Tipos de Vírus

O Que é um Vírus?

O nome vírus vem do latim e significa veneno ou toxina. São seres extremamente pequenos, possíveis de ver somente com microscópio, que não possuem organização celular, metabolismo próprio e também não podem se reproduzir se não tiverem uma célula hospedeira. São formados por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que pode ser DNA, RNA ou os dois juntos, as proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. . São chamados parasitas intracelulares obrigatórios, dentro das células hospedeiras eles obtêm aminoácidos, ribossomos e outras substâncias que tornam possível a sua multiplicação em milhares de novos vírus, essa  é a “função” deles como organismo, gerar outros vírus, esse processo pode durar desde algumas poucas horas até vários dias. Quando o vírus se encontra dentro da célula ele começa a interferir no seu funcionamento, o que provoca doenças no ser que ele esta habitando. O tipo de célula que o vírus vai infectar é determinada pelas proteínas virais dele, geralmente cada vírus infecta um grupo restrito, existem vírus que infectam apenas fungos, denominados micófagos, os vírus de bactérias, denominados bacteriófagos, os que infectam plantas, denominados vírus de plantas,e os que infectam animais denominados vírus de animais.

Tipos de Vírus

Os vírus podem ser:

  • adenovírus
  • retrovírus
  • arbovírus
  • citomegalovírus.

Adenovírus

Os adenovírus são vírus de DNA, existem cem serotipos (cada um responde a um tipo de anticorpo) sendo quarenta e nove deles capazes de causar doenças infecciosas para o homem. Normalmente causam doenças respiratórias, como resfriado comum, mas também causam doenças como a conjuntivite, bronquite, pneumonia. Em crianças pode causar doenças no trato intestinal. Os adenovírus são geralmente adquiridos por meio do contato com secreções, ou por contato com um objeto tocado por uma pessoa infectada, nesse caso eles podem sobreviver por muitas horas, pode ser transmitido também pelo ar, ou pela água. As doenças causados por vírus geralmente são curadas cem por cento, com exceção de alguns casos raros de pneumonia, principalmente em crianças. Entre as doenças já citadas ele também pode causar ceratoconjuntivite, gastrenterite, cistite,  faringite, febre faringoconjuntival, amigdalite, otite média e queratoconjuntivite.

O diagnostico geralmente é dado por se encontrar o vírus em secreções respiratórias e oculares e frequentemente de fezes e urina. O tratamento é sintomático e de suporte, para prevenir que o vírus se espalhe os médicos que vão cuidar do paciente infectado devem trocar de luvas e lavar as mãos sempre que o examinar, e esterilizar os objetos que foram usados. Existe uma vacina para alguns dos tipos de vírus (o 4 e o 7), de via oral, mas essa não está disponível para a população gratuitamente.

Retrovírus

Os retrovírus são vírus de RNA, foi o primeiro grupo de vírus descoberto pelo homem. O retrovírus mais conhecido é o HIV. Na família do retrovírus existem sete tipos, alguns deles causam doenças em galinhas e camundongos e tem também os que causam doenças nos homens, as doenças causadas são a aids, e alguns tipos de câncer. Eles produzem infecções latentas e persistente nas células hospedeiras, eles passam um tempo sem exibir assintomáticos, até que a doença comece a apresentar sintomas. O vírus da HIV pode ser contraído em relações sexuais sem proteção, por contato de feridas com sangue de uma pessoa infectada, seringas infectadas, ou de mãe para filho. Já os causadores de câncer causam oncogenes, que induz a célula hospedeira a se dividir descontroladamente, o que origina tumores.

O diagnóstico é dado por exames laboratoriais, por terem sinais clínicos diferenciados e podem ser associados a outras doenças. Esse tipo de vírus sofre muitas mutações, o que possibilita que ele infecte o hospedeiro mais de uma vez e não seja combatida, e também dificulta a criação de um composto terapêutico eficiente no seu combate. O tratamento depende da doença causada, no caso do HIV não há cura.

Arbovírus

Os arbovírus são vírus de RNA, o nome deve-se ao fato deles ficarem armazenados no corpo de artrópodes, como mosquitos, muitas vezes sem causar dano ao animal hospedeiro. São cerca de cinquenta serotipos que causa doenças em humanos. São causadores de doenças como a dengue, febre zika, rubéola, febre amarela, Chikungunya, Febre do Aropouche, febre de mayaro. Muitos desses vírus tem como hospedeiro inicial animais silvestres, como macacos, porcos, os mosquitos picam esses animais e adquirem a doença, que ao picar o ser humano esse também é infectado. O vírus da dengue é o que mais causa doença em humanos no Brasil, é o arbovírus mais espalhado, encontrando-se em diversas partes do mundo, tanto áreas tropicais como subtropicais, onde aproximadamente 3 milhões de pessoas estão em risco de infecção.

O diagnostico laboratorial dessas doenças pode ser realizado com amostras de sangue, muitos desses vírus apresentam sintomas parecidos, como febre, dor de cabeça, enjoos e manchas avermelhadas pelo corpo, para distinguir é preciso fazer o exame. O tratamento é dado após descobrir qual o tipo de vírus, com medicamentos para melhorar os sintomas, esses vírus tem vida curta no organismo, causando apenas infecções agudas. O meio mais fácil de prevenir é não possibilitar a reprodução dos mosquitos que transmitem a doença, além de ser importante o uso de repelente.

Citomegalovírus

É o único vírus que possui DNA e RNAm, é causador de febre baixa até doenças digestivas graves, que acabam por comprometer o aparelho digestivo, sistema nervoso, central e retina. O citomegalovírus nunca abandona o corpo do hospedeiro, permanece e em qualquer baixa imunidade pode reativar a infecção. Causa a citomegalomononucleose, que pode causar dor de garganta, febre e aumento do figado e do baço. A transmissão pode ser por via respiratória, transfusão de sangue, por via sexual, de mãe para filho e em casos mais raros através de xícaras ou talheres usados pela pessoa infectada. É importante ressaltar que é quase impossível passar a vida toda sem ser infectado por um citomegalovírus, já que esse sobrevive a condições ambientais e pode ser transmitido de muitas formas.

Existem exames específicos para detectar se o corpo está produzindo anticorpos para o citomegalovírus. O vírus se manisfesta quando o sistema imunológico está fraco. O tratamento se da na fase aguda, de maneira sintomática.  Os citomegalovírus são a principal causa de retardo mental em crianças durante a gravidez. Para prevenir é necessário seguir as recomendações médicos, no caso da gravidez. Evitar usar xícaras e talheres que não estiverem bem lavados, usar preservativos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *