Obesidade e Risco de Cirrose

O numero de pessoas hoje no Brasil e no mundo que consomem bebida alcoólica pode chegar a valores altíssimos, e isso ainda pode acabar surpreendendo ainda mais quando falamos do consumo de bebidas alcoólicas em níveis mais elevados, mais frequentemente, e com maior intensidade. Todo esse consumo de forma exagerada, pode acabar gerando em muitas pessoas uma doença que hoje, é muito mais visada, a cirrose.

Além da maior propensão de indivíduos desenvolver cirrose, a partir do alto consumo de bebidas alcoólicas, um fator muito importante pode acabar fazendo com que seja ainda mais fácil para determinado individuo se tornar doente, a obesidade. A obesidade hoje de uma forma geral está se apresentando cada vez mais recorrente. Especialistas de todo o mundo se mostram preocupado os frear o processo de desenvolvimento de obesidade no mundo, já que grande parte da população é considerada obesa.

O fato de a obesidade tornar mais propensa a chance de alguém desenvolver uma cirrose, é preocupante, e é isso que vamos observar nesse artigo, o desenvolvimento da cirrose a partir da obesidade, e quais são seus efeitos no corpo de um indivíduo.

O Que É Cirrose

Você sabe o que é cirrose? Provavelmente já pode ter ouvido falar que ela é causada pelo excesso de consumo de bebidas alcoólicas, mas vamos aprender qual é a sua causa e seus efeitos.

A cirrose pode ser definida de forma simplória como lesões que aparecem no fígado do indivíduo, de forma recorrente. Essas lesões com o passar do tempo se cicatrizam, mas acabam deixando efeitos no corpo do paciente. O principal deles é a perca de função do órgão, e com isso, com o passar do tempo, a falência do órgão acaba sendo decretada.

O fígado é um órgão muito importante no corpo, e que desenvolve funções muito especificas, que são essenciais para o bem-estar do indivíduo, como a filtragem do sangue do mesmo, e desintoxicação do corpo. Quando o corpo não dá conta de realizar esses dois processos, e outros que cabem ao fígado, o individuo acaba sofrendo graves consequências, que muitas vezes pode acabar custando sua vida.

A cirrose além de ser uma resposta direta do copo ao alto e constante consumo de bebidas alcoólicas, pode ser desenvolvida através de ataque de certos vírus no corpo do paciente, como hepatites, sejam elas A,B, ou C. Com isso, todo o tecido do órgão acaba sendo comprometido, afetando diretamente sua estrutura, e o deixando com um aspecto fibroso. Da mesma forma que ao se adquirir a cirrose por meio do consumo de álcool, quando o corpo é atingido por algum vírus referente a hepatite, o fígado é altamente atingido, entrando assim em um processo de falência, a partir da perca de suas principais funções.

Além das funções já citadas acima, o fígado é responsável por facilitar o processo de absorção de diversos ingredientes advindos dos alimentos e até esmo de medicamentos, e quando o corpo acaba se demonstrando incapaz de realizar essas ações, a situação pode ser considerada preocupante.

Além disso, o fígado acaba sendo responsável também por realizar um processo de fabricação de certos tipos de ingredientes que são muito importantes para o corpo, ajudar no processo de digestão dos alimentos, ao produzir o liquido que auxiliará nesse processo.

Cirrose Hepática

Assim como a cirrose advinda do uso deliberado de álcool, a cirrose causada pelo vírus da hepatite, chamada de cirrose hepática é muito maléfica ao corpo de qualquer ser humano. Isso porque ela pode acabar se apresentando de uma forma muito mais lenta, em um processo longo que muitas vezes acaba não sendo perceptível para o próprio indivíduo. Isso porque os efeitos que o desenvolvimento dessa doença no corpo de algum indivíduo pode acontecer de uma forma muito lenta, ao longo de alguns anos. Ou seja, o órgão responsável por tantas funções no corpo humano, já está em um processo de falência lenta, e acaba não apresentando nenhum sintoma além de feridas ao seu redor.

Com isso, o paciente acaba não se tocando que existe algum problema no seu corpo, e muitas vezes isso é considerado um dos principais fatores para o descobrimento tardio da cirrose hepática, o que acarreta em uma dificuldade considerável no processo de tratamento da doença.

Pessoas que já sofrem de cirrose hepática e que não sabem, muitas vezes acabam descobrindo quando a doença já avançou em seu corpo de uma forma muito intensa, a ponto de sintomas serem sentidos no corpo, um processo que antes não era observado.

Cirrose Hepática

Cirrose Hepática

Com isso, o tratamento se torna cada vez mais difícil. Além do fator do avanço da doença ser extremamente prejudicial, a cirrose não tem cura, e também não consegue ser revertida, isso é, o processo de tratamento contra a cirrose, consiste em evitar ao máximo que a doença se espalhe e aumente no corpo do indivíduo. Porem, quando falamos de um caso onde esse tratamento é indicado de forma tardia, tudo pode se complicar ainda mais.

