Fatalismo de Algumas Doenças na Internet

Diagnóstico de Tumores

Para alguns especialistas, o fatalismo de alguns trabalhos científicos, entrevistas com especialistas, teses de mestrado ou doutorado, e textos publicados, que são divulgados com frequência na internet, ficando expostos a todo os tipos de leitores, pode prejudicar em muitos casos, na recuperação do paciente, que costuma ler essas informações na rede, que podem ser corretas, mas não aplicáveis ao problema de doença específico, que a pessoa apresenta no momento.

Doenças na Internet

Doenças na Internet

Determinadas Enfermidades

Principalmente em algumas doenças, como o câncer, qualquer leitura com conteúdo mais fatalista, pode gerar no paciente, uma grande ansiedade, dificultando o combate e  o tratamento adequado da enfermidade.Alguns médicos, orientam seus pacientes, a tirarem todas as dúvidas possíveis com eles próprios,e evitarem a busca incessante na internet por novas informações, que em alguns casos, ainda não foram comprovadas cientificamente,  sendo somente hipóteses,e criando no enfermo, às vêzes expectativas desnecessárias. A confiança no profissional é fundamental, para o sucesso do tratamento, por isso todos os sentimentos e receios sobre a doença, devem ser conversados diretamente com o profissional, que está acompanhando o caso.

Transferência do Sentimento de Culpa pelo Câncer

Para os especialistas na área emocional, o sentimento de culpa é um  amplo universo onde cabem várias razões ou motivos. Quando algumas pessoas, recebem o diagnóstico de câncer, costumam associá-lo à possibilidade de algum tipo de negligência pessoal. Outras, no entanto, com alguma frequência, transferem esse sentimento para terceiros, ou para algumas fases ou períodos ruins de sua vida,como por exemplo, associando a perda de um ente querido, ou um estresse no ambiente profissional, ao aparecimento do tumor maligno.

Fatalismo

Fatalismo

Opinião de Profissionais

Para os profissionais especializados em psicologia, esse processo é bem mais comum nas mulheres, talvez pelo aspecto cultural das sociedades.Os homens, em poucos casos, querem saber a causa da doença,pois em geral são surpreendidos com o diagnóstico, principalmente se não apresentavam nenhum sintoma da enfermidade. Segundo especialistas, nas mulheres,o sentimento é mais recorrente, talvez pelo fato de acharem que estão sendo punidas, por excessos que cometeram no passado, ou por descuidar dos filhos ou marido.

Psicooncologia ou Sub-especialidade da Oncologia

A psicooncologia, pode ser definida pelo tratamento inicial e, também posterior dos conflitos apresentados por pacientes diagnosticados com câncer, em pessoas que buscam uma causa irracional para justificar a doença.O ideal é um trabalho em conjunto, com os profissionais oncologistas, para que juntos, psicólogos e médicos, possam estabelecer metas visando a recuperação física e mental do paciente, com diagnóstico de câncer.

Medicamentos

Medicamentos

Necessidade da Especialidade

Essa especialidade, surgiu em função do grande sentimento de culpa, que algumas pessoas apresentam ,quando são diagnosticadas como portadoras de algum tumor maligno, apesar de serem informadas, que a causa da doença é multifatorial, ou seja podem existir vários fatores, que provoquem a desorganização celular. Essa culpabilidade sentida pelos enfermos, coloca em risco todo o tratamento realizado pelos médicos. Os psicoterapêutas também são fundamentais, na recuperação emocional de mulheres, que sofreram uma mastectomia, ou seja a retirada total do seio afetado, pelo câncer de mama.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *