O que é Tosse?
Como um resultado de defesa do nosso organismo contra agentes externos indesejáveis, nosso sistema respiratório, juntamente ao nosso sistema imunológico, produz a tosse. Um movimento que produz um som, com a intenção de desobstruir os pulmões, as vias respiratórias e a garganta, eliminando mucos e secreções. Normalmente a tosse está associada a alguma doença infecciosa ou alergias, mas nem sempre é algo grave ou que precise de um tratamento com remédios.
Outros sintomas que acompanham a tosse são usados para identificar qual a doença que a criança ou o adulto tem. Alguns sintomas como a febre, dores no corpo, dificuldade de respirar, dores de cabeça, congestão nasal, etc. podem auxiliar o médico a confirmar algum diagnóstico de gripe, resfriado, ou outra infecção.
Tossir pode produzir um som mais úmido, mais seco ou áspero. Existem vários tipos de tosse. A tosse aguda, por exemplo, é eliminada em menos de duas semanas. A tosse crônica é considerada quando ela não acaba em menos de quatro semanas.
Tipos
Tosse seca: é uma das que mais incomoda o paciente, não é acompanhada de secreção. A sensação é como se o corpo quisesse eliminar algo, mas não consegue. Essa tosse normalmente ocorre em causas de rinite alérgica, faringite aguda irritativa, infecções virais, bacterianas e fúngicas. Também amigdalite; laringite irritativa, viral e bacteriana; traqueíte ou laringotraqueíte; asma; bronquite aguda; pneumonia infecciosa; ou até mesmo embolia pulmonar (e neste caso pode levar à morte se não tratar à tempo e corretamente); etc.
Tosse produtiva: neste tipo de tosse, diferentemente da tosse seca, é produzido e eliminado o muco (catarro). Este muco pode ter diferentes cores e esta cor normalmente é usada para ajudar no diagnóstico – podendo ser incolor, esbranquiçado, amarelado, esverdeado, acinzentado, avermelhado, espesso, fino, etc.
O muco produzido pela tosse produtiva é feito em glândulas que ficam abaixo da mucosa do revestimento interno das vias respiratórias, como uma maneira de defesa contra agentes externos (que podem ser patogênicos).
Tosse aguda: a tosse aguda é quando o sintoma começa repentinamente, normalmente está acompanhando outros sintomas de uma gripe ou um resfriado. OU também alguma alergia, como rinite. É considerada aguda quando persiste por menos do que três semanas.
Tosse subaguda: quando o sintoma (seja ele produtivo ou não) dura entre três e outo semanas.
Tosse crônica: neste caso, a tosse persiste por mais de oito semanas.
Tosse E Coronavírus
A tosse é um dos principais sintomas da doença que está causando a Pandemia atual. Pessoas infectadas com o novo coronavírus (o vírus SARS-CoV-2) possuem vários sintomas, a tosse é um dos principais sintomas iniciais. Por isso, os órgãos de saúde alertam para o uso de máscara de proteção, principalmente se você estiver com tosse, já que ela é a principal forma de disseminação de vírus e outros microrganismos.
Causas da Tosse
- Infecções por microrganismos nas vias aéreas
- Entrada de agentes externos (poeira, ácaros, etc.) pelas vias respiratórias
- Uso de medicamentos controladores de pressão arterial
- Rinite e sinusite alérgica
- Asma
- Enfisema pulmonar
- Bronquite crônica
- Tabagismo (incluindo fumantes passivos)
- Doença do refluxo exofágico
- Doença pulmonar intersticial
- Tumores pulmonares ou nas vias aéreas
- Infecções pulmonares
- Tuberculose
Sinais Graves – Procure Um Médico Imediatamente Nestes Casos
- Tosse acompanhada de secreção pulmonar de coloração esverdeada ou avermelhada (sangue)
- Tosse com sangramento
- Perda de peso repentina acompanhando a tosse
- Dificuldades para respirar
- Febre por mais de três dias
- Tosse com duração de mais de duas semanas
Tratamentos para Tosse
O tratamento para a tosse pode variar muito. Ele só pode ser definido e objetivo para a cura se o médico souber qual é a causa exata da tosse. Por isso o tratamento está diretamente ligado à sua causa. Pode ser por meio da administração de antibióticos, antiinflamatórios, cicatrizantes, xaropes, etc.
Porém, alguns cuidados são básicos e comum à todos os tipos de tosse:
Repouso corporal
Hidratação (ingerir mais de meio litro extra à quantidade recomendada para o seu peso)
Inalação
Lavagem nasal e das vias aéreas com soro fisiológico puro
Soluções Caseiras Eficazes Para Minimizar a Tosse
Tomilho
O tomilho é uma erva normalmente usada para temperar alimentos. Porém, ele é há muito tempo usado para curar tosses, infecções, entre outros. Na Alemanha ele é considerado um tratamento aprovado para a tosse, para infecções respiratórias, para bronquite, coqueluche, etc.
Ele possui muitos compostos que aliviam o incômodo da tosse, como os flavonóides, que tem a capacidade de relaxar os músculos da traqueia e laringe. Para usar, você pode preparar uma infusão com água fervente e duas colheres de chá das folhinhas, deixando por 10 minutos em uma xícara coberta.
Linhaça, Mel E Limão
Outro remédio caseiro que pode curar de vez a tosse é o chá de linhaça, limão e mel. Para fazer, basta ferver a linhaça até que se obtenha um gel pegajoso e adicionar, após esfriar, o limão e o mel (meio limão espremido e três colheres de mel). Para transformar em um shot mais poderoso ainda contra a tosse, você pode adicionar vinte gotas de própolis (não alcoólico, se for para crianças) e um pouco de gengibre (pode ferver um pedaço junto com a linhaça). Essa mistura vai formar um xarope que você pode manter na geladeira durante um dia e tomar uma colher de sopa (em temperatura ambiente ou pouco fria) sempre que estiver sentindo a garganta seca (ou de hora em hora).
Pimenta Do Reino
A pimenta do reino é um remédio poderoso contra a tosse. Ele possui origens bem distintas em medicinas de diferentes lugares do mundo. Na Nova Inglaterra e na Medicina Chinesa este é um alimento muito usado para tratamento de tosse de várias causas. O que explica este fato é que a pimenta estimula a circulação e também o fluxo de muco. Com isso Ela acelera o processo de eliminação do muco e junto com ele os agentes causadores da tosse, como microrganismos.
Para usar a pimenta do reino, basta fazer uma infusão. Prepare uma colher de chá para cada xícara, junte com duas colheres de mel e acrescente água fervente. Cubra inteiramente e espere a infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de tomar. Lembrando que este chá é mais indicado para a tosse produtiva, já que ele age eliminando o muco e não tem efeito positivo na tosse seca.