Uma das principais soluções para reverter o processo de desenvolvimento da cirrose acaba sendo o transplante de fígado, onde o paciente irá acabar utilizando um órgão novo no lugar do seu antigo.

Porém, no Brasil, de forma geral, a área de transplante de órgãos não é muito viabilizada, o que acaba fazendo com que o paciente acaba esperando por um longo tempo pela possibilidade de um novo órgão. Enquanto isso, a cirrose hepática muitas vezes acaba acelerando eu processo de destruição do fígado, e levando diversos pacientes a morte.

Por isso, é muito importante que todas as pessoas se atentem ao fato do consumo muitas vezes excessivos de bebida alcoólica ao longo de sua vida, quanto a diversos fatores de riscos como a presença de grande quantidade de gordura no fígado, e algumas hepatites consideradas crônicas. Todos esses fatos de risco podem fazer com que seja ainda mais fácil para o indivíduo desenvolver essa doença.

Os Principais Sintomas Da Cirrose

Apesar dessa doença ser muitas vezes silenciosa, é possível que alguns de seus sintomas sejam observados de forma antecipada, e com isso, aumentar as chances de um tratamento melhor sucedido.

A cor amarelada da pele, ou de certa região do corpo é um importante sinal de que algo está errado com o seu fígado. Essa coloração acaba sendo percebida porque o fígado já não é capaz de realizar suas funções de forma correta, e com maior habilidade e por isso, algumas reações são sentidas no corpo.

O inchaço na área do abdômen é outro fator que muitas vezes pode ser extremamente prejudicial a sua saúde, e um efeito direto do processo de desenvolvimento da cirrose no seu corpo.

Com a falta de processamento de nutrientes no corpo, muitas vezes o paciente entra em um processo de emagrecimento, e perca de massa magra. Isso acontece de forma considerada repentina, e pode ser um dos principais indicativos para que você procure seu médico e informa o que está acontecendo.

Paciente Com Cirrose

Paciente Com Cirrose

A fraqueza no corpo também é muito presente em pessoas que tem cirrose, bem como uma queda na quantidade de apetite do indivíduo. Muitas vezes as pessoas acabam associando o processo de emagrecimento a falta de apetite, mas isso não é de toda a verdade. O processo de emagrecimento é decorrente do avanço da doença, e a falta de apetite acaba sendo um sintoma de consequência da cirrose.
como o fígado ajuda de forma direta no processo de digestão, quando ele apresenta alguma dificuldade em realizar essa função, o estomago acaba sendo atingido de forma direta, e isso é percebido no órgão de forma negativa.

A partir desse processo, uma má digestão pode acabar causando certos tipos de problemas no estomago, que atingem diretamente outras partes do corpo, como o aparecimento de mau hálito. Com isso, o mau hálito acaba sendo considerado um sintoma também do avanço da cirrose.

Um dos sintomas que acabam sendo sentidos e percebidos quando a doença caminha para um processo de avanço de forma intensa são tosses constantes e muitas vezes o vomito, causado pelo processo da tosse. Em alguns casos, quando o paciente acaba vomitando, é possível perceber certas quantidades de sangue, um indicativo muito grave de como se encontra o avanço da doença.

A queda de cabelo também é um sintoma da cirrose, e pode ser percebida em um estagio mais alto da doença.

Fatores De Risco Da Cirrose

Como observado primeiramente, a cirrose muitas vezes pode ser desenvolvida no corpo humano a partir do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por muito tempo. Esse é um dos fatores, além do aparecimento de vírus da hepatite no corpo, que acaba sendo um dos principais e mais recorrentes do aparecimento e desenvolvimento da cirrose.

O excesso de peso é facilmente uma das caudas da hepatite, já que ao longo do desenvolvimento da obesidade, certas quantidades de gordura acabam se alojando em todo o fígado.

O avanço da idade pode ser um outro indicativo do processo de desenvolvimento da cirrose, já que com o passar dos anos, a eficiência de todos os órgãos acaba sendo reduzida. Isso acaba se tornando perceptível a partir dos quarenta ou quarenta e cinco anos.

Figado Normal e Figado Com Cirrose

Figado Normal e Figado Com Cirrose

A quantidade excessiva de medicamentos sejam eles controlados ou não, pode acabar fazendo com que a chance de desenvolvimento da cirrose já aumentada e muito mais intensificada. Isso porque os medicamentos tem ação direta no fígado, que é responsável pela absorção de seus ingredientes.
a diabetes não aparece atrás, quando analisamos o processo de desenvolvimento da doença, e como a presença dela pode afetar o corpo de um ser humano.

Como Prevenir A Cirrose

Existem diversas maneiras de se prevenir o avanço ou aparecimento dessa doença, porém, o mais indicado acaba sendo para o combate da cirrose, a diminuição drástica ao consumo de bebidas alcoólicas.

