Como Lidar Com a Infertilidade?

Planejar uma família é um grande passo para qualquer casal. Há uma série de fatores que devem ser considerados antes de tomar uma decisão como essa. Um fator a ter em mente é que pelo menos 10 por cento dos casais têm problemas quando estão tentando engravidar.

Cerca de 30 por cento dos casos dos casais que têm dificuldade para engravidar, os problemas se encontram nas mulheres, os problemas de outros 30 por cento são devido a fatores ou problemas no homem. Os outros 40 por cento estão espalhados entre questões inexplicáveis e problemas tantos nos homens quanto nas mulheres.

Os problemas que podem surgir na reprodução feminina são: Problemas de ovulação; Endometriose; Óvulos de baixa qualidade; Trompas de falópio bloqueadas; Síndrome do ovário policístico; Problemas de fertilidade inexplicáveis; Alergia ao sêmen; Vários problemas de fertilidade em uma mesma mulher.

Problemas de Ovulação

A principal questão que se coloca, que representa cerca de 25 por cento dos casos de mulheres inférteis, é um problema com a ovulação. Problemas de ovulação incluem:

Síndrome dos ovários policísticos (SOP): A SOP causa alterações nos ovários, hipófise e hipotálamo, através do qual o corpo da mulher produz o hormônio masculino em excesso, afetando diretamente a ovulação regular.

FSH anormal e secreção de LH: O FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante) são os dois hormônios que fazem a menstruação ser regular. Anormalidades nesses hormônios podem ser causadas por sobrepeso ou falta de peso. Esse problema acontece se a mulher ganhou muito peso muito rapidamente ou perdeu e estiver sob enorme tensão constante (estresse físico ou emocional).

Falência ovariana prematura: A falência ovariana prematura é causada por uma resposta auto-imune em que o organismo ataca ativamente o tecido ovariano. Os ataques equivocados podem levar à completa perda dos ovários e diminuição da produção de estrogênio.

Defeito da fase lútea: O defeito da fase lútea é causado quando os ovários não produzem progesterona o suficiente. A progesterona é vital para a preparação do revestimento da parede uterina de um óvulo fertilizado.

Trompas de falópio bloqueadas ou danificadas: O bloqueio da trompa de Falópio é causado por uma inflamação, que pode ocorrer por meio de doenças como gonorreia ou clamídia, onde tubos se danificam por uma gravidez ectópica ou gravidez que não deu certo.

Bloqueio ou estreitamento do colo do útero: A estenose do colo do útero é causada por danos ao colo do útero, ou uma malformação hereditária transmitida de geração em geração, e resulta em uma falha do colo do útero para produzir um muco qualidade para o transporte do esperma e a fertilização adequada.

Problemas no útero: Os tumores ou pólipos no útero podem levar a uma interrupção da implantação ou a obstrução dos tubos de Falópio. Este problema é comum nas mulheres na casa dos trinta.

Endometriose: A endometriose é causada pelo crescimento anormal dos tecidos do útero. Estes tecidos são conhecidos por se desalojarem e se implantarem em outros locais, o que provoca fraqueza da fertilização.

Enquanto estas são as principais causas para a infertilidade em mulheres, existem alguns casos em que a causa não é encontrada até que o casal realmente perceba que eles não podem engravidar. Em qualquer caso, é vital conversar com o seu ginecologista sobre esses problemas e fazer exames para saber qual a melhor solução para o seu caso.

Como Lidar Com Os Desafios Emocionais da Infertilidade

Para a maioria das mulheres ter um filho é considerado um dos desejos mais naturais e instintivos que elas podem sentir. Assim, quando se é incapaz de ter filhos, uma sensação de grande frustração começa a fazer parte da vida da mulher. Devido ao desconforto da situação, muitas mulheres têm medo de procurar ajuda. Isso acaba tornando o problema ainda maior do que ele é realmente.

A infertilidade é algo que acontece com muitas mulheres em idade fértil. Portanto, se você está enfrentando essa situação, não há razão para supor que você está sozinha nisso. Tenha em mente que, quando ambos os parceiros estão completamente saudáveis, o que significa que nenhum dos dois têm problemas com fertilidade, há 25% de chance de engravidar em cada ciclo. Assim, mesmo um problema mais simples pode ter um impacto importante sobre a sua taxa de concepção. O importante, então, a lembrar é que a infertilidade é comum e, em muitos casos, é tratável, mas para isso é fundamental ter uma mente aberta.

Reprodução Assistida

A Reprodução Assistida é um caminho que as mulheres podem utilizar para ajudá-las com a sua infertilidade. Entre em contato com um ginecologista e obstetra ou um endocrinologista reprodutivo. Ambos os médicos são especializados em saúde da mulher e tratamentos de fertilidade. Se houver uma intervenção médica que possa ajudá-la, estes seriam certamente os médicos para se consultar.

Se você não está confortável com a utilização da medicina ocidental, não hesite em entrar em contato com um acupunturista, ou médico naturopata especialista em infertilidade. Pesquisas mostram que os métodos utilizados individualmente ou juntamente com a medicina ocidental, podem fazer maravilhas para as mulheres inférteis.

Problemas de Saúde

Problemas de Saúde

Os Grupos de Apoio

Os grupos de apoio têm sido fundamentais para ajudar as mulheres a lidarem melhor com as complicações da infertilidade. Muitos grupos podem ser encontrados com uma simples busca na Internet. Existem grupos de apoio na internet também, o que faz com que as mulheres se sintam ainda mais a vontade para falarem do seu problema.

Se você não encontrar um grupo, no entanto, não tenha medo de começar um você mesma. Com as redes sociais ficou muito mais fácil encontrar pessoas com o mesmo problema que você. Procure por grupos em redes sociais ou mesmo blog. Se não encontrar, crie o seu próprio e verá como pessoas irão se identificar.

Por último, mas não menos importante, você pode sempre procurar aconselhamento profissional de um psicoterapeuta especializado em infertilidade. A infertilidade não é uma situação agradável, mas você não precisa estar completamente desamparada. Ter apoio é fundamental para superar o problema sem maiores traumas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *