Mecanismos da Dor Crônica

Tratamento Precoce da Dor

De acordo com especialistas, indivíduos portadores de dores crônicas, poderiam ter seu quadro clínico aliviado,se o tratamento fosse efetuado imediatamente, após sua primeira manisfestação. Eles ressaltam que esse tipo de dor, atinge em maior proporção pessoas do sexo feminino.

Dor Após o Tratamento

Afeta Também a Cabeça

Afeta Também a Cabeça

Os profissionais especializados orientam que, uma dor para ser considerada como crônica, é aquela que permanece mesmo depois do tratamento do paciente. Normalmente, a causa principal da doença já foi curada, mas a dor persiste no enfermo. Os médicos, não conseguem detectar, através de exames específicos, nenhuma causa provável para dor que a pessoa continua sentindo.

Mecanismos Desconhecidos por Profissionais

Dor Crônica

Dor Crônica

Especialistas no assunto, informam que um dos principais problemas é a falta de conhecimento, de muitos profissionais da área médica, sobre os mecanismos que originam a dor crônica nas pessoas. Se os médicos estivessem mais preparados para lidar com esse problema, haveria uma estimativa de cerca de noventa por cento de redução, dos doentes que são atendidos, com esse sintoma  no centros de tratamento dos hospitais, que oferecem esse tipo de atendimento.Desse total, cerca de sessenta por cento sofre com dores no músculo esquelético,chamado de fibromialgia, e os outros trinta por cento, são acometidos com neuropatias, com doenças como diabetes e outras, que afetam o sistema nervoso do indivíduo. Sem contar, os que sofrem com enfermidades como câncer  e AIDS.

Como o Mecanismo da Dor se Processa

Segundo especialistas, o mecanismo da dor crônica pode ser explicado, pelo estabelecimento de uma espécie de marca na área de percepção cerebral, fazendo com que o sistema nervoso sofra uma sensibilização. Para que o indivíduo sinta dor, todo seu sistema nervoso central, deve registrar os estímulos no organismo humano e enviá-los ao cérebro. Se esse estímulo tiver uma frequência de constância,o sistema nervoso fica danificado permanentemente, ficando mais sensível, e interpretando como dor, todos os estímulos que poderiam ser indentificados de outro modo.

Dor nas Costas

Dor nas Costas

Diagnóstico de Dor Crônica

Segundo os médicos, a dor é considerada crônica, quando dura mais de três meses, se manifestando de várias maneiras, que vão desde formigamentos até sensação de pontadas na cabeça. O profissional da área médica, para evitar a constância da dor,  deve conhecer como se processa, o mecanismo da dor e, tratar rapidamente o paciente, antes que o sistema nervoso sofra a sensibilização, e ela passe a ser crônica. Os medicamentos que podem ser utilizados nesses casos, são os  para evitar convulsão e  os antidepressivos.

Sociedade Brasileira para Estudos da Dor

De acordo com profissionais da Sociedade Brasileira para os Estudos da Dor (SBED), os problemas da dor no sistema nervoso do indivíduo, já recebem um tratamento diferenciado, nos atendimentos de emergência. Por vários anos, a pessoa era submetida a uma investigação por parte dos profissionais médicos, que procuravam a causa, para só depois tratar ador. Atualmente vários profissionais, já tratam o problema, antes mesmo do diagnóstico feito, sendo essa forma de atuação, bastante importante para evitar que o cérebro construa uma memória da dor, cuja intervenção para alívio do paciente deve ser ágil e eficiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *