Como a OMS Estabelece Critérios Para Considerar uma Pessoa Obesa?

A Obesidade

Qualquer pessoa com IMC acima de 25 é considerado com sobrepeso e a obesidade é a partir de IMC 30. No caso de uma pessoa com sobrepeso, ela já deve procurar maneiras de tratamento para perder peso. Mas quando a pessoa chega na obesidade ela deve procurar um médico, um nutricionista e um educador físico para reverter seu quadro o quanto antes. Quanto mais tempo uma pessoa passa na vida com obesidade, menor é a sua expectativa de vida e maiores são as chances dela desenvolver doenças secundárias.

Como a OMS Estabelece Critérios Para Considerar Uma Pessoa Obesa?

Existem muitas formas de estabelecer a obesidade de uma pessoa. A mais utilizada e aceita pela OMS é o cálculo do IMC. O IMC é o Índice de Massa Corporal. O cálculo do IMC é a maneira mais simples de definir o sobrepeso e a obesidade. Qualquer um pode fazer para poder ter o controle. A aplicação é recomendada para os adultos e não para crianças. Nas crianças a avaliação é feita avaliando-se idade, além de peso e altura e cria-se uma curva de crescimento que é comparada com a curva normal.

Ele é calculado pela fórmula:

—IMC = Peso (Kg) / Altura² (m²)—

Feito isso, o resultado é comparado com uma tabela já pré-definida. Na tabela a pessoa saberá em qual grau do IMC ela se encontra. Vejamos abaixo a tabela:

Classificação IMC (Kg/m²)
Baixo peso Menor que 18,5
Normal Entre 18,5 e 24,9
Sobrepeso Maior do que 25
Pré-obeso Entre 25 e 29,5
Obeso I Entre 30 e 34,9
Obeso II Entre 35 e 39,9
Obeso III Maior do que 40

Depois de analisar a tabela, se a pessoa está fora do normal ela deve procurar um especialista para tratar o mais rápido possível. A obesidade hoje já é considerada uma doença grave e que contribui para o desenvolvimento de várias outras doenças.

Quanto maior for o IMC de uma pessoa, mais chances ela tem de morrer precocemente e também de desenvolver doenças em comorbidade. Importante salientar também que IMCs muito baixos também contribuem para o aumento da chance de morte precoce e do desenvolvimento de outras doenças, como doenças infecciosas e doenças pulmonares. O ideal é que a pessoa adulta tenha seu IMC entre os números de 20 a 25, na normalidade.

Quais os Tipos de Obesidade?

Além dos graus e níveis de obesidade, ainda existe a classificação de acordo com o padrão de distribuição de gordura pelo corpo. Assim, o tipo de tratamento se diferencia um pouco entre essas pessoas. Além disso, as doenças em que elas estão propensas a terem também são diferentes, em sua maioria.

Tipos de Obesidade

Tipos de Obesidade

Há pessoas em que a deposição de gordura acontece consistentemente e principalmente na parte superior do corpo e entre os órgãos abdominais, ou seja, nos braços, abdômen e rosto. Também as pessoas onde a deposição de gordura é maior na parte inferior do corpo, ou seja, nas pernas, glúteos e quadril. E aqueles onde a gordura é depositada de maneira uniforme por todo o corpo.

  • Abdominal

A obesidade abdominal, também conhecida como obesidade Androide, é aquela onde a deposição e acúmulo de tecido adiposo ocorre predominantemente no abdômen, braços e rosto. Este é o tipo mais perigoso de obesidade. Mas por quê? A gordura abdominal é aquela que fica entre os órgãos, ou seja, a gordura visceral. A gordura visceral é muito perigosa para a saúde, pois estando ao redor dos órgãos, ela atrapalha o fluxo normal dos componentes do sistema vascular e linfoide. Com isso a pessoa pode desenvolver várias doenças cardiovasculares, resistência à insulina, diabetes, trombose, dentre outras. Este tipo de obesidade é mais comum em homens.

  • Periférica

A obesidade periférica é também conhecida como ginóide. É mais predominante em mulheres. O corpo é associado a um formato de pera, já que ela define as pessoas que possuem tendência a acumular gordura na região inferior do corpo, ou seja, nos glúteos, nas coxas, no quadril e, dependendo do grau, panturrilhas também. Neste caso, as doenças que podem vir a ocorrer estão muito relacionadas à problemas circulatórios, ou seja, insuficiência venosa, osteoartrite, varizes, trombose, etc.

  • Homogênea

Neste tipo de obesidade, a pessoa não tem tendência de acumular tecido adiposo em apenas algum lugar do corpo, ou seja, o acúmulo de gordura é feito de maneira praticamente uniforme por todo o corpo. Parece que é o tipo menos perigoso para a saúde, mas a realidade é que, de acordo com pesquisas, as pessoas deste tipo tendem a não buscar ajuda para reverter seu quadro até que ele esteja em um nível muito grave. A diferença e o incômodo na aparência geral do corpo não são grandes, com isso a pessoa tende a não dar muita importância para este problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *