Relação entre Aleitamento e Desempenho Acadêmico

Pesquisa Realizada

Pesquisadores Australianos,através de um estudo científico que fizeram sobre a relação entre aleitamento materno e desempenho escolar, levantaram a hipótese de que os indivíduos do sexo masculino que foram amamentados até seis meses de vida apresentavam um melhor desempenho escolar em algumas matérias.

No entanto segundo especialistas, as descobertas feitas pelos cientistas não tiveram uma comprovação válida, pois não foi o aleitamento quem provocou o melhor rendimento escolar e sim a dedicação dos pais dessas crianças que liam habitualmente para seus filhos.

Ratificação dos Pesquisadores

Apesar da constatação dos especialistas, que havia outras variantes como por exemplo, o nível acadêmico dos pais e a renda da família, que poderiam contribuir para esse melhor rendimento nos meninos,os pesquisadores australianos mantiveram a relação entre o melhor desempenho escolar dos garotos e a amamentação, baseados na tese de que o leite materno é o melhor alimento para a criança nos seis primeiros meses de vida iniciais.

Menos Riscos para o Bebê

Segundo estudos científicos, o aleitamento pode reduzir os riscos de infecções nos ouvidos, da síndrome da morte súbita e da diarréia nos bebês, além de trazer benefícios no decorrer do crescimento da criança, pois o leite materno contém ácidos graxos que são essenciais para o desenvolvimento do cérebro humano.

menos riscos para o bebe

menos riscos para o bebe

Por esse motivo, já foram feitas pesquisas que relacionavam a amamentação a um maior quociente de inteligência nas crianças.

Como a Pesquisa foi Realizada

Para a realização desse estudo, os cientistas inicialmente acompanharam as mulheres grávidas, e posteriormente seus filhos até os dez anos de idade. Nesse período, eles coletaram diversas informações, como por exemplo, o hábito de leitura dos pais e com que frequência eles liam para seus filhos, para detectar se havia algum fator que ligasse o bom rendimento escolar com o fato do bebê ter sido amamentado por seis meses.

Bebês do Sexo Masculino

Essa pesquisa só constatou o melhor desempenho em bebês do sexo masculino, nas meninas, os cientistas não relataram nenhuma diferença. Para os pesquisadores essa situação poderia ser explicada pelas evidências de que os meninos poderiam ser mais susceptíveis às adversidades durante o período de desenvolvimento do cérebro. O estrogênio encontrada no leite materno, pode ter um efeito de proteção sobre as células do cérebro que favoreçam mais aos bebês do sexo masculino, do que as meninas.

Uma outra hipótese poderia ser o vínculo afetivo dos meninos com a mãe durante o ato do aleitamento. Vários outros estudos já demonstraram que os meninos dependem mais da atenção da mãe do que as meninas, para desenvolver suas habilidades de linguagem e de inteligência. No entanto, se é de fato a amamentação quem favorece o melhor desempenho nos meninos, ainda serão necessários outros resultados para comprovar de fato essa tese.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nutrição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *