Síndrome Fictícia Goldfield

A síndrome Goldfield é uma síndrome fictícia criada para o filme “Como se fosse a primeira vez”, em inglês “50 First Dates”. É um filme americano que foi lançado em 2004 e é do gênero comédia romântica e foi dirigido por Peter Segal. Essa síndrome aparece no filme como uma doença que causa a perda da massa encefálica devido a traumas, na região temporal. O paciente portador da síndrome tem dificuldade em anexar a sua memória de curto prazo à memória de longo prazo. Levando em consideração que esta anexação é feita durante o sono, o paciente portador da síndrome de Goldfield perde, todos os dias, sua memória de curto prazo.

Doença

Personagem

No filme a personagem Lucy (Drew Barrymore), sofre um acidente de carro, isso faz com que ela tenha uma lesão no cérebro e ela perde a capacidade de reter a memória de curta duração. Lucy consegue lembrar somente dos fatos ocorridos anteriormente ao acidente, e os fatos que passam a ocorrem após o acidente só permanece em sua memória até ela dormir. Assim, quando ela acorda não consegue se lembrar de nenhum fato ocorrido anteriormente e dessa forma ela sempre revive o mesmo dia, sem perceber que isso ocorre. Lucy no filme tem a Síndrome de Goldfield e essa perca da memória diariamente é uma característica da doença. Após o lançamento do filme, muitas pessoas ficaram curiosas a respeito dessa Síndrome e procuraram saber a respeito, sobre suas causas, tratamento e etc. Mas a realidade é que é uma doença fictícia que foi criada para o personagem Lucy do filme “Como se fosse a primeira vez”, e isso causou um pouco de quebra de expectativa da população que acreditava que essa doença fosse verdadeira.

Raras

O Filme

Esse filme foi um grande sucesso, por se tratar de uma história do gênero comédia romântica, e também por apresentar uma Síndrome que apresenta sintomas diferentes e por todos esses aspectos ganhou alguns prêmios e indicações como: Em 2004, venceu na categoria de Melhor Equipe (Adam Sandler e Drew Barrymore), e foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Adam Sandler) e Melhor Atriz (Drew Barrymore). Em 2005, venceu na categoria de Favorite On-Screen Chemistry (Adam Sandler e Drew Barrymore), venceu na categoria de Ator Favorito (Adam Sandler), e foi indicado na categoria de Atriz Favorita (Drew Barrymore).

Síndrome de Goldfield

A Repercução da Sindrome Goldfield

Essa doença que foi criada para o filme americano teve uma grande repercução por se tratar de uma Síndrome que não era conhecida, e muitos por acreditar que ela fosse verdadeira começou a pesquisar e descobriu-se que ela não existia. A partir dai, criaram-se blogs, comunidades e até mesmo sites para que se pudesse haver um bate bapo, uma troca de idéias sobre a ficticia doença.

Por: Érica Ap. Gomes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *