Uma das situações mais importantes no mundo da medicina são as descobertas que acabam sendo realizadas e assim desenvolvem diversos tipos de benefícios que poderão ser utilizados ao longo de muitos anos para tratar diversos problemas de saúde . Esse é o caso da penicilina, que é hoje considerada o primeiro tipo de antibiótico que oi descoberto.
Segundo dados, a mesma acabou sendo descoberta por volta de mil novecentos e quarenta e dois, onde aconteceu um experimento que acabou levando a utilização do tratamento do paciente, por meio da penicilina.
Apesar de na época ser considerado um tipo de medicamento muito novo, os avanços que foram realizados com a utilização desse antibiótico foram considerados extremamente grandes, e com isso, já no ano de mil novecentos e quarenta e três foi possível perceber que a quantidade de pacientes que foram devidamente tratados com esse medicamento, cresceram em quantidades muito consideráveis. O número de pacientes, segundo dados que já tinham sido tratados nesse ano, superavam a margem dos duzentos, o que é considerado até hoje um número exatamente expressivo para a época e as condições de vida dos indivíduos.
A Penicilina É Um Antibiótico?
Como já aprendemos, a penicilina é um tipo de antibiótico, e então, desenvolve uma função muito importante em nossos organismos, caracterizada como o processo de combate ao crescimento, reprodução, e também voltada a causar mortes de alguns tipos de micro-organismos presentes em nosso corpo. Dentro da composição desse tipo de antibiótico está presente então o que chamamos de bactericidas que irão atuar em nosso organismo com a função de matar bactérias maléficas, fazendo então que o desenvolvimento de diversos tipos de problemas em nosso organismo possa ser cessado.
Por isso, os antibióticos acabam sendo utilizados para poder combater o avanço e desenvolvimento de doenças bacterianas em nosso organismo, e na maioria das vezes, acabam desemprenhando esse papel de forma excelente, gerando resultados rápidos para o bem-estar do indivíduo como um todo.
O descobridor da penicilina se chamada Alexander Fleming, e acabou realizando esse feito de uma forma inusitada no ano de mil novecentos e vinte e oito. O fato ocorreu devido a um outro estudo que o pesquisador estava realizando, estudando alguns tipos específicos de bactérias. Com isso, o mesmo acabou percebendo que as bactérias haviam sido contaminadas, e essa contaminação acabou se dando por meio de um fungo, que contaminou assim toda a sua amostra de bactérias.
Com isso, o mesmo acabou decidindo investigar a causa desse problema, descobrindo então que a penicilina havia sido a causadora de tal problema. Após realizar esse processo, Alexander descobriu também que a substância além de contaminar suas bactérias, acabava fazendo com que seu crescimento fosse freado, e então, assim acabou surgindo um dos momentos mais importantes na área de pesquisa.
A Utilização Da Penicilina
A penicilina é um antibiótico muito importante, que apesar de ter sido descoberta a mais de cinquenta anos, é utilizado até hoje em grandes números por diversas pessoas. Geralmente, esse antibiótico é utilizado para que sejam combatidas as enzimas que são classificadas como transpeptidase, que fazem o processo de formação de um importante componente que constitui de forma direta a parede celular, o peptídoglicano.