Influências Nas Decisões Tomadas

Processamento do Cérebro

Quando a pessoa recebe uma informação, dependendo de como essa questão for apresentada, pode influenciar que tipo de escolhas elas fazem depois. Segundo pesquisas conduzidas nos Estados Unidos, foi demonstrado que as pessoas podem ser condicionadas, dependendo do modo como a informação chega até ela.

Cultural

Pesquisa Realizada

Os pesquisadores conduziram uma experiência, baseada num mesmo processo operatório e seus percentuais de vida ou óbito em dois grupos de especialistas médicos.O primeiro grupo foi informado que o índice de sobrevida após a cirurgia era de mais de 90 por cento, enquanto o segundo recebeu a informação da mesma operação, de que que a incidência de óbitos era de 7 por cento. Ambas as descrições apresentaram um bom prognóstico, no entanto, os profissionais que receberam a idéia positiva de 90 por cento se dispuseram a recomendar mais aos seus pacientes aquele tipo de intervenção cirúrgica. De acordo com especialistas em análises comportamentais, as palavras morte e sobrevivência, uma negativa e outra positiva, possuem um efeito diferente para quem as ouve, pois elas tem a capacidade de modificar a motivação, às vêzes de forma inconsciente, com uma resposta automática da pessoa, dependendo da associação cerebral que o indivíduo realiza. No caso dos médicos, que estão focados na cura, na sobrevivência humana ,ele se torna mais motivado a orientar seus pacientes em procedimentos que não estejam ligado ao vocábulo morte.

Efeito Framing

Segundo dois especialistas Israelenses em ciência cognitiva e comportamental, autores desse termo efeito framing (influência nas pessoas ), realizaram várias pesquisas ao longo dos anos com esse tipo de atitude do cérebro humano, que ocorre principalmente, quando recebemos alguma informação positiva ou negativa, pois o cérebro costuma antecipar uma situação seguinte quase de forma automática. Em épocas de eleição,por exemplo, esse fator é apresentado em diferentes divulgações das pesquisas no período eleitoral, mostrando que tudo depende de como a pessoa apresenta uma determinda situação. Segundo especialistas em marketing político, a porcentagem de votos em um candidato cresce em relação ao outro, quando essas pesquisas informam a população que houve um crescimento de um deles, embora as vêzes eles estejam somente na margem de erro. Esse fato causa um grande número de interpretações, segundo ele.

Comportamento Organizacional

Emoção Maior Que a Racionalidade

De acordo com consultores de propaganda e marketing político, varios fatores são responsáveis pela contribuição do eleitor quando determina seu voto, como simpatia, ideologia ou imagem, sendo que a grande maioria deixa-se levar pelo lado emocional, ao invés do racional, apesar do argumento para o voto seguir um critério de raciocínio, a emoção influencia muito mais na hora da tomada de decisão. Segundo ainda esse especialista,as pesquisas eleitorais influenciam as pessoas da maneira como são apresentadas.

Influências Nas Decisões Tomadas

De acordo com estudiosos desse tema sobre a influência política nos cidadãos,a pesquisa ainda não está concluída, existindo bastante controvérsias a respeito. Eles concluíram que o número de indivíduos influenciados não parece ser grande, mas quando há uma disputa acirrada, esse efeito se torna mais importante. Segundo ele uma alternativa para que as pessoas não se influenciem com uma informação tendenciosa, nesse caso específico de política é conhecer mais sobre os candidatos. Na vida pessoal, o modo mais fácil de não ser uma pessoa influenciável, é construir uma personalidade sólida sabendo ouvir a todos,mas sem deixar se influenciar por opiniões alheias, principalmente se elas não estão condizentes com que a pessoa pensa e sente.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *