Boldo Para Candidíase

A candidíase vaginal é uma condição de saúde em que muitas mulheres já sentiram. É muito comum. Trata-se de uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. Este fungo faz parte da microbiota da vagina e inclusive é saudável para a mulher que ele exista lá. Entretanto algumas condições podem contribuir para que ele se reproduza descontroladamente e, neste caso, ele casa problemas, é a candidíase. Neste artigo iremos discutir sobre maneiras de como evitar e também de como tratar.

Causas

A candidíase é causada pela alta proliferação do fundo cândida, isso não é mais novidade para você. Mas o que faz com que isso aconteça, já que esse fungo está presente naturalmente na microbiota vaginal?

Primeiramente, a baixa imunidade. Se você está passando por momentos de estresse, doenças, tensão pré menstrual, mudança na rotina, etc., você pode estar muito propenso a uma candidíase.

Candidíase Vaginal

Candidíase Vaginal

Entretanto, outros fatores podem também contribuir para o desenvolvimento da doença. O uso de antibióticos altera o pH e a condição geral da vagina, possibilitando a proliferação do fungo. O uso de anticoncepcionais orais também.

Além disso, algumas doenças estão relacionadas ao desenvolvimento da candidíase, como a diabetes. Outras condições que contribuem são a gravidez.

Sintomas

Os sintomas da candidíase vaginal podem ser:

  • Prurido e dor vaginal
  • Dor durante a relação sexual
  • Dor e desconforto par aurinar
  • Corrimento esbranquiçado, com odor, anormal.

Sintomas mais graves:

  • Vermelhidão na parede vaginal
  • Inchaço vaginal
  • Rachaduras na parede da vagina

Para saber se você tem candidíase, você deverá consultar um médico ginecologista. A candidíase pode ser muito semelhante à outras infecções vaginais. E se você se automedicar, poderá causar graves problemas, como aumentar a gravidade dos sintomas da candidíase, provocar uma infecção mais grave, contribuir para infecções secundárias.

Como Prevenir a Candidíase

Primeiramente, sempre que você for aplicar medicamentos na vagina, deverá consultar um médico. Muitos medicamentos acabam matando microrganismos que competem com a cândida e, com isso, ela se desenvolve com velocidade, causando a candidíase. Além disso, deverá também tomar cuidado ao ingerir medicamentos de uso oral, como antibióticos, que alteram o ph vaginal e, muitas vezes, podem contribuir com o aparecimento da candidíase.

Você pode também prevenir o aparecimento da candidíase com atitudes simples do dia a dia. Uma dieta pobre em açúcares auxilia muito a prevenir o desenvolvimento da candidíase. Além disso, ingira muito líquido. Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, auxilia a manter o ph e temperatura corporal equilibrado, evitando infecções. Também evite usar roupas úmidas e apertadas, como calça jeans justa.

Tratamento

Normalmente a candidíase vaginal, se estiver no início, é tratada com medicamentos antifúngicos de uso tópico. Ou seja, são pomadas que são aplicadas diretamente na vagina com a ajuda de um aplicador. Essas pomadas são receitadas pelo médico e não são vendidas sem receita, normalmente.

Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com medicamento oral, como o fluconazol. E para infecções mais graves, o fluconazol oral pode ser repetido e, além disso, mais medicamentos serão administrados topicamente na vagina, como por exemplo o ácido bórico, a nistatica, a flucitosina, etc.

Tratamentos Alternativos e Dicas Para Tratar a Candidíase

Tratar a Candidíase

Tratar a Candidíase

Dieta

O açúcar é um dos principais alimentos que auxilia na proliferação do fungo cândida. Por isso, evite. Mas evite principalmente se você está com a infecção. Corte os doces e açúcares da sua dieta, além de refrigerantes e sucos industrializados.

Além do açúcar, é importante reduzir massas, como pães, bolos, pizza, macarrão. Mesmo que você não esteja com a infecção, consumir muito esses alimentos contribui para que a candidíase apareça. Uma boa opção é trocar pelas versões integrais, assim você não precisa parar de consumir.

Nos momentos de crise da candidíase, é muito importante cortar bebidas alcoólicas da dieta. Elas contribuem para a proliferação da cândida. Mas principalmente se for bebida fermentada, como cervejas.

Dieta

Dieta

Você pode adicionar alimentos ricos em propriedades antifúngicas na sua dieta. Alguns exemplos são os óleos essenciais, as frutas secas, amêndias, amendoim, nozes, etc.

Práticas de Exercícios Físicos e Relaxamento

Praticar exercícios físicos, no geral, contribui muito positivamente para o tratamento da candidíase, pois aumenta o fluxo de circulação do sangue, eliminando toxinas e levando células de defesa para eliminar patógenos. Além disso, se exercitar aumenta a concentração, diminui a fadiga, traz relaxamento. A candidíase pode causar problemas como fadiga e dispersão.

Estar com candidíase pode causar muitos problemas além dos sintomas sentidos na vagina, como estresse. É um desequilíbrio físico e também desequilibra a mente. Por isso é muito importante separar um momento do dia para relaxamento e para descansar a mente. Práticas como a Yoga e a meditação podem ajudar a diminuir esses problemas e, consequentemente, auxiliar no tratamento.

A candidíase pode também causar insônia. A falta de sono traz cansaço e estresse. Com isso, há um desequilíbrio sistêmico no corpo, em geral, podendo causar outras doenças. Tome chás e durma bem, para que não tenha problemas secundários, e também para aumentar a imunidade e conseguir combater o fungo.

Higiene

Ter uma boa higiene é fundamental para evitar proliferação de microrganismos na região vaginal, claro. Entretanto muita gente confunde higiene com o uso de produtos nessa região. A vagina é um local do corpo onde não se deve usar sabonetes e produtos de limpeza. Apenas deve ser lavada com água. O uso de sabonetes na região íntima pode causar desequilíbrios que contribuem para a proliferação de microrganismos como a cândida.

Chá de Boldo Para Candidíase

Alguns chás podem auxiliar no tratamento de infecções como  a cândida. O chá de bolso tem sido muito usado e relacionado com o tratamento da candidíase. Importante lembrar que, de qualquer forma, o médico deve ser comunicado e consultado antes do uso de qualquer medicamento, seja natural o unão.

O chá de boldo possui uma capacidade de detoxificação do fígado, auxiliando a tratar diversas condições de saúde. Os óleos essenciais das folhas de bolso possuem propriedades contra micróbios, como a cândida e também contra outros microrganismos. O extrato de boldo possui propriedades antioxidante, por isso também auxilia no tratamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *