Terapia Familiar

Terapia familiar é muito indicada quando algum problema está desunindo a família, todos sabemos que família é o maior apreço que podemos ter, porém se algo está conturbado chegou o momento de todos prestarem mais atenção no que pode estar acontecendo.

Problemas

O triste é que muitas pessoas só procuram terapia quando já estão afundadas em algum problema e/ou conflito. As pessoas deveriam estar sempre consultando um(a) terapeuta para assim evitar maiores problemas e também para se auto-conhecer, ou ao menos tentar. Vale a dica.

Normalmente uma terapia familiar é mais indicada para terapia de “casal”, na terapia o profissional (psicóloga (o) ou psiquiatra) irá conhecer melhor o paciente nas primeiras sessões. O profissional precisa entender melhor os problemas de interação entre o casal e/ou os membros da família.

O Papel do Terapeuta

O terapeuta tem um papel deveras importante, pois é ele que irá promover a “saúde mental”, o equilíbrio através de suas intervenções, suas conclusões, sugestões, enfim, o profissional irá acarretar uma modificação individual em cada membro que participa da terapia familiar, seja família e/ou casal.

Todos os membros devem participar da terapia, pois funciona quando todos estão interagindo uns com os outros, o profissional fica como mediador auxiliando e entendendo como cada um interage com o outro para poder tirar suas conclusões e os ajudar.
O mais importante é que o terapeuta deve entregar ao paciente no sentido que deve mostrar que realmente se importa com seus problemas, deve criar um sentimento de amparo, confiança, traçar juntos com os pacientes seus objetivos e mudanças que estão na expectativa.

Importante

Ao conhecer as metas, a terapia familiar fica muito mais simples, o terapeuta pode inclusive oferecer uma melhora nas interações no interior do sistema familiar se julgar necessário, e claro, não vai dar uma fórmula mágica, mas irá oferecer muitos meios e mostrar caminhos que provavelmente o paciente não esteja enxergando.
No decorrer do tratamento irá debater como tem sido com as novas possibilidades antes não vistas, o que tem melhorado o que não tem sempre essa busca.

Porque um Casal Procura uma Terapia Familiar (Terapia de Casal)?

Um casal normalmente busca um terapeuta quando ele não agüenta mais o parceiro, porém ainda julga amá-lo, está correto, pois o casal está tentando salvar a relação, mas porque não tentou procurar uma ajuda antes de chegar ao ponto em que as coisas realmente estão complicadas? Caso tivessem um terapeuta desde o início, certamente não estariam tão enrolados.

Relação

Agora o terapeuta tem a missão de desenrolar os nós feitos pelo casal, primeiro terá que entender cada um e enxergar o ponto em que as coisas começarem a ficar ofuscadas para assim então tentar clareá-las.

Os pacientes devem acima de tudo querem muito se tratar e levar o problema para o consultório, “o divã”, falando muitas vezes percebem-se sozinhos onde está a solução, com um profissional do lado então, tudo tende a se resolver da melhor forma.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *