Atividade Aeróbica para o Cérebro
A neuróbica que foi criada por um Professor norte-americano de Neurobiologia é na realidade uma aeróbica para os neurônios do cérebro humano, que tem como principal objetivo favorecer os exercício de áreas ou conexões cerebrais que são pouco utilizadas.
A idéia principal dessa técnica é romper com a rotina que o indivíduo realiza a qualquer momento, e em qualquer lugar.
Funcionamento da Neuróbica
A aeróbica dos neurônios ou neuróbica funciona quando o especialista propõe ao indivíduo atividades completamente diferentes daquelas que ele está acostumado a fazer dentro de sua rotina diária, por exemplo: Se alimentar ou escrever com a mão oposta a que costuma fazer essas atividades; ir ao trabalho por um caminho que nunca tinha feito antes;
Fazer comprar em um local totalmente desconhecido ou simplesmente toda vez que a pessoa for trocar de roupa fechar os olhos e tentar fazer essa tarefa.
Quando as tarefas que os indivíduos começarem a executar ficarem fáceis para eles,os especialistas recomendam que combinem duas ou mais atividades, como por exemplo ouvir música e sentir o cheiro de um perfume ou então, ouvir o cair da chuva e tentar reproduzir o ritmo batendo com as mãos em alguma superfície.
Cada ser humano usa partes diferenciadas do seu cérebro em virtude de suas atividades profissionais ou gostos pessoais, por isso a sugestão é sempre fazer a atitude inversa do que a pessoa está acostumada a realizar.
Atividades Inversas Recomendadas
De acordo com o inventor da neuróbica, as atividades inversas que as pessoas podem fazer devem ser as mais variadas possíveis. Por exemplo:
Quem gosta muito de leitura e por isso costuma ler muitos livros, deve tentar estimular outras regões do seu cérebro , como realizar jogos de raciocínio lógico ou de visão espacial, ou ainda efetuar cálculos de matemática para desenvolver essa área. Para os especialistas, essa prática de inversão de atividades deve ser realizada no mínimo três vezes por dia.
Relação entre Exercício Físico e Atividade Cerebral
As pesquisas científicas comprovaram o que os especialistas na área de saúde já vem falando por muito tempo,ou seja, que a atividade física se feita com regularidade pelos indivíduos ajuda a melhorar muito a capacidade neurológica deles.
Isso pode ser explicado pelo simples fato dos exercícios físicos apresentarem a capacidade de alterar o padrão funcional das células do cérebro da pessoa, pois eles auxiliam a melhorar a oxigenação e a comunicação entre os neurônios, fenômeno conhecido como sinapse.
Em virtude dessa agilidade na comunicação é que as células nervosas deixam a pessoa com o raciocínio mais ágil .Essa descoberta é mais um motivo para que as pessoas comecem a prática de algum tipo de atividade física, pois além de melhorarem a qualidade de vida em geral, ainda terão a possibilidade de potencializar sua condição intelectual e cognitiva.