O Que É A Dengue Ns1?

Dengue e o NS1

A dengue é uma das doenças que mais fortemente está presente no território brasileiro, ano após ano nós escutamos falar sobre ela principalmente quando o verão vai se aproximando, essa época é quando as campanhas de informação e prevenção se tornam ainda mais intensas e também os casos se tornam mais constantes, infelizmente. Isso acontece principalmente porque uma das questões chave para a ocorrência do mosquito da dengue é justamente a água, a ocorrência de água que se acumula em locais como vasos, baldes, pneus velhos, etc, que podem estar nas ruas ou então dentro da casa das pessoas.

O verão acaba sendo a estação mais propicia de ocorrência para os casos de dengue, justamente porque em um país tropical como o Brasil, a estação de chuvas é o verão, sendo assim é quando o tempo é mais propicio a ocorrência de acumulo de águas, o que por sua vez se torna o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que é o vetor de transmissão da dengue. Se você ainda não sabe, esse mosquito pode estar infectado ou não pelo vírus da doença, portanto, pode sim acontecer de ele aparecer na sua casa sem que ele esteja contaminado, mas por via das dúvidas é melhor não arriscar não é mesmo? A prevenção sempre foi e continua sendo o melhor remédio que podemos usar e aplicar em nossas vidas.

A dengue pode ser de 5 tipos diferentes, sendo que alguns deles são muito mais comuns, enquanto outros são bem mais raros de acontecer, no Brasil até a atualidade já foram registrados no total 4 tipos de dengue, sendo que um apenas não apresentou casos aqui até os dias de hoje. Os tipos de dengue que já atingiram nosso território são os tipos 1, tipo 2 e tipo 3, sendo que o tipo 4 é comum de acontecer em outros países da América do Sul e da América Central, como em Porto Rico e só mais recentemente apareceu em nosso território, enquanto que o tipo 5 é mais comum na Ásia, em especial na Malásia.

Dentre os tipos de dengue que ocorrem no Brasil, ao que tudo indica, de acordo com dados médicos e pesquisas divulgadas, o tipo que tem uma maior probabilidade de causa dengue em estado e quadro clinico mais grave é o tipo 3, no entanto, a dengue de modalidade 1 é que pode se espalhar com maior facilidade e causar pontos com grande número de ocorrências, ainda que ela seja a que menos apresenta casos graves da doença. É importante mencionar também que todos os tipos de dengue podem se tornar graves, assim como também podem ser de apresentação de sintomas básicos ou até mesmo assintomáticos, isso mesmo muita gente pode até ter tido dengue, mas nunca soube porque não chegou a desenvolver sintomas.

Mosquito da Dengue

Mosquito da Dengue

A pergunta a se fazer agora é se você sabe exatamente quais seriam esses sintomas da dengue, se a sua resposta foi negativa não se preocupe pois vamos falar um pouco mais sobre eles agora. Normalmente o primeiro sintoma a aparecer em um paciente com dengue é a febre alta, ou seja, acima de 39 graus, essa definitivamente é a primeira indicação, até porque não é comum que alguém apresente essa característica do nada. O ponto é que essa febre dificilmente vem sozinha, pelo contrário, logo após o seu aparecimento é comum que venha todo o combo da doença, como a dor de cabeça, a dor no corpo todo, a dor atrás dos olhos, a tontura, falta de apetite e alguns casos podem até aparecer alguns pontos vermelhos na pele das pessoas, não sendo esse sintoma tão comum quanto os outros, esses sintomas indicados definem o quadro da chamada dengue clássica, que apesar de ser bem chatinha e dolorida ela não é grave.

A dengue hemorrágica por sua vez pode ter todos os sintomas da dengue comum (clássica) descrita acima, com a diferença que após alguns dias esses sintomas se modificam, assim mudando para um quadro mais grave da situação, que pode contar com sangramentos, pressão baixa, taquicardia e até mesmo perda de consciência, no menor sinal de alguns desses sintomas deve-se ir ao médico imediatamente, para que o tratamento seja feito o mais rápido possível. Mesmo nos casos de dengue menos graves, nos quadros mais “comuns” é indicado ir ao médico também, para que ele faça pelo menos uma avaliação básica da sua saúde e se será preciso complementar o seu tratamento com algo especifico. Após dito tudo isso, agora você pode perguntar, mas o que é o tal do Ns1?

NS1 e a Dengue

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o termo Ns1 não define um tipo de dengue, até porque a dengue do tipo 1 é conhecida pelo termo DEN – 1 e não por Ns1. Agora vamos explicar o que de fato é então essa abreviação. Ns1 é o nome de uma proteína que está no corpo humano quando este está infectado com a dengue, ou melhor dizendo, é o nome de uma glicoproteína que tem por característica aumentar drasticamente em concentração conforme a evolução da doença na pessoa infectada pela dengue, ao passo que ela cai em concentração após o corpo humano começar a produzir os anticorpos ao vírus, não se sabe ainda nos dias de hoje o porquê da Ns1 se comportar dessa forma durante o quadro da doença e também não se sabe exatamente que papel ela tem em meio aos sintomas da dengue.

A ns1 é detectada através de exame, que tem o nome geral de exame antígeno da dengue, ele no caso deste ser feito antes da ocorrência dos anticorpos, para essa detecção o exame indicado, mais especificamente falando em relação aos nomes, pode ser a imuno cromatografia ou o exame imuno enzimático, a escolha entre eles vai depender muito do estágio dos sintomas, da pressa em se determinar um diagnóstico, etc. Afinal a imuno cromatografia é uma espécie de teste rápido, que fica pronto em um período de 2 horas mais ou menos e de resultado não tão confiável assim, é uma questão de saber qual teste está disponível na unidade de saúde no momento e qual a importância maior para o seu quadro de saúde, se é saber rápido ou se é saber de forma mais precisa.

Mosquito da Dengue Picando uma Pessoa

Mosquito da Dengue Picando uma Pessoa

O seu resultado ( da imuno cromatografia) pode ser usado sem problemas, no entanto, ele vai falhar em uma porcentagem de casos maior do que o exame imuno enzimático, que é muito mais detalhado e que analisa o organismo de forma mais sensível, assim o resultado demora por volta de 3 dias para sair, sendo que em alguns casos até mais, mas a sua precisão é bem grande e seu resultado altamente confiável, ambos analisam as concentrações e níveis de Ns1 no organismo humano. É válido dizer que pesquisas clinicas e cientificas indicam que o pico dessa glicoproteína acontece em maior concentração por volta do terceiro dia de sintomas da dengue, ou melhor, por volta do terceiro dia de febre alta, o exame realizado neste dia tem uma probabilidade muito maior de demostrar o real quadro da doença no seu corpo, sendo do primeiro ao terceiro dia o período mais correto para fazer o exame, lembrando que os dois métodos mencionados só podem ser aplicados até no máximo 7 dias depois do aparecimento de sintomas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *