Cuidados básicos
A consulta periódica ao oftalmologista é um cuidado que as pessoas devem ter para evitar uma doença, que se não tratada pode levar à perda parcial da visão ou a perda total. Trata-se do Glaucoma , patologia caracterizada por um aumento da pressão no interior do olho, causando dano ao nervo optico , que é reponsavel por levar a informação do que a pessoa vê até o cerebro. Quando isso honre as células nervosas se comprimem e ficam danificadas,podendo ocorrer sua morte,resultando em uma permanente falta de visão.
Há vários tipos de glaucomas, sendo os mais usuais: Glaucoma Primario de Angulo Aberto( a doença progride, sem que o paciente perceba, pela ausencia de dor,até a perda irreversível), Glaucoma de Angulo Fechado(Alguns acreditam que seja hereditario, pois ja houve caso de acometimento em varias pessoas de uma mesma familia, sendo também mais comum em portadores de hipermetropia), Glaucoma Agudo(Quando a pressão dentro do olho se eleva bruscamente, causando dor intensa, com a dilatação da pupila, pela falta de iluminação em ambientes fechados, stress ou ansiedade e também pelo uso de algumas medicações como anti gripais, antidepressivos, entre outros).
O risco de de contrair essa patologia, se dá, segundo alguns especialistas, na faixa etaria acima de 45 anos, em pessoas com historico na familia, individuos com tendencia a pressão intra-ocular alta, além de portadores de diabetes, miopia, ou pessoas que possuam alguma lesão no olho anterior ao aparecimento do glaucoma.
Diagnostico e Tratamento
Somente o oftalmologista esta apto a fazer um diagnostico preciso. Isso é extremamente importante, para que o individuo seja tratado a tempo de não perder a visão. Alguns instrumentos médicos são usados para esse procedimento, entre eles: Tonômetro ( aparelho que mede a pressão dentro do olho), Campimetria( Permite avaliar se a doença afetou o campo visual da pessoa, até que ponto as fibras do nervo optico foram danificadas),Oftalmoscopia(Exame de fundo de olho, que permite a visualizar a pupila da pessoa).
O Tratamento é um conjunto de varias ações , no intuito de minimizar as consequencias danosas a visão do individuo.
Substâncias
O especialista pode prescrever colirios (Que devem ser usados da forma prescrita, pois são medicamentos absorvidos pela corrente sanguinea, que se associados a outras substancias incompativeis,sem conhecimento do medico, podem causar efeitos colaterais), Tratamento por uso de medicação via oral( Quando só a utilização do colirio não é suficiente para deter a doença) Cirurgia a Laser(Metodo rapido e indolor, geralmente efetuado no proprio consultorio medico) e a Cerúlea Tradicional (Também chamada de Trabeculectomia, onde o cirurgião tenta reduzir a pressão, através da saída do humor aquoso, por um ponto de drenagem de uma estrutura ocular conhecida como malha trabécula, daí o nome da cirurgia0
As pessoas devem estar sempre atentas a qualquer aspecto clinico, que denote alguma patologia, principalmente se for no olho, pois a visão é um dos sentidos humanos, que quando há perda parcial ou total , causa com certeza danos, inclusive, emocionais ao individuo acometido, portanto consultas periódicas a especialistas são sempre necessárias.