mulher, esses alimentos ajudam também na melhora da pele da mesma.

Mulheres Também Tem Testosterona

Nessa hora você pode estar se perguntando se essa informação é realmente verídica. E sim, por mais que nos homens o principal tipo de hormônio seja a testosterona, as mulheres têm em seu corpo a presença desse hormônio também de forma mais amena. Esse hormônio no corpo feminino é responsável por auxiliar a parte de fortalecimento dos ossos e fazer com que haja um fortalecimento dos músculos do corpo da mulher.

Quais São Os Principais Exames Para O Controle Dos Hormônios Femininos

A boa funcionalidade e taxa dos hormônios femininos no corpo de uma mulher devem ser sempre prezados, mantidos de forma saudável e com regularidade. Qualquer disfunção desse controle hormonal pode acarretar diversas consequências ao corpo da mulher, de forma direta, fazendo muitas vezes com que ela possa ser impedida até mesmo de engravidar.

Para isso, as consultas com os médicos que poderão pedir os exames certos, observar a analisar os resultados, podendo então ter um diagnóstico final devem ser realizadas com frequência. O médico responsável por essa aérea é o ginecologista, e ele pode fazer com que a mulher seja submetida a tratamentos e remédios eu irão repor e reconstruir todo o processo de distúrbio hormonal.

Para isso, exames devem ser realizados com frequência, e dentre eles, os principais que podem fazer com que a taxa de hormônio seja vista e analisada. Os principais tipos de exames que podem ser realizados são:

  • Exames de sangue: esse tipo de exame é muito clássico e realizado de forma usual por diversas pessoas, em diversos tipos de situação. É um exame muito completo e demonstra diversas irregularidades no corpo humano, quando existentes. O resultado desse exame irá demonstrar em números qual é o percentual dos hormônios femininos no corpo da mulher, fazendo com que assim esses resultados possam ser analisados por médicos especialistas e eles possam dar inicio ao tratamento que irá combater o possível distúrbio hormonal;
  • Ultrassom pélvico. Esse exame diferentemente do exame de sangue, não demonstra os resultados a partir de números, e sim na questão da observação. O responsável pela execução do exame irá observar como está o tamanho dos órgãos necessários, se existe funcionamento neles e se por algum acaso existem algum objeto estranho na região. Dessa forma muitas mulheres podem acabar descobrindo que são portadores da doença que atinge um grande número de mulheres no mundo, o ovário policístico. Nesse exame, o médico especialista é capaz de observar se existem alguns ciscos ao longo do útero da mulher, bem como são os tamanhos deles e em qual parte do útero eles se encontram, observando assim se a presença dos mesmos atrapalha de forma direta o bom funcionamento do ovário feminino.

A Importância Dos Hormônios Femininos Na Gravidez

A gravidez de uma mulher é um momento muito importante em sua vida. Por isso, para que tudo saia da maneira mais correta e saudável possível, a saúde da mãe e do bebe deve ser monitorada por um médico específico em pré-natal e que de preferência já conheça o histórico médico da mãe. Na gravidez de uma mulher, a quantidade de hormônios que são produzidas e distribuídas pelo seu corpo, são exorbitantes. Quem nunca ouviu uma gravida falar que estava tendo problemas com o choro, por exemplo, que era causado pela quantidade de hormônios produzidos pelo seu corpo. Isso é uma pura verdade. No período gestacional de uma mulher, ela não tem uma queda de hormônios no seu corpo como teria caso não houvesse um feto dentro dela. Por isso acaba existindo uma certa desregulação da quantidade hormonal que ela precisa, comparado ao que seu corpo produz. Dessa forma, muitas vezes a mulher acaba tendo uma disfunção da taxa de hormônio no seu corpo, e isso atinge diretamente seu âmbito físico e emocional.

No período de gravidez, outros hormônios são produzidos no corpo feminino, afim de que o feto acabe sendo segurado no ovário da mulher. Juntamente com os outros hormônios que já estão presentes no corpo da mesma, e agora por não haver o ciclo menstrual se apresentam em uma taxa muito maior do que o usual. Dessa forma, as mulheres acabam se tornando uns grandes amontoados de hormônios. Por isso também, muitas vezes a mulher descobre que está gravida ao realizar o teste pela sua urina, uma das únicas maneiras do corpo de liberar essa grande quantidade de hormônio.

Todo esse processo de produção hormonal no corpo de uma mulher gravida, até o quarto mês de gestação é realizado pelo útero. Porem, a partir da decima sexta semana a placenta que envolve o feto assume a responsabilidade de produção da maior parte desses hormônios, fazendo com que a camada da mesma engrosse e o volume de sangue que irá circular pelo corpo da mulher aumente de forma considerável.

A produção dos hormônios femininos na gravidez também tem seu pico quando a hora da mulher entrar em trabalho de parto se aproxima, fazendo com que haja contrações do útero para estimular o parto. Após o nascimento do bebê, uma grande quantidade de hormônios é liberada, para que a produção do leite materno seja estimulada, e o bebe possa assim se alimentar.

Importância Dos Hormônios Na Menopausa

A quantidade de hormônios presente no corpo feminino ao longo da vida de uma mulher se apresenta de forma considerada consecutiva, tendo seus picos próximos aos períodos menstruais, gravidez e aleitamento materno. O processo da menopausa ocorre em mulheres na faixa de quarenta e cinco anos a cinquenta e cinco anos, e se caracteriza pelo processo da ausência desses hormônios presentes no corpo feminino. Esse processo de cessamento hormonal é natural, mas pode causar diversos problemas e incômodos ao corpo da mulher, sendo principalmente observado e exclamado por elas o calor constante, o ressecamento da área vaginal, o ganho excessivo de peso e muitas alterações no humor da mulher, de forma repentina.

Apesar de ser uma causa que não é recomendada em ser combatida, existem alguns tipos de medicamentos e tratamentos que podem fazer com que a mulher se sinta mais confortável nessa época, como a terapia hormonal que é um dos mais eficazes tipos de tratamento ao combate de sintomas causados pelo processo da menopausa. O estrogênio vaginal pode também ser um grande aliado a mulher nesse momento, combatendo de forma direta o ressecamento d área vaginal da mesma e melhorando sua libido sexual. Alguns médicos podem acabar recomendando as mulheres comprimidos de combate a depressão, mas em doses baixas e que farão apenas com que a mulher se sinta mais à vontade.

Como ao entrar no processo da menopausa existe no corpo das mulheres uma queda muito grande hormonal, é possível que algumas desenvolvam uma tendência a osteoporose, tratando de forma direta principalmente o combate ao enfraquecimento dos ossos da mulher.

Os hormônios por ser muitas vezes responsável por diversos tipos de características que afirmam fisicamente uma mulher ou homem, são utilizados por homens trans. que muitas vezes desejam o toque mais afeminado em seu corpo. Ao utilizar os hormônios para situações como essas, um homem pode acabar apresentando uma diminuição da testosterona em seu corpo, a quantidade de espermatozoides disponíveis e distribuídos também apresentará uma queda, além do aumento claro no tamanho dos seios. A importância sexual, pode ser um fator muito atrelado ao uso de hormônios femininos em corpos masculinos. Por isso, todo o processo de reposição hormonal de homens trans, ou mulheres trans deve ser acompanhado de forma direta por um médico especialista, que poderá assim observar qual o progresso que está ocorrendo no corpo do indivíduo, e fazer assim com que as dosagens desses hormônios sejam corretas e controladas para cada um.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *