Redes Sociais
Segundo estudos, o tempo em execesso que as pessoas gastam por dia na internet, pode tornar o dia delas improdutivo. O Brasil é um dos dez países que mais acessam às redes sociais,sendo que segundo dados do IBOPE, as mais usadas pelos internautas, são o Facebbok, Orkut e Twitter.
Organização do Tempo
Os benefícios dessas mídias, tornaram possível o que antes era impossível, como trocas de informação, reencontros, criação de movimentos em prol de alguma causa, entre outros. No entanto, especialistas ressaltam que a utilização dessas redes, pode dificultar a organização de tempo disponível da pessoa para outras atividades.
Um sinal de que o indivíduo está gastando um período grande online, é quando os familiares, amigos ou até o chefe, reclamam da falta de tempo para assumir outros compromissos. Psicólogos orientam que o uso dessas redes, não são mais benéficas, quando há a perda do espaço em que a pessoa está, como exemplo, quando está em uma festa e o indivíduo, ao invés de interagir com os outros, fica entretido com a internet no celular.
Muitas pessoas apresentam esse tipo de comportamento, pelo medo de serem esquecidas se não estiverem online, surgindo um problema, já que dessa forma a vida virtual acaba atrapalhando a vida real.
Produtividade Afetada
No ambiente de trabalho, quando a pessoa costuma permanecer conectada por várias horas na internet, esse comportamento pode afetar sua produtividade, já que a navegação tira o foco da atividade a ser desenvolvida, podendo também prejudicar as relações interpessoais. Segundo especialistas, as redes sociais, acabam gerando estresse quando atrapalham as tarefas diárias, e servem de fuga, quando o funcionário vai fazer algum tarefa que o desagrada, entrando na rede e perdendo tempo para concluir o trabalho.
É necessário uma organização, para não atrapalhar a atividade laboral.Os indivíduos que costumam passar muitas horas nas redes sociais, sentem-se sobrecarregados ao fim do expediente de trabalho, e acabam tendo que fazer hora extra para compensar o tempo que perderam nas conversas online. É fundamental haver uma educação por parte da pessoa, como exemplo, entrar na internet três vêzes por dia, para resolver os prolemas ou se comunicar com alguém, e depois sair dela para viver a vida real.
Compulsão pela Internet
De acordo com especialistas, a compulsão pelo mundo virtual, pode ser explicado pela facilidade de acessar às redes. Atualmente, há computadores portáteis, ou celulares de alta tecnologia, que permitem à pessoa checar e-mails, postar foto, ou conversar com os outros, mesmo quando estão distantes.
Alguns exageros são cometidos pelos internautas, como usarem o celular enquanto dirigem, ou ainda passar dez horas conectados. Esses comportamentos podem ser explicados, pela sensação que algumas pessoas tem de estarem desatualizadas, e por esse motivo querem saber todas as novidades ao mesmo tempo.
Quando a Tecnologia é Prejudicial
Quando a pessoa vive conectada praticamente o dia todo às redes sociais, não conseguindo almoçar ou acordando no meio da noite para verificar e-mails, ou ainda quando está em uma comemoração,e não consegue se concentrar, não prestando atenção ao que acontece ao seu redor, tendo somente como foco o celular, esse indivíduo na realidade, não está tirando proveito da tecnologia, e sim sendo prejudicada por ela, pois dessa maneira, ela começa a atrapalhar a vida social e afetiva da pessoa, fazendo com que a compulsão pela internet seja maior que sua vontade de ficar com os amigos a seu lado. Se esse comportamento acontecer, um profissional especializado em psicologia, pode ajudar a equilibrar o mundo real do virtual, evitando os excessos cometidos que são prejudiciais aos internautas.
Salete Dias