Porem, para cirroses hepáticas, podemos afirmar que a maior prevenção acaba sendo um estilo de vida saudável, sem exageros de remédios, cigarros e bebidas alcoólicas, e uma boa alimentação, atrelada de exercícios físicos diários.

Obesidade

A obesidade com já citada é uma causa muito grande do aparecimento da cirrose hepática, e vamos entender como esse processo funciona de forma mais profunda.

Apesar de ser uma doença crônica que atinge grande parte da população mundial, a obesidade pode muitas vezes ser evitada e combatida de formas consideradas simples, ao se levar uma vida saldável e estar de olho em sua alimentação e como ela afeta seu corpo.

Além de ser um indicativo da cirrose no corpo do ser humano, a obesidade pode significar o aparecimento de diversas doenças e condições em que o mesmo será inserido.

Existem graus de obesidade, e quando falamos de um grau mais alto, a obesidade tem uma grande capacidade de se fazer com que as chances de que o paciente morra, sejam altas. Isso porque pessoas que são consideradas obesas apresentam dificuldade para realizar diversas ações no dia-a-dia, como o caminhar e até mesmo o processo de se levantar e sentir em uma cama.

Com isso, diversos problemas vão surgindo, e os órgãos acabam tendo que fazer um maior esforço ara dar conta de suprir a necessidade do corpo, que já não é mais pequeno. A sobrecarrega a partir da obesidade em diversos órgãos é uma situação real, e acaba atingindo diretamente o coração, que precisa se manter acelerado para fornecer energia para todo o corpo exercer seu trabalho.

Segundos pesquisas realizadas pelo IBGE, a quantidade de pessoas obesas hoje no Brasil é muito grande, atingindo valores absurdos, que quando observados de forma conjunta, apresentam resultados tenebrosos, como o valor de setenta e cinco milhões de pessoas consideradas obesas.

Obesidade E A Cirrose

Obesidade E A Cirrose

Obesidade E A Cirrose

Segundo pesquisas realizadas por diversos especialistas, o processo de desenvolvimento de cirrose por meio do consumo excessivo de bebida alcoólica é considerado alto, mas consegue hoje se apresentam em um estagio chamado de estável, ou seja, os casos de pessoas que apresentam cirrose decorrente desse consumo inadequado, se apresentam em valores considerados já esperados.

Infelizmente esse acaba não sendo o caso da cirrose hepática, que cada vez mais se apresenta presente nos brasileiros, muitas vezes relacionada ao processo de desenvolvimento de obesidade dos mesmos.

As Cicatrizes No Fígado

O aparecimento de gordura no fígado, quando observado de forma branda, não é considerado tão preocupante, apesar de ainda sim exigir que o paciente fique sobre cuidados e que seus exames sejam apresentados ao seu médico de forma regular.

Essa gordura quando apresentada de forma positiva, acaba sendo considerada apor muitos médicos o estoque energético do órgão, para que ele possa desenvolver suas funções de forma mais eficaz.

Cicatrize No Fígado

Cicatrize No Fígado

Porém, quando essa taxa de gordura acaba sendo observada de forma mais agressiva, tudo se torna preocupante. O principal fator do aparecimento dessas gorduras no fígado, é observado a partir do desenvolvimento da obesidade e como ela afetada o corpo de forma tão direta.

Essas gorduras acabam fazendo com que as células do órgão sejam afetadas e acabem não permitindo que o fígado se desenvolve de forma correta, quanto ao processo de cura do mesmo. No lugar das células presentes no fígado, aos poucos começam a aparecer certas fibras, que são decorrentes do processo de cicatrização de todo o órgão. Essas fibras acabam fazendo com que o órgão se torne incapaz de realizar suas ações, e quanto mais fibras puderem ser observadas no local, maior será a incapacidade a qual o órgão foi submetido.

Obesidade Nas Crianças

As crianças acabam apresentando maiores chances de apresentar altas taxas de gordura em seu órgão. Isso acontece porque a inflamação no corpo das crianças acaba sendo perceptível de uma forma mais intensa e rápida. Além disso, o numero de crianças que hoje são reféns da obesidade, seja no Brasil ou em outras partes do mundo acaba sendo muito preocupante.

O processo de desenvolvimento da obesidade infantil é iniciada desde quando a criança é muito pequena, e se alimenta de forma muito incorreta. Além disso, é muito mais improvável que uma criança se disponha a realizar algum tipo d dieta, ou exercício físico, como forma de combate ao avanço da obesidade em seu corpo. Isso acaba cabendo a seus pais, que devem ser responsáveis com a saúde de seus filhos.

Hoje, a área da saúde oferece diversos tipos de maneiras de se combater a obesidade, e quando analisamos e entendemos que essa doença acaba sendo causadora de diversas outras ações no corpo, ou até esmo o aparecimento de ovas doenças, é necessário combate-la.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *