Risco Cardíaco Versus Estresse Feminimo

Ambiente Causador de Estresse

Segundo estudos, as mulheres ficam mais estressadas em suas próprias casas, do que no ambiente profissional. Essa situação é decorrente da dupla e às vêzes tripla jornada que a mulher moderna enfrenta, ocasionando o aumento da tensão emocional. Segundo dados, o mais surpreendente é que no ambiente familiar, onde se achava que elas ficariam mais tranquilas, ao contrário, ficou provado que o estresse é maior que no trânsito ou no trabalho, onde o nível de controle emocional tende a ser melhor.

Mulheres

Pesquisa Realizada

Segundo pesquisa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, cerca de 28 por cento das mulheres entrevistadas, que participaram do estudo, disseram que o estresse sofrido dentro de suas próprias residências era mais intenso do que em outros lugares. Os dados foram colhidos em um evento realizado para avaliar o risco cardiovascular em mulheres estressadas. As causas principais que foram apontadas pelas participantes foram: Morte de algum parente próximo, o desemprego, a separação do companheiro ou a crise financeira. Esses fatores contribuíam para causar mal-estar nelas dentro de casa, ao contrário do que acontecia no trânsito ou no ambiente profissional, que foram identificados como fatores menos estressantes que os familiares.

Em Casa

Risco de Problemas Cardíacos

De acordo com especialistas, o estresse é um dos principais
fatores causadores de problemas no coração, seguido pela hipertensão, sedentarismo, obesidade e fumo. É considerado um fator de risco como todos os outros, trazendo até mais complicações do que essas enfermidades, pois não há exame para diagnosticá-lo, em virtude de ser uma situação própria ao indivíduo. Segundo dados estatísticos, devido a agitação da vida atual da mulher moderna, o número de acometidas pela hipertensão é maior do que o percentual encontrado nos homens. Isso pode ser explicado, pela situação hoje em dia, onde os problemas femininos, são os mesmos que os masculinos, ocasionando problemas de obesidade pelo sedentarismo resultantes das tensões diárias, onde elas não encontram tempo para praticar atividades físicas, nem se alimentarem de forma adequada,contribuindo para o risco de comprometimentos cardíacos.

Saude

Prováveis Causas da Incidência em Mulheres

As mulheres atualmente vem assumindo várias responsabilidades como trabalho, casa e algumas vêzes estudos, jornada tripla, na maioria das vêzes estressantes, contribuindo para falta de tempo em manter o ritmo de uma alimentação saudável. Outro fator importante a ser ressaltado, é que nas mulheres, o infarto é fulminante em cerca de 50 por cento na população feminina, com taxas de mortalidade de mais de 17 casos para cada 100 pessoas, dado alarmante e que deve ser levado em consideração pelos médicos e suas pacientes.

Exercícios físicos rotineiros ou medicação prescrita pelo médico, se as mulheres já apresentarem problema de hipertensão, são atitudes simples que podem minimizar o quadro de tensão, causando um relaxamento natural, além da identificação da causa principal do estresse para enfrentá-lo e manter um bom padrão de vida.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *