Como está sua saúde atualmente? Está se cuidando pra coisas mais sérias não acontecerem? Quando falamos assim parece até assusta, mas infelizmente os números de pessoas que possuem doenças graves e que possuem cura é bem alto. Isso deixa as pessoas um pouco confusa, porque apesar da informação não correr igualmente para a maioria, ela ainda está sendo propagada. Hoje em dia há propaganda em todo lugar, seja de vacina ou de posto saúde.
O grande problema está na eficiência desses processos medicinais. Na maioria das vezes as pessoas acabam ficando esperando durante horas na fila, para que o atendimento ainda não seja dos melhores, com um espaço de baixa qualidade e que pode ser até pior.
Mas ainda sim, há milhares de brasileiros e pessoas pelo mundo todo que não vão no médico de pirraça. Isso pode ocasionar problemas seríssimos para o futuro. Quando nos tornamos mais velhos temos a mania de acreditar que pode passar rapidamente, além de que algumas doenças podem ser conhecidas e por isso se automedicam.
O que acontece com o nosso organismo é que ele pode simplesmente se acostumar com determinado medicamento, criar anticorpos contra ele e não ser mais eficiente.
Obviamente o médico sabe a dose certa, o tempo certo e toda a necessidade real. No mundo das doenças existe tantas que nem sabemos do que se trata e que possuem sintomas muito parecidos com outras que podem ser conhecidas. Acontece que sem o auxílio de um médico é difícil dizer quando devemos precisar de exames mais sérios, ou de acompanhamentos maiores.
Coração
O sistema cardiovascular é de suma importância, principalmente para o bombeamento de sangue pelo corpo todo, principalmente para receber oxigênio no pulmão e depois ser levado para os tecidos já com nutrientes, tirando todo o resíduo e levando novamente ao coração. Para formar esse sistema é necessário o coração e os vasos sanguíneos.
O nosso coração é dividido em lado esquerdo e direito. É um órgão vital, encontrado no centro do tórax, totalmente muscular. Ambos os lados possuem um átrio e um ventrículo. O primeiro tem a função de coletar o sangue e bombear depois para o segundo que seria uma câmera inferior, bombeando para fora do coração.
O funcionamento é bem minucioso, várias válvulas que permitem que nós conseguimos manter a circulação em perfeito estado. Há diversos vasos, alguns podendo sofrer danos irreversíveis como um ataque cardíaco. Quando colocamos a mão na região do tórax e sentimos um batimento significa que realmente o bombeamento está ocorrendo.
Cuidar Do Coração
Com certeza você já ouvir falar de como doenças cardiovasculares têm afetado cada vez mais pessoas. Isso é um sinal de como a sociedade está vivendo atualmente, totalmente estressada, sem tempo para praticar novos exercícios, se alimentando mal, além de não cuidar da saúde de modo geral. Antigamente problemas do coração eram mais comuns somente em pessoas mais de idade, claro que os número não deixam negar que isso ainda acontece nos dias de hoje.
Mas sabemos que os casos em jovens vem aumentando cada vez mais, sendo algo alarmante. E a primeira pergunta seria, você já foi alguma vez no Cardiologista? Se não temos nenhum problema nunca chegamos a aparecer, mas o primeiro de para se manter saudável é ter ciência por parte de um médico que realmente não possui nada. Pode ser assim que algumas doenças são evitadas.
Infelizmente os números mostram, que hoje em dia quase 30% das mortes registradas no Brasil são de doenças cardiovasculares, sendo a principal o AVC (acidente vascular cerebral) e o infarto. Os primeiros cuidados devem vir com comportamentos e hábitos simples que não precisam de muito esforço.
O primeiro passo sem dúvida melhorar a alimentação. Evitar açúcar, gordura e embutidos ajudam a manter tudo nos conformes. Dando preferência para gorduras boas, proteína e fibras. Ainda falando sobre alimentação, fique de olho no sal em que coloca na sua comida.
Outra dica fundamental é não deixar o corpo muito parado.Quando ficamos muito tempo em uma única posição, os vasos sanguíneos não circulam muito bem, podendo engordar e gerar maiores problemas na saúde. Tente sempre se movimentar, andar pelo ambiente, tomar uma água e se refrescar.
Não deixe de fazer algum exercício físico que seja do seu agrado, principalmente algum que seja aeróbico que deixa o corpo em movimento e combate o colesterol alto. Além disso, o pior violão: o tabagismo, não use cigarros, eles sem dúvidas é a coisa que gera mais.