Preconceitos contra Pessoas Diferentes
Atualmente, quem não esta incluído dentro dos padrões de beleza considerado normais pela sociedade, de peso, estatura, por exemplo, apresentam grandes dificuldades em se relacionarem com os outros. No caso de portadores de nanismo, que é um problema caracterizado por um atraso no crescimento do indivíduo, os anões, como são conhecidos fazem parte do grupo que são estigmatizados,devido a baixa estatura que varia entre 70cm e 1,40cm na idade adulta. Há um conjunto de fatores que caracterizam o nanismo, sendo o mais comum o que é chamado de acondroplasia.
Dificuldades Encontradas
Uma dos principais problemas que os portadores de nanismo enfrentam, é a dificuldade de acessibilidade em alguns locais, onde há produtos e serviços ao público, como prateleiras, degraus de transportes, balcões de atendimento, caixas eletrônicos, entre outros.
A sociedade produz todos os produtos, para pessoas de estatura normal ou mediana.Outro problema é a falta de respeito e reconhecimento como indivíduos, sendo por vezes tratados como crianças ou ridicularizados. Vale ressaltar que o nanismo pode acometer qualquer pessoa, mesmo sem antecedente familiar.
As causas variadas vão desde distúrbios do hormônio do crescimento até alteração genética. Embora pais que não tenham caso de nanismo na família possam gerar um filho anão, o contrário pode não acontecer, ou seja, portadores de nanismo podem gerar filhos que não são anões. Apesar do preconceito que costumam enfrentar, eles podem ter uma vida em sociedade e construírem família, devendo receber apoio e aceitação por parte de familiares e da sociedade.
Problemas Físicos e Emocionais
De acordo com médicos especialistas, os anões apresentam uma susceptibilidade dez vezes maior para desenvolverem problemas com anestesias, em função da hipertermia maligna, que é um quadro onde há um aquecimento corporal, fazendo-os suar mais, pela geração de calor, problema que pode ser agravado com a utilização de anestesia.
Um dado muito alarmante,segundo profissionais especializados, é que há um número muito grande de suicídios, não só no Brasil como em todo o mundo, já que muitos deles não se destacam na sociedade pelo preconceito,dificultando sua inclusão social, e levando-os para uma situação de solidão, que pode causar o ato de cessar a própria vida. Para melhorar seu condicionamento físico, os médicos aconselham à prática de atividades físicas de baixa intensidade, como hidroginástica ou natação, por exemplo, também para controle do peso corporal.
Informações Relevantes
Várias pessoas apresentam dúvidas em relação ao nanismo,como exemplo, se é possível detectar o problema antes do nascimento. Especialistas informam que durante a gestação, é possível, fazer o diagnóstico de alguns tipos, pelo exame de ultrassonografia, no entanto, o ideal é a confirmação pelo DNA em células do líquido amniótico.
Os anões apresentam uma expectativa de vida normal, somente quando há outros comprometimentos na estrutura óssea, é que pode levar a morte. A genética vem avançando muito no estudo do problema, pela identificação dos genes causadores e desenvolvendo testes para o correto diagnóstico como o DNA. O portador de nanismo pode e deve levar uma vida perfeitamente normal,de preferência com o acompanhamento de profissionais especializados, que o ajude a vencer os obstáculos físicos e emocionais.
Salete Dias