O Que Fazer Para Se Livrar Da Tosse?

O que é Tosse?

Como um resultado de defesa do nosso organismo contra agentes externos indesejáveis, nosso sistema respiratório, juntamente ao nosso sistema imunológico, produz a tosse. Um movimento que produz um som, com a intenção de desobstruir os pulmões, as vias respiratórias e a garganta, eliminando mucos e secreções. Normalmente a tosse está associada a alguma doença infecciosa ou alergias, mas nem sempre é algo grave ou que precise de um tratamento com remédios.

Outros sintomas que acompanham a tosse são usados para identificar qual a doença que a criança ou o adulto tem. Alguns sintomas como a febre, dores no corpo, dificuldade de respirar, dores de cabeça, congestão nasal, etc. podem auxiliar o médico a confirmar algum diagnóstico de gripe, resfriado, ou outra infecção.

Tossir pode produzir um som mais úmido, mais seco ou áspero. Existem vários tipos de tosse. A tosse aguda, por exemplo, é eliminada em menos de duas semanas. A tosse crônica é considerada quando ela não acaba em menos de quatro semanas.

Tipos

Tosse seca: é uma das que mais incomoda o paciente, não é acompanhada de secreção. A sensação é como se o corpo quisesse eliminar algo, mas não consegue. Essa tosse normalmente ocorre em causas de rinite alérgica, faringite aguda irritativa, infecções virais, bacterianas e fúngicas. Também amigdalite; laringite irritativa, viral e bacteriana; traqueíte ou laringotraqueíte; asma; bronquite aguda; pneumonia infecciosa; ou até mesmo embolia pulmonar (e neste caso pode levar à morte se não tratar à tempo e corretamente); etc.

Tosse produtiva: neste tipo de tosse, diferentemente da tosse seca, é produzido e eliminado o muco (catarro). Este muco pode ter diferentes cores e esta cor normalmente é usada para ajudar no diagnóstico – podendo ser incolor, esbranquiçado, amarelado, esverdeado, acinzentado, avermelhado, espesso, fino, etc.

O muco produzido pela tosse produtiva é feito em glândulas que ficam abaixo da mucosa do revestimento interno das vias respiratórias, como uma maneira de defesa contra agentes externos (que podem ser patogênicos).

Homem Com Tosse

Homem Com Tosse

Tosse aguda: a tosse aguda é quando o sintoma começa repentinamente, normalmente está acompanhando outros sintomas de uma gripe ou um resfriado. OU também alguma alergia, como rinite. É considerada aguda quando persiste por menos do que três semanas.

Tosse subaguda: quando o sintoma (seja ele produtivo ou não) dura entre três e outo semanas.

Tosse crônica: neste caso, a tosse persiste por mais de oito semanas.

Tosse E Coronavírus

A tosse é um dos principais sintomas da doença que está causando a Pandemia atual. Pessoas infectadas com o novo coronavírus (o vírus SARS-CoV-2) possuem vários sintomas, a tosse é um dos principais sintomas iniciais. Por isso, os órgãos de saúde alertam para o uso de máscara de proteção, principalmente se você estiver com tosse, já que ela é a principal forma de disseminação de vírus e outros microrganismos.

Causas da Tosse

  • Infecções por microrganismos nas vias aéreas
  • Entrada de agentes externos (poeira, ácaros, etc.) pelas vias respiratórias
  • Uso de medicamentos controladores de pressão arterial
  • Rinite e sinusite alérgica
  • Asma
  • Enfisema pulmonar
  • Bronquite crônica
  • Tabagismo (incluindo fumantes passivos)
  • Doença do refluxo exofágico
  • Doença pulmonar intersticial
  • Tumores pulmonares ou nas vias aéreas
  • Infecções pulmonares
  • Tuberculose

Sinais Graves – Procure Um Médico Imediatamente Nestes Casos

  • Tosse acompanhada de secreção pulmonar de coloração esverdeada ou avermelhada (sangue)
  • Tosse com sangramento
  • Perda de peso repentina acompanhando a tosse
  • Dificuldades para respirar
  • Febre por mais de três dias
  • Tosse com duração de mais de duas semanas

Tratamentos para Tosse

O tratamento para a tosse pode variar muito. Ele só pode ser definido e objetivo para a cura se o médico souber qual é a causa exata da tosse. Por isso o tratamento está diretamente ligado à sua causa. Pode ser por meio da administração de antibióticos, antiinflamatórios, cicatrizantes, xaropes, etc.

Mulher Tossindo

Mulher Tossindo

Porém, alguns cuidados são básicos e comum à todos os tipos de tosse:

Repouso corporal

Hidratação (ingerir mais de meio litro extra à quantidade recomendada para o seu peso)

Inalação

Lavagem nasal e das vias aéreas com soro fisiológico puro

Soluções Caseiras Eficazes Para Minimizar a Tosse

Tomilho

O tomilho é uma erva normalmente usada para temperar alimentos. Porém, ele é há muito tempo usado para curar tosses, infecções, entre outros. Na Alemanha ele é considerado um tratamento aprovado para a tosse, para infecções respiratórias, para bronquite, coqueluche, etc.

Ele possui muitos compostos que aliviam o incômodo da tosse, como os flavonóides, que tem a capacidade de relaxar os músculos da traqueia e laringe. Para usar, você pode preparar uma infusão com água fervente e duas colheres de chá das folhinhas, deixando por 10 minutos em uma xícara coberta.

Linhaça, Mel E Limão

Outro remédio caseiro que pode curar de vez a tosse é o chá de linhaça, limão e mel. Para fazer, basta ferver a linhaça até que se obtenha um gel pegajoso e adicionar, após esfriar, o limão e o mel (meio limão espremido e três colheres de mel). Para transformar em um shot mais poderoso ainda contra a tosse, você pode adicionar vinte gotas de própolis (não alcoólico, se for para crianças) e um pouco de gengibre (pode ferver um pedaço junto com a linhaça). Essa mistura vai formar um xarope que você pode manter na geladeira durante um dia e tomar uma colher de sopa (em temperatura ambiente ou pouco fria) sempre que estiver sentindo a garganta seca (ou de hora em hora).

Pimenta Do Reino

Pimenta Do Reino

Pimenta Do Reino

A pimenta do reino é um remédio poderoso contra a tosse. Ele possui origens bem distintas em medicinas de diferentes lugares do mundo. Na Nova Inglaterra e na Medicina Chinesa este é um alimento muito usado para tratamento de tosse de várias causas. O que explica este fato é que a pimenta estimula a circulação e também o fluxo de muco. Com isso Ela acelera o processo de eliminação do muco e junto com ele os agentes causadores da tosse, como microrganismos.

Para usar a pimenta do reino, basta fazer uma infusão. Prepare uma colher de chá para cada xícara, junte com duas colheres de mel e acrescente água fervente. Cubra inteiramente e espere a infusão por 10 a 15 minutos. Coe antes de tomar. Lembrando que este chá é mais indicado para a tosse produtiva, já que ele age eliminando o muco e não tem efeito positivo na tosse seca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *