O Que É Obesidade Androide

Obesidade

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde do nosso mundo atual, ele atinge pessoas de todas as faixas etárias, dos sexos masculinos e femininos, no entanto, uma das maiores preocupações atualmente é que está atingindo também as crianças, em porcentagens cada vez maiores.

Muitas vezes costumamos ligar certos lugares ao fator obesidade, como por exemplo, temos o costume de associar que um grande número de obesos hoje vive nos Estados Unidos, mas a verdade é que em todos os países do nosso planeta há pessoas obesas, inclusive naqueles que sofrem com problemas de falta de alimentos e miséria.

No Brasil, segundo últimos dados analisados em pesquisas recentes, a taxa de obesidade entre as pessoas cresce a números alarmantes, os valores são cada vez maiores, chegando até mesmo a se aproximar dos valores nos países os quais tem os maiores índices de obesidade. Considerando as proporções, a quantidade da população brasileira que é obesa já passou a alguns anos dos 20% da população total.

A obesidade através de uma definição mais cientifica se trata do depósito de triglicérides nas células do corpo humano, principalmente nas células adiposas, esse acúmulo é muito agravado pela balança descompensada entre o consumo, muitas vezes excessivo de comida e energia e o gasto da mesma que não acontece na mesma proporção de consumo, assim isso tudo vai se acumulando no corpo das pessoas.

Como Medir a Obesidade

Normalmente, em um primeiro momento a obesidade pode ser medida rapidamente através do cálculo do IMC, ou seja, através do Índice de Massa Corporal de uma pessoa. Na prática há outros fatores a seres considerados, há exames hormonais que devem ser feitos, há exames de sangue, entre outros, mas para uma consulta rápida sobre o seu estado de saúde ou sobre a saúde de terceiros você pode fazer o cálculo do IMC, para consultas mais detalhadas consulte um médico especializado.

Para se fazer a conta do IMC é bem simples, basta que você pegue o seu peso atualizado, lembre-se que o peso sempre deve estar em quilogramas, e em seguida divida esse valor de peso pelo valor referente à sua altura, que deve ser utilizada em metros e ao quadrado. O resultado dessa conta deve ser inferior que o valor de 25, esse é o ideal pelo menos, uma vez que o intervalo entre 25 e 30 expressa um estado de sobrepeso, já acima de 30 é de fato um caso de obesidade, no entanto, há exceções que podem ser avaliadas com acompanhamento médico.

Medindo a Gordura Abdominal

Para medir a gordura abdominal que está relacionada ao perfil androide, temos que ir muito além do IMC e lançar mão de outras técnicas. Entre essas outras técnicas temos a medida simples da circunferência abdominal, que para as mulheres costumam ter um valor máximo normal de mais ou menos 80 centímetros, isso dependendo do continente, sim pode variar nas diferentes regiões globais, como por exemplo, no Japão o valor limite para mulheres é de 85 centímetros de circunferência, para os homens a variação é de 90 a 94 centímetros.

Medindo a Gordura Abdominal

Medindo a Gordura Abdominal

Outros métodos para se fazer as medidas da região abdominal e consultar os níveis de gordura na região, são a técnica da ultrassonografia e a técnica da medida das pregas cutâneas, além disso, tem também a aplicação da impedância que é excelente para verificar esses parâmetros.

Androide e Ginecoide

Há dois tipos mais predominantes quanto ao perfil do acumulo de gordura no corpo feminino. Temos o perfil ginecoide que consiste em um acumulo maior de gordura na região da coxa e dos glúteos, da perna em geral. Há também o perfil androide que consiste em acumulo nas partes superiores do corpo humano, desta forma a gordura se localiza principalmente na região abdominal da barriga.

Perfil Androide

Esse perfil de obesidade acontece principalmente no corpo masculino, esse acúmulo de gordura abdominal, mas não significa que não atinge as mulheres, atinge sim e muito. O grupo de mulheres afetadas pela obesidade do tipo androide normalmente é em mulheres mais velhas, principalmente após terem iniciado o período da menopausa, em contrapartida com o perfil ginecoide que atinge mais as mulheres que ainda estão em seu período reprodutivo, mas isso não é uma regra, na verdade, pode acontecer em qualquer idade, no entanto estamos citando as probabilidades.

A obesidade do tipo androide ela também pode ser conhecida por outros nomes, como obesidade central, obesidade abdominal ou até mesmo pode ser conhecida pelo termo, obesidade em forma de maça, ou apenas obesidade maça. Os lugares de acumulo estão na região do abdômen, com a gordura estando principalmente na parte intra abdominal, ou ainda nas vísceras, dentro ou em volta dela. As doenças mais associadas com esse perfil especifico de obesidade, são a diabetes de tipo 2, problemas de sono, como a famosa apneia do sono, problemas metabólicos e até mesmo o grande vilão câncer.

O Que Causa a Obesidade Androide

Um dos motivos mais relevantes é sim a obesidade que ocorre devido ao excesso de energia acumulado, em contrapartida com um gasto de energia desbalanceado, mas há outros fatores, tais como os fatores hormonais e principalmente nas mulheres essa variável influencia muito. Há outros intervenientes como a prática de fumar, o uso de medicamentos do tipo corticoide e também a ocorrência de doenças genéticas.

Riscos da Obesidade

A obesidade hoje já é uma das doenças que mais atingem pessoas no nosso planeta, por esse motivo ela já é considerada uma epidemia. A obesidade ela não causa somente um desconforto físico e social, mas também ela pode ser a causadora de outros problemas de saúde muito sérios e que só agravam o problema. Entre os problemas de saúde que estão relacionados à essa doença, podemos citar a diabetes, a hipertensão arterial, o colesterol, muitas das doenças cardiovasculares, problemas no sono e de respiração, doenças nos rins e problemas em muitos órgãos do corpo humano. As mortes ocasionadas por complicações ou agravantes da diabetes, são consideradas hoje, mortes que poderiam ser evitadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *