Mulheres Histerectomizadas
Segundo especialistas, o tratamento à base de hormônio estrógeno só deve ser feito em mulheres que fizeram a remoção do útero por algum motivo, procedimento conhecido como histerectomia, pois o uso desse hormônio pode aumentar as chance da mulher desenvolver um tumor no endométrio.
Os profissionais especializados recomendam às mulheres que preservaram o útero, fazerem um tratamento combinando o hormônio progestina ao estrógeno, para reduzir possíveis riscos de câncer de mama.
Vale ressaltar que as células cancerosas não são estáticas, pois estão sempre em movimento, se modificando e reagindo ao meio em seu redor. De acordo com alguns cientistas, seria como um pequena seleção natural, em que as células expostas a um agente se modificariam para conseguir resistir a ele. Talvez por esse motivo, algumas mulheres sejam resistentes a determinados tratamentos, pelas constantes mutações dessas células.
De acordo com um recente estudo científico, se as mulheres fizerem uso do estrógeno somente por um curto período, não precisam temer o risco de câncer de mama. No entanto, os fatores de risco, como histórico familiar e outros, devem sempre ser levados em consideração na prescrição do hormônio estrógeno.