Porque é que Algumas Pessoas Nascem com Órgãos Invertidos?
Quando você olha no espelho, você vê uma imagem oposta de si mesmo. Agora imagine ter poderes sobrenaturais ou visão de raio-x e conseguir ver seus órgãos internos. É assim que os órgãos seriam se você tivesse inversão dos órgãos. Quando os órgãos internos de uma pessoa são invertidos, eles aparecem em lados opostos do corpo do que eles normalmente são. Também chamada de situs inversus, condição esta enigmática e intrigante ocorre em apenas 0,01 por cento de todas as pessoas.
Definição e Detalhes
Em muitos casos, a inversão dos órgãos não irá diminuir a esperança de vida de uma pessoa ou de prejudicar a sua qualidade de vida. É por isso que algumas pessoas nunca sabem que têm essa condição. Pode ser diagnosticada por acidente – um achado incidental em um procedimento médico não relacionado, como uma cirurgia abdominal. Situs inversus e outras doenças relacionadas também pode ser diagnosticada através de raio-x, ultra-sonografia e tomografia computadorizada. Usando o ultra-som, os médicos podem detectar a inversão de órgãos, enquanto o feto ainda no útero.
Na maioria das vezes, não há caminho e não há necessidade de tratar a inversão dos órgãos. Órgãos inteiros não podem ser mudados, mas perturbações ou anormalidades podem exigir tratamento. Nós ainda não sabemos exatamente o que causa a inversão de órgãos. Os cientistas sabem que só aparece uma mutação nos genes das pessoas cujos órgãos são revertidas, mas a causa específica da mutação e sua natureza são desconhecidas.
Tipos de Invertus Situs
Dextrocardia com situs solitus é uma condição congênita na qual o coração está localizado no lado direito do peito, mas todos os outros órgãos internos estão em suas posições normais. Uma pequena diferença na anatomia é que normalmente o pulmão esquerdo é menor que o pulmão direito, a fim de acomodar o coração. Com dextrocardia, o pulmão direito é menor. As pessoas ainda podem viver normalmente e não apresentar sintomas de dextrocardia, embora um médico deve observar o comportamento do coração durante uma atividade física regular.
Embora algumas pessoas vivem sem sintomas da dextrocardia, outros podem sofrer de outras anomalias congênitas. Uma anomalia comum é a transposição das grandes artérias. Normalmente, o ventrículo esquerdo, a parte mais forte do coração e que bombeia sangue para todo o corpo. Enquanto isso, o ventrículo direito mais fraco, que normalmente bombeia o sangue para os pulmões, é deixado para bombear o sangue para o resto do corpo. Os médicos entendem logo esta condição porque a cor da pele da criança quando nasce parece azulada.
Uma forma potencialmente perigosa de inversão de órgãos é situs ambiguus. Dextrocardia com situs solitus, situs ambiguos ocorre um em cada 20.000 nascimentos. Geralmente, o fígado e o estômago aparecem nos lados direito e esquerdo do corpo, respectivamente.