Consumo de Cerveja e Doenças de Pele em Mulheres

Risco Aumentado

De acordo com pesquisadores, o consumo regular da cerveja hábito muito comum em nosso país, pode ocasionar o aumento de risco de doenças na epiderme do corpo feminino, sendo que a mais frequente é uma doença de pele crônica conhecida como psoríase, que é uma afecção auto-imune inflamatória da pele, de origem genética, não-contagiosa, de evolução recorrente, caracterizada por lesões descamativas.

Pesquisa Realizada

De acordo com o estudo de pesquisadores norte-americanos, o risco de desenvolver psoríase nas mulheres é maior quando há o hábito de ingerir a bebida com frequência. A pesquisa sugeriu que, quando elas consomem uma média de cinco cervejas em uma semana, apresentam 50 por cento de risco de desenvover a enfermidade cutânea em relação as que não costumam beber.

Frequência

De acordo com a pesquisa da Harvard Medical School, que fica em Boston, nos Estados Unidos, foram analisados dados coletados de cerca de oitenta e duas mil enfermeiras, com faixa etária entre vinte e sete e quarenta e quatro anos, relacionando seus hábitos de ingestão de bebidas alcoólicas entre os anos de 1991 a 2005.

Conclusão dos Pesquisadores

De acordo com os cientistas, o glúten, substância presente na cerveja, é que seria a causa do risco de desenvolver a psoríase. Eles observaram um aumento de cerca de setenta e dois por cento de chance em contrair a doença, nas mulheres que bebiam mais de 2,3 cervejas em uma semana, comparadas as que se abstinham da bebida. Aquelas que chegavam a consumir cinco copos do líquido por semana, o risco era ainda maior, chegando a cento e trinta por cento de probabilidade.

Em contrapartida, as mulheres que bebiam cerveja não alcoólica, bebidas destiladas e vinhos não apresentaram sinais do risco de desenvolver a enfermidade. Desse modo,concluíram que somente a cerveja com álcool foi detectada como possível causa do aumento do risco de contrair a doença,pela presença do glúten, sugerindo que os outros componentes da cerveja sem álcool, e os que estão presentes em vinhos ou bebidas que são destiladas, não são fatores preponderantes para o risco de desenvolvimento da psoríase.

Importância do Glúten Como Causa da Doença

Segundo um estudo científico publicado em uma revista especializada em Dermatologia,a causa do aumento no risco de se contrair psoríase, pode ser pelo uso da cevada com glúten , que são substâncias utilizadas para fermentar a cerveja. Pesquisas feitas anteriormente, revelaram que uma alimentação sem glúten pode auxiliar na melhora dos casos da doença em pessoas que apresentam sensibilidade a ele.

Substância

De acordo com os cientistas,os indivíduos acometidos pela psoríase, podem apresentar uma sensibilidade latente à ingestão da substância. A psoríase que é uma doença crônica, e afeta a epiderme do organismo, se caracterizando por escamações acompanhadas de coceira, geralmente nos joelhos, couro cabeludo e cotovelos, mas, pode também atingir outras regiões do corpo como o rosto da pessoa. A doença é de origem genética, porém pode ser desencadeada por alguma situação específica, nesse caso, segundo os cientistas, pelo possível consumo regular de cerveja.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *