Recomendação dos Médicos
Segundo profissionais especializados na área de saúde, as pessoas cometem muitos erros ao tomarem as medicações que são prescritas pelos médicos.
Eles ressaltam que para seguir as recomendações do clínico é necessário que o paciente tenha muita organização e disciplina, além do desejo de querer se curar.
Perigos da Automedicação
Segundo especialistas, um dos principais erros da pessoa que está doente e toma remédios, além da indisciplina é a automedicação. No dias atuais a população de grandes metrópoles, onde o estresse é uma situação quase constante, faz com que as pessoas sofram com dores de cabeça ou outra sensação de mal-estar, ou mesmo para curar um simples resfriado, já é motivo para que corram para as farmácias, e elas mesmas se mediquem.
Esse comportamento traz muitos riscos à saúde dos indivíduos, pois uma simples sensação de dor, pode ser um sintoma de alguma doença mais grave, e com a automedicação esse quadro clínico acaba ficando mascarado.
Não Seguir a Prescrição Médica
Um outro problema bem comum levantado pelos especialistas, é que a prescrição médica só é seguida à risca por alguns pacientes, quando eles estão sentindo dor. Com a melhora dessa sensação e a redução dos sintomas, a grande maioria das pessoas esquecem o horário exato de tomar o remédio, ou pior ainda o interrompem sem avisar ao médico.
Vale ressaltar que quando um medicamento é interrompido antes do período prescrito pelo especialista, e portanto necessário para combater o vírus ou as bactérias que estão atacando o organismo, isso faz com que esses microorganismos não sejam eliminados do corpo do paciente, fazendo com que a infeção retorne em dias ou semanas depois do início do tratamento.
Esse comportamento das pessoas faz com que certas bactérias se tornem mais resistentes aos antibióticos criados para combatê-las, agravando ainda mais o problema de saúde do indivíduo.
Postos de Saúde e Hospitais
Para alguns especialistas procurar os postos de saúde ou pronto-socorros somente para tratar uma simples gripe sem febre, não é a atitude mais aconselhável, pois acarreta uma superlotação nesses locais. Segundo eles essa procura é devida a falta de informação da população, que não sabe distinguir entre um resfriado e uma simples gripe.
Para a maioria dos especialistas, sintomas como tosse e coriza sem febre não justificam a ida das pessoas até essas unidades médicas, pois uma boa alimentação, repouso e beber muita água podem solucionar o problema.
Ingestão de Medicação Após as Refeições
Geralmente, quando o médico prescreve um remédio para ser ingerido depois das principais refeições, essa recomendação nem sempre é seguida e a pessoa toma o remédio em qualquer hora.
No entanto, os especialistas orientam que há medicamentos que são muito prejudiciais ao estômago do paciente, e por isso devem ser ingeridos conforme a recomendação para evitar futuros problemas gástricos. O mesmo acontece com os medicamentos que devem ser tomados em jejum,para que sejam melhor absorvidos pelo organismo humano.
Salete Dias