Cientistas da Autoridade de Saúde e da Queen’s University, ambos na Irlanda do Norte desenvolveram um novo método de teste que promete ser capaz de diagnosticar uma meningite em apenas uma hora. O novo método usa um aparelho semelhante a uma impressora comum, e é portátil. Por isso, consegue acelerar o resultado do exame, que hoje em dia demora entre um ou dois dias para ser revelado. É de extrema importância desenvolver métodos mais eficazes para o diagnóstico da doença, pois quando antes a meningite for detectada, maiores são as chances de realizar um tratamento bem sucedido da doença.
Meningite e Seus Sintomas
A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação de uma membrana que recobre e protege o cérebro e a medula espinhal. Essa membrana protetora é a meninge, e ela pode ser inflamada pro contaminação de vírus, fungos e bactérias, além de outros agentes. A meningite provocada por bactérias e é a forma mais perigosa e letal, e o tipo meningocócica é provocada por bactérias. O problema é que os sintomas desenvolvidos pelos pacientes são muito semelhantes aos apresentados por pessoas com virose, o que dificulta o correto diagnostico da doença nos primeiros estágios.
Testes
Um dos testes que costuma ser realizado por parentes de pessoas que possam estar com a doença é conhecido como o “teste do copo”, pressionando um copo ou outro objeto sobre as manchas vermelhas que costumam aparecer no corpo das pessoas com meningite. No entanto, esse teste pode não ser eficaz uma vez que as manchas costumam aparecer apenas quando a doença já está em um estágio mais avançado e muitas crianças que contraem a doença não apresentam as manchas. Crianças com meningite meningocócica podem vir a falecer horas depois do inicio da doença se esta não for tratada imediatamente. Além disso, mesmo quando tratada a doença pode provocar lesões cerebrais e surdez.
A doença costuma afetar mais crianças menores de cinco anos, portanto elas são consideradas o principal grupo de risco. Para evitar a morte das crianças os médicos costumam internar e tratar receitando antibióticos qualquer criança que esteja sob suspeita de estar com meningite meningocócica e que ainda esteja aguardando a confirmação dos exames. Mas isso pode causar problemas uma vez que crianças sem a doença são tratadas e outras que possuem a meningite não recebem o tratamento adequado pois não são diagnosticadas devidamente. A meningite é contagiosa e uma pessoa pode ser infectada se entrar em contato com secreções respiratórios de outra pessoa infectada.
Novo Teste Pode Salvar Vidas
O novo aparelho desenvolvido pelos cientistas avalia amostras de sangue ou saliva, detectando precocemente a presença da doença. O aparelho já está sendo testado em um hospital da cidade de Belfast, o Royal Victoria Hospital for Sick Children.
Neto