Os Benefícios da Terapia Psicológica

A terapia psicológica ou psicoterapia consiste em uma série de técnicas para o tratamento da saúde mental, emocional e algumas doenças psiquiátricas. A psicoterapia ajuda o paciente a compreender o que deixa feliz ou ansioso, bem como o auxilia a aceitar os seus pontos fortes e fracos.

Na terapia psicológica as pessoas podem identificar seus sentimentos e modos de pensar para que consigam lidar melhor com eles em situações difíceis. Simplesmente, a psicoterapia visa aliviar o sofrimento psicológico através da fala do paciente com seu psicoterapeuta, ao invés de ingerir somente medicamentos.

Como Funciona a Terapia Psicológica?

A terapia psicológica ou psicoterapia é comumente usada para ajudar a resolver problemas psicológicos que se acumularam ao longo dos anos do indivíduo. Ela só funciona se uma relação de confiança for construída entre o paciente e o psicoterapeuta.

O tratamento pode continuar por vários meses e até mesmo anos. A psicoterapia pode ser praticada somente com um paciente, em pares, e até mesmo em grupos. Geralmente, as sessões ocorrem uma vez por semana, de acordo com a necessidade da pessoa, e dura cerca de 50 a 60 min.

Tipos de Psicoterapia

Algumas pessoas acreditam que a psicoterapia é baseada somente em falar com o psicoterapeuta ou grupo de pessoas com problemas semelhantes. Existem formas de psicoterapia que também utilizam outras formas de comunicação, incluindo a escrita, arte, teatro, história narrativa ou música.

As sessões terapêuticas acontecem dentro de um encontro estruturado entre um psicoterapeuta qualificado e um paciente ou um grupo. A base teórica da psicoterapia começou no século XIX com a psicanálise, e desenvolveu-se significativamente desde então.

Formas de Atuação do Psicoterapeuta

Um psicoterapeuta pode ser um terapeuta de casal, e da família, ou somente atender somente um individuo, e pode atender crianças, jovens ou adultos, conforme sua especialização. Um terapeuta psicanalista pode ser graduado em psicologia ou psiquiatria.

Um dos principais problemas da psicoterapia, de acordo com especialistas, é que o cliente deixa de vir às sessões. Estudos científicos revelam que quando os pacientes fazem psicoterapia para problemas relacionados à depressão muitos deles acabam desistindo, se não houver a interação com os medicamentos antidepressivos.

Os psicólogos geralmente tentam reduzir angústia do indivíduo como resultado de problemas de relacionamento humano, e não como resultado de um distúrbio particular. Um psicólogo especializado em psicoterapia, geralmente considera o contexto mais amplo das relações dentro de uma família ou no trabalho.

Sessões

Sessões

Os psiquiatras tendem a ter uma abordagem mais voltada para a saúde mental e estão mais inclinados a prescrever medicamentos para aliviar o problema apresentado pelo paciente. Esta é uma diferença entre a abordagem geral de um psicólogo e de um psiquiatra, no entanto, há muitos psiquiatras que também utilizam a psicoterapia.

Muitos psicólogos comentam que as abordagens médicas costumam ver angústia como um sintoma de uma doença da mesma forma que eles veem um sinal ou sintoma de problemas físicos, doenças e condições. Portanto, um psiquiatra ou talvez um neurologista irá vincular um diagnóstico de, por exemplo, o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), depressão, com a prescrição de medicamentos específicos, bem como possíveis intervenções psicológicas.

Muitos estudos têm demonstrado que os tratamentos mais eficazes para doenças mentais e distúrbios psicológicos, especialmente a depressão, envolvem uma combinação de ambos os medicamentos e psicoterapia. Estas pesquisas demonstraram que uma combinação de psicoterapia e medicamentos antidepressivos parece ser o tratamento mais eficaz para indivíduos portadores de depressão.

O Que a Psicoterapia Trata?

A psicoterapia pode ser utilizada para o tratamento de vários problemas diferentes. Alguns sozinhos, e outros em combinação com alguns medicamentos. Os mais comuns são: depressão; ansiedade; distúrbio pós-traumático; baixa autoestima; transtorno de ansiedade, incluindo fobias;

crises emocionais; problemas conjugais; conflitos familiares; transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos de personalidade; alcoolismo; vício em drogas; problemas decorrentes do abuso de crianças; problemas comportamentais; transtorno bipolar (em combinação com drogas); esquizofrenia (em combinação com drogas).

Quais São os Benefícios da Psicoterapia?

Segundo especialistas, o mais importante na psicoterapia é o sucesso do cliente, e não o do terapeuta. Participar de uma psicoterapia oferece uma série de benefícios para o paciente. Geralmente é útil ter alguém que realmente o compreenda.

A terapia pode dar ao indivíduo uma nova perspectiva sobre um problema difícil e direcioná-lo para uma solução. A maioria dos pacientes vai dizer que os benefícios da psicoterapia incluem:

  • – Ser capaz de compreender melhor a si mesmo e seus objetivos pessoais e os valores;
  • – Desenvolver habilidades cujo objetivo é melhorar os relacionamentos interpessoais;
  • – A psicoterapia pode auxiliar o paciente a superar alguns problemas, como um transtorno alimentar, depressão ou ansiedade;
  • – A obtenção de uma solução para os problemas e preocupações é que fazem o paciente solicitar uma psicoterapia.

Quais São As Desvantagens de Psicoterapia?

  • – Alguns clientes podem achar que os resultados do tratamento estão provocando mudanças emocionais e de comportamento que não esperavam, ou não queriam.
  • -Algumas pessoas não gostam de ter que reviver os eventos desagradáveis de suas vidas (nem todas as técnicas de psicoterapia pedem ao paciente para fazer isso).

Alguns Tipos de Psicoterapias

Terapia Comportamental

Este tipo de terapia se concentra em ajudar o cliente a compreender como mudar a sua / seu comportamento pode levar a mudanças na forma como eles estão se sentindo. Simplificando, a terapia de comportamento visa substituir respostas comportamentais indesejáveis pelas desejáveis.

Terapia Cognitiva

Simplificando, a terapia cognitiva é a forma como o indivíduo pensa o mundo, afeta o modo como ele se sente emocionalmente. O foco da terapia cognitiva é em nosso atual pensamento, comportamento e comunicação, em vez de olhar para o passado.

Terapia Familiar

Simplificando, a terapia familiar identifica padrões familiares que contribuem para a desordem de comportamento ou doença mental, ajudando os membros da família a romper com velhos hábitos e padrões.

Terapia Interpessoal

Em termos mais simples, a psicoterapia interpessoal enfoca o relacionamento do cliente com os familiares e colegas, da forma como o cliente vê a si mesmo / mesma. Ela explora questões de relacionamento com outras pessoas. O objetivo é ajudar o paciente a identificar e modificar problemas interpessoais, e entendê-los para gerenciar problemas de relacionamento.

Terapia de Grupo

Na terapia de grupo há geralmente entre 6 a 12 pessoas e um psicoterapeuta em uma sessão. Todos os clientes têm problemas relacionados. Os indivíduos se beneficiam do terapeuta, e também observando como outros pacientes sofrem e respondem aos comentários feitos com os problemas relatados no grupo. Receber feedback de outras pessoas com problemas relacionados com os seus dá uma perspectiva diferente ao paciente, e é frequentemente útil no desencadeamento de melhoria e mudança pessoal.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *