Quando os pais tem um bom padrão de vida, não precisam economizar,e querem exclusividade para seus filhos, uma opção condizente é a contratação de uma babá. Atualmente, existem agências que formam profissionais especializados, para desempenhar essa função, que requer muita paciência e compromisso.
Vantagens
Uma das vantagens que é mais evidente, é a praticidade em se ter uma babá para tomar conta do filho dentro de casa, pois não é necessário levar a criança para outro lugar,e enfrentar congestionamento de carros. Geralmente, há um acordo de horário, com a profissional que vai desempenhar essa função, para que os pais possam exercer suas atividades profissionais, sem se preocuparem, pois sabem que naquele período seu filho estará sendo cuidado por uma babá especializada e responsável.
Cuidados Exclusivos para a Criança
Um dos pontos que os pais mais se preocupam, quando optam por contratar uma babá, é a exclusividade no atendimento ao bebê. Quando a criança estiver com fome ou precisando tomar um banho, eles sabem que ela será rapidamente atendida pela profissional, e isso é muito importante, principalmente nos primeiros meses de vida do bebê. Algumas mães tem dificuldade em colocar seus bebês em creches, pois a grande maioria das instituições não aceitam crianças menores de quatro meses, e no caso de profissionais autônomas, que não tem direito a licença-maternidade, a babá se torna uma excelente opção.
Contágio Evitado
Em um ambiente familiar, com atendimento exclusivo pela babá, é bem mais fácil se prevenir doenças,controlando um possível contágio, comum em ambientes fechados, e com várias crianças, como creches ou pré-escolas, através da limpeza que deve ser feita no lugar, e do contato limitado com várias pessoas.
Desvantagens
Vários fatores são apontados pelas pessoas como sendo desvantagem em contratar babás, para cuidar de crianças de pais que trabalham fora, entre os principais e mais importantes estão:
Falta de Confiança
Atualmente, um dos grandes problemas em se contratar babás, é a falta de confiança dos pais, em deixar seus filhos serem cuidados por um longo período de tempo, por uma pessoa que eles não conhecem bem. Especialistas orientam aos pais, muito cuidado na hora de contratarem esse tipo de profissional, devendo checar suas referências e cartas de recomendação.
Quando a mãe ou o pai, não estão seguros de que seus filhos serão bem tratados, devem optar por outra forma de recurso para cuidar de seus bebês. Algumas mães que contratam babás para seus filhos, às vêzes colocam outra pessoa de sua confiança, nos primeiros dias, para acompanhar e supervisionar o trabalho da profissional, e verificar como ela trata a criança. Essa pode ser uma boa opção, para reduzir as dúvidas e inseguranças em ter uma pessoa estranha cuidado do filho dentro de casa.
Aspecto Financeiro
Um outro fator apontado como desvantagem na contratação de uma babá, é o custo mais alto que os pais terão, já que ter um profissional exclusivo para cuidar do bebê é muito mais caro, do que colocá-lo em uma creche, ou levá-lo para a casa dos avós. Essa opção é boa para pais com bom padrão econômico, principalmente, quando escolhem uma profissional bem treinada, com boas referências, e especializada em cuidados infantis.
Atuação das Babás
Algumas mães temem que, haja por parte de seus filhos uma transferência de sentimentos para a babá, já que elas passam a maior parte do tempo com eles, temendo perder o amor de suas crianças.
No entanto algumas babás,as vêzes costumam agir como se fossem realmente mãe das crianças, não adotando uma postura adequada de profissional, com abraços e beijos na medida certa, com consciência dos seus limites, e isso é fundamental na hora de contratar a profissional. De acordo com alguns psicólogos, em alguns casos, a criança começa a preferir a babá à sua mãe, pelo estabelecimento de um vínculo afetivo com o cuidador, no entanto, ressalta que é preciso analisar como essa mãe se relaciona com seu filho.
Falta da Profissional
Quando a babá falta, causa um grande transtorno para a mãe, já que ela é a única pessoa, que fica com a criança.Por isso na hora da contratação, deve-se privilegiar a profissional responsável e dedicada,sendo que mesmo assim os imprevistos são passíveis de acontecer. Outro cuidado que os pais devem ter,é a troca sucessiva de profissionais inadequadas para a função,pois essa situação leva a um sofrimento para a criança,quando ela estabelece um vínculo afetivo com a profissional.
Salete Dias