Conheça os oito distúrbios que podem acometer as pessoas
Antissocial
A pessoa com esse transtorno geralmente é conhecida como psicopata ou sociopata, mas segundo especialistas estão não são termos corretos para se referir ao problema. Isto porque o termo “psicopata” é normalmente associado com “serial killer”, o que não corresponde à realidade na maioria dos casos.
O problema consiste em ter propensão à agressividade, e falta de limites morais – o sujeito não enxerga problema em agir de forma incorreta para obter vantagens.
O grande problema com quem possui este tipo de distúrbio é que a pessoa dificilmente muda suas atitudes, mesmo que seja punida.
Ansioso
Este distúrbio não se trata de uma ansiedade comum, que acomete todas as pessoas em determinado momento. O problema é grave é faz com que a pessoa esteja permanentemente apreensiva e insegura, sentindo-se inferior e com medo de todas as situações que precisa enfrentar.
Pessoas com este problema costumam ter problemas para se relacionar, e por isso tentam ser aceitas a qualquer custo.
Histriônico
Esta palavra difícil define o histérico, que sempre quer estar no centro das situações e ser notado em tudo que faz. Pessoas assim costumam abusar da manipulação, são extremamente exigentes e instáveis. São também egoístas e fazem de tudo para alcançar seu objetivo – normalmente ser notado.
Borderline
Este tipo de pessoa é imprevisível e pode ter ataques repentinos de fúria. É comum que esse transtorno seja acompanhado por transtornos de imagem e a pessoa também pode possuir comportamento autodestrutivo.
Obsessivo-compulsivo
É aquele perfeccionista ao máximo, como o personagem Sr. Monk, do seriado investigativo.
A pessoa com este distúrbio sente dificuldade em realizar alguma tarefa fora do previsto em ordem ou forma diferente da que está acostumado. Embora sejam confundidas, a doença não é a mesma coisa que TOC – Transtorno obsessivo compulsivo, que é bem mais grave.
Esquizóide
Pessoas com este distúrbio ficam mais isoladas, possuindo poucos laços afetivos. Prefere atividades solitárias.
Dependente
Este tipo sofre só com a idéia de ser abandonado. Por isso, acha que é uma pessoa incompetente, sem atrativos e fraca. Como tem essa visão de si mesmo possui dificuldades em enfrentar desafios e alterações de rotina, e acaba ficando submisso às pessoas para que elas não o abandonem.
Paranóide
O paranóide é a pessoa que enxerga em tudo um desafio pessoal – insultos, brincadeiras ou qualquer fato isolado assume uma proporção gigantesca para ele.
Além de ver problema em tudo interpreta situações de forma incorreta, vendo ataques pessoais em atitudes inocentes – é do tipo que sempre acha que está sendo traído pelo companheiro.
A paranóide não é a mesma coisa que paranóia, pois a primeira é um distúrbio de personalidade e a segunda, uma séria doença.