Relação de Estresse e Ganho de Peso na Maternidade

Um novo estudo norte-americano revelou que o estresse vivido pelas mulheres que tiveram seus primeiros filhos podem fazer com que elas se sintam sobrecarregadas e acabem se descuidando da aparência física começando a engordar. Nessa pesquisa foi verificado o IMC (Índice de Massa Corporal) de cerca de sessenta mulheres que foram mães pela primeira vez, através das respostas aos questionários que avaliavam a prática de exercícios físicos e os níveis de estresse emocional delas.

Avaliação dos Pesquisadores

Relação de Estresse e Ganho de Peso na Maternidade

Relação de Estresse e Ganho de Peso na Maternidade

De acordo com os pesquisadores o fator que teve maior influência no sedentarismo apresentado por essas mulheres foi o fato de apresentarem um estado de estresse emocional por conta da sobrecarga sentida por elas. Ainda foi verificado uma associação entre um IMC alto depois do nascimento da criança à um nível mais alto de estresse e até mesmo depressão, além de menor frequência de atividades físicas.

De acordo com cientistas as mães de primeira viagem até conseguem se relacionar com amigos, mas apresentam ações sedentárias como o fato delas ficarem somente assistindo televisão para permanecer mais perto e poderem cuidar melhor do seu bebê. O importante desse estudo foi o fato de demonstrar que o ganho de peso pode provocar depressão nessas mães, e que por isso,elas devem procurar ajuda médica.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *