As Propriedades Medicinais de Ginkgo Biloba
Ginkgo biloba é uma árvore originária do extremo oriente e talvez a mais antiga ainda existente no planeta e seu extrato é usado com fins medicinais. Seu nome popular é Nogueira do Japão e Charles Darwin a definiu como um fóssil vivo uma vez que há registros fósseis que acredita-se tenham mais de 250 milhões de anos, razão para que elas estejam frequentemente nas ilustrações da época dos dinossauros.
A Árvore da Ginkgo Biloba
Nogueira do Japão ou árvore avenca, são os nomes pelos quais também são conhecidas a Ginkgo biloba, uma árvore que pode chegar a 40 metros de altura e que hoje existe em todo o planeta. Suas folhas que se assemelham ao trevo, caem no inverno e ela produz um fruto parecido com uma ameixa, contendo uma nóz que pode ser consumida se assada. Depois da segunda guerra mundial, e do ataque a Hirochima, a Ginkgo biloba foi a primeira planta que tornou a botar naquele solo, passando a ser considerada o simbolo da paz e da longetividade, demonstrando toda sua capacidade de se adaptar e resistir ao ambientes mais adversos.
Indicações da Ginkgo Biloba
O uso e as indicações do extrato de Ginkgo biloba são objeto de estudo cientifico já há algumas déadas, e depois de comprovados seus feitos terapeuticos e preventivos foi transformado em medicamento com a autorização da Organização Mundial da Saúde, e pode ser encontrado nas farmácias. Estudos comprovam que o uso do extrato de Ginkgo biloba é eficiente nas doenças circulatórias especialmente decorrentes da idade, dores nos braços e pernas, nos problemas de memória, asma, algumas doenças pulmonares, disfunção sexual, e deficiencia auditiva. Há pesquisas e estudos buscando a comprovação de que a Ginkgo biloba atuaria eficientemente em diversos casos de câncer, especialmente no fígado, na mama, cérebro e ovários. Segundo estes estudos as células malignas se autodestroiriam com a ação ou com a presença do extrato do Ginkgo biloba no organismo.
Propriedades Farmacológicas e Contra-indicações
Ginkgo biloba é uma substancia fitoterápica com propriedades farmacológicas comprovadas capazes de atuar no cérebro protegendo os tecidos cerebrais e melhorando a permeabilidade da membrana que envolve o cérebro, diminuindo os efeitos do edema cerebral, da isquemia e outros danos cerebrais. É um antioxidante natural e combate os radicais livres, evita a agregação das plaquetas do sangue e previne problemas respiratórios, cardiovasculares, renais e também no sistema nervoso, melhorando o fluxo de sangue para os órgãos e tecidos. Outras propriedade da Ginkgo biloba ainda estão sendo pesquisados e carecem de comprovação cientifica. O fitoterápico tem registro na Anvisa e é vendido nas farmácias regularmente, no entanto seu uso deve ser feito por indicação médica, pois suas substancias ativas podem causar efeitos adversos. Há evidencias de que ingerido por muito tempo pode causar pedra na vesícula, dano hepático e até sangramentos ou convulsões.
D+++++ Estão de parabéns, site muito bom, ótimo conteúdo =’o’= =’o’=