Marcadores no Sangue
Cientistas afirmam que desenvolveram um teste, para identificar risco de pré-eclampsia nas mulheres grávidas, problema que pode causar até óbito nas pessoas de sexo feminino.
Esse método serviria como prevenção, para identificar as gestantes com vulnerabilidade a súbitas altas de pressão arterial, durante o período gestacional, que é o quadro característico da pré-eclampsia. Marcadores no sangue poderiam identificar esse risco, na fase final da gravidez, antes dos sintomas aparecerem.
Como Funciona o Método
O método desenvolvido pelos cientistas, baseia-se no perfil metabólico das mulheres, consistindo na detecção da presença de metabólitos no plasma sanguíneo. De acordo com os cientistas, a presença dessas substâncias que são produzidas e depois expelidas pelo organismo,serviria para indicar o risco da pré-eclampsia. Foram identificados quatorze metabólitos, que sofreram monitorização nos primeiros meses de gestação.
Os pesquisadores reconhecem que são necessários mais estudos, para validação desse teste como prática clínica, porém esses biomarcadores, serviriam para detectar de uma maneira bastante precisa, se as mulheres que queiram engravidar, sofreriam ou não o risco, de desenvolver pré-eclampsia no período gestacional.
Estratégias para Prevenção do Problema
De acordo com os pesquisadores, para que possa ser desenvolvido uma forma de prevenção adequada, e um tratamento eficaz, é necessário iniciá-lo nos estágios iniciais do período de gestação, já que a pré-eclampsia é um quadro que leva à morte, e é caracterizada por hipertensão e altos níveis de proteína na urina das grávidas.
Vale ressaltar, que esse problema atinge cerca de cinco por cento das gestantes, sendo uma das principais causas de morte em mulheres grávidas no mundo todo.
Tratamento Possível
De acordo com especialistas, o único tratamento a ser feito é realizar o parto na mulher. Devido ao risco de vida para a grávida, algumas crianças tem de nascer prematuras, o que também aumenta os riscos para elas também.
Suspeita-se que a pré-eclampsia,seja originada de um defeito no desenvolvimento da placenta materna, nos estágios iniciais da gravidez,e não seria identificada até a segunda metade da gestação. Daí a importância de detectar as mulheres com risco de desenvolver esse problema, logo nos primeiros meses da gravidez, para evitar maiores prejuízos a saúde dela e do seu bebê.
Perspectiva dos Cientistas
De acordo com os cientistas, a possibilidade de identificar o problema da pré-eclampsia, é um grande avanço para a medicina, no entanto, esse processo ainda está começando a se desenvolver. Os pequisadores esperam que os testes, sejam aplicados em vários tipos de população, para que seus resultados sejam validados, e generalizados para todas as pesoas, já que os biomarcadores podem esclarecer as causas do problema.
Daqui a mais ou menos cinco anos, a meta dos cientistas será desenvolver um simples exame de sangue, disponível a todas as mulheres grávidas, para que o problema da pré-eclampsia possa ser detectado ainda no início da gestação, e os médicos possam atuar com sucesso, salvando a vida da gestante e do seu filho.
Salete Dias