Obesidade nas Mulheres
Especialistas informam que o excesso de peso é mais comum nas mulheres, aumentando o perigo da gordura se acumular no fígado, correndo o risco de contrair cirrose, doença que por muitos anos esteve associada à ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, mas que atualmente está associada à predisposição genética, resistência à insulina, e principalmente acúmulo de gordura no abdômen.
Dados Estatísticos
De acordo com um levantamento de dados feito pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), pelo menos sessenta por cento dos brasileiros estão acima do peso, sendo que a obesidade nos homens é de cerca de doze por cento e nas mulheres o índice é de dezesseis por cento. Esse problema que vem aumentando gradualmente, é o que tem causado a cirrose, que é o excesso de gordura no fígado. De acordo com especialistas, a doença hepática derivada do álcool,está mais estável,enquanto que há o aumento da gordura do fígado associada à diabetes e a obesidade.
Gordura Normal
Os profissionais revelam que algum estoque de gordura, no fígado é normal, pois é uma função do orgão estocar energia,armazenando carboidratos na forma de glicogênio. O perigo está no excesso, comum em pessoas obesas, pois as células são lesionadas, prejudicando seu funcionamento, surgindo fibroses, e em alguns casos inflamações, sendo nesse momento chamada de esteatose hepática, que leva a cirrose hepática.
Outras Complicações
Alguns especialistas advertem para o fato de que, em alguns casos, há o risco da pessoa desenvolver um tumor maligno no fígado.O perigo reside no fato de tratar-se de uma doença com poucos sintomas, que o doente só percebe quando está em estágio avançado. O excesso de peso corporal é um dos principais fatores de risco atualmente. Em pessoas com excesso de gordura corporal ou obesas, a gordura hepática varia de sessenta a noventa e sete por cento, sendo necessário indivíduos gordos, fazerem exames periódicos, que devem ser solicitados por profissionais especializados, para verificar se o fígado está saudável.
Orientações de Especialistas
Os profissionais especializados orientam que é preciso reduzir, a ingestão de alimentos gordurosos e aumentar a prática de atividades físicas diárias. Principalmente em crianças, o risco da gordura no fígado, costuma provocar uma inflamação mais grave e de rápida evolução.Quanto mais cedo ela tiver esse problema,mais chances de apresentar complicações em sua saúde, terá na vida adulta também.
Mas não é somente o excesso de gordura que pode causar a esteatose hepática, indivíduos com resistência à insulina ou predisposição genética, também podem desenvolver a enfermidade, ou seja ,a gordura no fígado também acomete pessoas magras,mas com acúmulo de gordura na região abdominal.Daí a necessidade de seguir uma dieta balanceada, mesmo quem não está acima do peso, para prevenir doenças que podem trazer sérios riscos à saúde da pessoa.
Salete Dias