Por que a Insulina Engorda? Como Evitar?

A Insulina

A insulina é um hormônio naturalmente produzido e secretado no nosso organismo pelo pâncreas. Ela tem o papel de captar todo o carboidrato que nós ingerimos e digerimos na forma de glicose, para então levar para a corrente sanguínea e ele ser absorvido pelas células de todo o corpo. Depois de absorvido esse carboidrato será convertido em energia na forma de ATP. O ATP é a molécula capaz de dar energia para que nosso corpo realize praticamente todas as suas funções metabólicas.

Então sem a insulina é impossível ter energia e viver. Por isso, este hormônio é essencial. Entretanto, ele pode causar alguns problemas também. Se a pessoa tem o hábito de ingerir uma quantidade muito grande de carboidratos, não vai ser uma quantidade muito grande de insulina que vai resolver essa situação. As células possuem um limite de glicose e mais do que isso, causa o que chamamos de pico de insulina. Com o pico de insulina o corpo entende que é necessário estocar a energia. E ele faz isso em forma de gordura. A insulina entende então que a energia deve vir, essencialmente, dos carboidratos. E toda a gordura é estocada e não utilizada mais como forma de energia. Outro problema é a resistência à insulina, onde o corpo não consegue mais responder à insulina e aí o carboidrato não é mais absorvido. Este é o diabetes tipo 2.

Outras pessoas, por outro lado, nascem sem a capacidade de produzir insulina, ou desenvolvem esse problema logo na infância. Este é o diabetes tipo 1. Neste caso, especialmente, a pessoa deverá ser tratada de imediato, com o uso de insulina injetável.  Pois de nenhuma outra maneira ela conseguirá energia para manutenção do metabolismo. A diabetes não tem cura, mas pode ser controlada. O uso da insulina artificial, assim como a insulina natural, não deve ser para compensar a alimentação descontrolada de carboidratos.

Porque a Insulina Engorda?

Algumas pessoas acham, e inclusive, percebem que a insulina causa aumento de peso, mas será que a insulina injetável realmente pode causar este efeito de aumento de peso? Muitos pacientes com diabetes percebem que depois de iniciarem o seu tratamento com insulina, começam a engordar. Isso pode acontecer nos dois tipos de diabetes, tanto o tipo 1 quanto o tipo 2.

Quando o paciente tem diabetes, principalmente no caso da diabetes tipo 2, o paciente perde muito peso e não sabe o motivo. Isso acontece porque toda a energia que ele recebe em forma de alimento, que é conseguida com a glicose (ingestão de açucares, carboidratos no geral) não é absorvida pelo corpo – isso porque quem faz o papel de captar a glicose e levá-la para dentro das células pela corrente sanguínea. Mas na diabetes, tanto no caso da diabetes tipo 1, quanto no caso da diabetes tipo 2, isso não acontece. Então a pessoa perde peso porque o que ela come não é absorvido e não é gerada energia.

Quando se inicia o tratamento com a insulina, o corpo volta a receber a glicose em suas células, já que agora ele tem o hormônio capaz de fazer isso. E então, o paciente recupera todo o peso perdido e muitas vezes ele ganha mais peso. Mas isso é apenas o resultado que seria observado normalmente, é o corpo recebendo a energia necessária. Se o paciente está com o peso aumentando descontroladamente isso não deve ser associado ao uso de insulina, mas sim a uma dieta desregulada. A alimentação deverá ser controlada, com ingestão de macronutrientes em quantidades corretas para que o peso seja controlado.

Como Evitar o Ganho de Peso com a Insulina?

É importante lembrar que a insulina injetável funciona exatamente da mesma forma como a insulina natural produzida pelo pâncreas. Ou seja, se a pessoa tem uma alta ingestão de açúcares na dieta, se alimenta com muito carboidrato simples, ele vai precisar compensar essa ingestão com uma dose alta de insulina injetável. O resultado disso é o mesmo, irá gerar um pico de insulina no corpo e isso causará um acúmulo de energia em forma de gordura no corpo, então a pessoa engorda. O uso da insulina não deverá ser como forma de compensação de uma dieta rica em carboidratos simples.

Para evitar o ganho de peso com a insulina é simples, basta ingerir quantidade correta de macronutrientes. Controle a quantidade de doces, pães, massas, bolos, etc. Além disso, o ideal é que seja feita a prática de exercícios físicos diariamente. Pelo menos três vezes na semana, na verdade. Praticar exercícios físicos, principalmente se for associado o treinamento com peso com o exercício aeróbico e cardiorespiratório, faz com que o corpo tenha menos picos de insulina. O resultado é um controle melhor do peso, menos acúmulo de gordura nos tecidos e menos necessidade de ingerir carboidratos descontroladamente.

Insulina Para Ganhar Massa ou Perder Peso

Muita gente vem dizendo, na internet, que a insulina pode ser usada para objetivos de ganhar massa ou perder peso. Muitos influenciadores digitais, blogueiros, coachs, etc. Isso é errado e não é verdade. Não há nenhum estudo ou pesquisa que mostre alguma eficácia ou segurança no uso da insulina para estes fins.

A injeção de hormônios só deve ser indicada por um profissional especializado, que neste caso se trata de um nutricionista ou um médico especialista. A insulina só deve ser indicada para pacientes diabéticos. Não há segurança em injeção de insulina em pessoas saudáveis (sem diabetes).  Se a insulina for usada sem necessidade ou além do necessário poderá ser causado um coma hipoglicêmico, que é uma situação de socorro imediato senão poderá ser levado à morte.

Se você pretende perder peso, emagrecer ou ganhar massa, não é com a ingestão de medicamentos ou injeção de hormônios que isso será conseguido. A única maneira de conseguir estes resultados é com o acompanhamento de um nutricionista e um profissional de educação física.

O nutricionista irá te recomendar uma dieta baseada nos seus objetivos. Essa dieta deverá ser seguida com associação à prática de exercícios físicas que também será indicada e acompanhada por um profissional qualificado, e ela será baseada nos seus objetivos,s eja emagrecimento ou ganho de massa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *