Problemas de Saúde Provocados pelo Trânsito

Grandes Centros Urbanos

Problemas de Saúde Provocados pelo Trânsito

Problemas de Saúde Provocados pelo Trânsito

Nas grandes metrópoles é comum as pessoas enfrentarem, todos os dias, grandes congestionamenos de veículos.De acordo com especialistas,os constantes congestionamentos ,ou um trânsito complicado, podem trazer problemas de saúde nas pessoas, sendo que os mais comuns são, o estresse,as dores de cabeça e musculares e crises respiratórias.

Trânsito Congestionado

De acordo com profissionais especializados,quando há congestionamentos, em que a pessoa perde muito tempo dentro do veículo, o ideal é fazer alguns exercícios,como abrir e fechar as mãos, esticar os braços para cima,e fazer um movimento giratório com os pés por várias vêzes. Esses pequenos movimentos,podem ajudar às pessoas nas dores musculares, além de conseguir aliviar um pouco o estresse.

Dados Estatísticos

DENATRAN

DENATRAN

Segundo dados do DENATRAN( Departamento Nacional de Trânsito) em média cento e sessenta e cinco mil veículos, surgiram em média nos últimos dez anos. Esses índices apontam para um crescimento na frota de cerca de cento e três por cento, que foi bem maior do que o crescimento da população no mesmo período,segundo o IBGE.

Essa falta de equivalência entre as pessoas, o espaço físico, e os carros adquiridos por elas, fez com que o problema de congestionamentos se expandisse para as principais capitais do Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Meio Ambiente, foi identificado um nível de poluição dos veículos, acima dos padrões seguros que são informados pela OMS (Organização Mundial de Saúde),nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.

Principais Problemas de Saúde

Segundo especialistas, alguns problemas sérios de saúde podem acometer as pessoas que passam muitas horas dentro de um carro parado, por causa de congestionamentos.Entre alguns estão: As dores musculares, lombares ou cervicais; os problemas de circulação sanguínea; dores de cabeça, estresse e problemas respiratórios.

Dor na Coluna

Veículos

Veículos

Ao contrário do que muitos pensam, o fato de ficar em pé em filas, a espera do ônibus, é menos prejudicial para a coluna do que ficar horas sentadas dentro do carro. Os especialistas advertem que ficar sentado por mais de uma hora, é tempo suficiente para a pessoa desenvolver dores cervicais e lombares. Por isso, é necessário fazer pequenos exercícios, como esticar os braços, como se estivesse se espreguiçando, pois isso ajuda a alongar o corpo, evitando possíveis problemas crônicos.

Alongamento para Aliviar o Estresse no Trânsito

Após um dia de trânsito congestionado,fazer alongamento é fundamental para compensar a pressão causada nos músculos, articulações e na coluna, provocando dores e desconforto. O alongamento deve acompanhar todas as atividades que as pessoas costumam fazer, como forma de prevenir possíveis lesões, e problemas de saúde causados pelo estresse de ficar sentado por muito tempo dentro do veículo, por causa do trânsito congestionado.

Especialistas informam que, estirar as fibras musculares, torna o corpo da pessoa mais flexível, relaxando os músculos, aliviando as tensões e ativando a circulação sanguínea. No entanto, a pessoa deve ter cuidado com o limite do estiramento para que não haja lesão. O alongamento serve para auxiliar às pessoas a sentirem um alívio e prazer, depois de uma forte sensação de estresse provocado pelo trânsito.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *