Tosse

Categorias principais

Tosse

Tosse

A tosse pode ser provocada por vários fatores como infecções, asma, alergias, alguma obstrução na traquéia, fumaça dos cigarros e muitos outros motivos. A tosse em si não é um problema, uma vez que ela é um mecanismo que o organismo utiliza para que se possa limpar os pulmões e as vias aéreas, mas temos também que conhecer sua causa.

Podemos definir a tosse em três categorias principais, que são a Tosse produtiva, pois tem esse nome pois limpa o pulmão e expele o catarro. Há a Tosse não produtiva, que é aquela tosse seca, sem nenhum tipo de catarro ou secreção e a Tosse reflexa, que ocorre através de uma alteração em outro tipo de órgão, como ouvido ou no estômago, por exemplo.

Sintomas

Médico

Febre

Nos adultos os sintomas são febre, perda de peso, cansaço, suor da noite, dificuldade para respirar, não falar mais de quatro ou cinco palavras de uma respiração e outra, dor no peito. Já nas crianças e bebês há a dificuldade de chorar, comer ou até mesmo de tomar mamadeira, bem como a dor no peito que também se espalha para o pescoço, braço e queixo, outros sintomas são a falta de ar, desmaios e até mesmo a tosse com a saída de sangue.

Uma das mais comuns que se apresenta nas crianças pequenas é a popularmente conhecida “rosse de cachorro”, fazendo a criança tossir mais de uma hora sem parar e é acompanhada de chiado no peito, respiração muito curta e rápida, proporcionando o inchaço nas pernas e nos tornozelos, por vezes aumentando o abdomen.

Tratamentos

Médico

Médico

O tratamento vai depender muito da causa e do tipo da tosse e também com a ajuda e presença de outros sintomas, ou seja, podemos dizer que cada caso é tratado da maneira com que a sintomática se apresenta. Consultando seu médico e usando xaropes expectorantes, através de balas e pastilhas apropriadas ao tratamento.

Existem também outros fatores que auxiliam no combate das irritações provocadas pela tosse, como por exemplo a ingestão de muito líquido é supra indicada nestes casos, pois o líquido além da limpeza, promove a hidratação de todo o sistema aéreo. Outra solução muito eficaz é a utilização de um vaporizador, além de não fumar e evitar o contato com a fumaça dos cigarros e utilizando a profilaxia adequada pelo médico de confiança, como um xarope expectorante e pastilhas.

Outra ocorrência a que se pede muito cuidado é na ingestão vagarosa e bem digerida do amendoim, pipocas ou alimentos que possam provocar engasgos, bem como evitar a exposição demasiada à gases tóxicos ou químicos, que provocam a irritação dos pulmões, acarretando novamente em tosse e desconforto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *