Período de Ovulação

Ovulação

Período de Ovulação

Período de Ovulação

A Ovulação é um processo em que o Ovócito II segue do Ovário para a Tromba de Falópio, e pode ser fecundado e assim, dar início a gestação. Caso esse processo não aconteça, ocorre a menstruação. No útero, forma-se uma camada de sangue, como se fosse um ninho, para que o ovo possa se desenvolver. Quando não ocorre a fecundação, o ninho se desprende e sai pela vagina. Esse processo é chamado de menstruação.

O período entre cada menstruação é de aproximadamente 28 dias e se chama ciclo menstrual. A ovulação acontece mais ou menos dez dias após o término da menstruação. Nessa fase a mulher está fértil e, portanto, se tiver relações sexuais, terá mais chances de engravidar nesse período.

O período fértil acontece por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia da menstruação, considerando que pode variar de acordo com o ciclo de cada mulher. Após a primeira menstruação, tem início no corpo feminino o processo de ovulação.

Ovulação e Período

Época

Época

A Ovulação acontece quando o óvulo desce pelas Trombas de Falópio, onde pode ser fecundado pelos espermatozóides, caso estes se encontrem na vagina, gerando assim uma gravidez. Toda vez que um óvulo amadurece dentro do ovário, tem início o processo de Ovulação.

O período Fértil de uma mulher é uma época em que ela realmente ovula, ou seja, quando um dos ovários libera o óvulo. Durante esse período é comum ocorrem algumas modificações que são normais no organismo feminino como a secreção vaginal. É importante lembrar que o período fértil não é a única época em que uma mulher pode engravidar. Nesse período de ovulação as chances de se engravidar aumentam, mas não existe um período em que a mulher não possa engravidar.

Os Métodos Contraceptivos

Orientação

Orientação

É importante lembrar que o período de ovulação proporciona maiores chances de gravidez, caso a mulher tenha relações sexuais, por isso, se o casal não deseja ter filhos, é importante usar métodos contraceptivos. A busca por esses métodos é muito importante para quem não deseja ter uma gravidez indesejada e por isso, a iniciativa de buscá-los depende muito do conhecimento e da conscientização tanto da mulher quanto do seu parceiro.

Atualmente existem muitos métodos contraceptivos disponíveis, e é muito importante conhecê-los, saber como funcionam e quais as vantagens e desvantagens, indicações e contra-indicações de cada um deles. A camisinha é um método contraceptivo muito usado, pois além de prevenir uma gravidez indesejada, também previne doenças sexualmente transmissíveis.

Mas existem diversos outros métodos eficientes como: Pílula anticoncepcional, Pílula anticoncepcional vaginal, Anticoncepcional Injetável, Camisinha feminina, Diafragma, Espermaticida, DIU, Tabelinha, Billings ou Muco Cervical e Pílula do dia seguinte. É importante que antes de fazer uso de qualquer um desses métodos, a mulher consulte um ginecologista para saber qual a orientação para o seu caso.

Por: Érica Ap. Gomes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *