Overtraining

Definição

Essa terminologia estrangeira, foi utilizada em um Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e Esporte, realizado no estado do Paraná, para designar o excesso de exercícios feito pelas pessoas, que podem prejudicar à saúde, se não houver uma recuperação proporcional. Todos sabem que atividades e esportes são recomendados para melhorar a condição física do indivíduo, no entanto, se praticados com muita intensidade ou durante muitas horas por dia, pode haver o perigo do overtraining. Nas mulheres, por exemplo, pode ocorrer alterações menstruais e na absorção de cálcio.

Recuperação dos Exercícios Físicos

Segundo profissionais especializados, não há um padrão de treinamento para prática de atividades físicas, pois cada organismo possui uma dinâmica própria, variando de acordo com cada indivíduo,sendo ele profissional ou amador.

O desequlíbrio ocorre quando há uma desproporção entre atividade e recuperação corporal, pois o treino de qualquer exercício, provoca um desgaste no organismo humano, que se caracteriza por variações hormonais, desidratação e até pequenas lesões, por isso a pessoa deve se recuperar, através de uma boa alimentação e tempo adequado ao descanso de seu corpo. Quando o equilíbrio é estabelecido, o esportista melhora sua condição física,ganhando massa muscular e e melhorando seu desempenho.

Sintomas do Overtraining

Quando há um desequilíbrio, o corpo da pessoa começa a apresentar sintomas, sendo que a redução no desempenho do indivíduo na prática dos exercícios, um dos mais comuns. Os esportistas fazem o mesmo tipo de treino e sentem-se cansados mais rápido, como se estivessem fazendo um esforço bem maior. Outros sintomas que eles podem apresentar são: Distúrbio do sono,irritabilidade,dor muscular, perda de peso, e em casos mais graves há dificuldade de coordenação motora.

Hormônios Afetados

Se o desgaste físico for muito grande, acima da capacidade coporal, pode haver como consequência alteração em alguns hormônios, como do crescimento e testosterona, que melhoram o desempenho físico, ou a cortisona, que é um potente antiinflamatório, que também reduz o estresse dos exercícios, porém se forem liberados em doses muito altas pode ter seus efeitos alterados.

Segundo especialistas, eles retiram materiais de massa magra, causando diminuição muscular. Nas mulheres, pode ocorrer alteração no ciclo menstrual,como a amenorréia, e a diminuição de cálcio nos ossos, aumentando os riscos da osteoporose e fraturas.

Recuperação do Corpo

De acordo com especialistas, só a redução do treino não vai adiantar, pois há o chamado efeito acumulado do desgaste corporal. A recuperação vai depender da alimentação consumida, e se for necessário fazer uso de algum suplemento, além da elaboração de uma atividade que considere a condição do corpo da pessoa e sua evolução nos exercícios.

Somente o profissional de educação física e o médico especializado em medicina do esporte podem fazer essa avaliação, que deve ser acompanhada pelo menos a cada seis meses, para que o organismo possa se manter sempre saudável com a prática dos exercícios físicos.


Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *