O que é Síndrome de Pierre Robin?

Também conhecida como Sequência de Pierre Robin, a Síndrome de Pierre Robin, é uma doença rara que se manifesta desde o nascimento. As principais consequências dessa doença são anomalias na face como ter a mandíbula reduzida ou queda da língua para a garganta. A doença pode causar ainda obstrução das vias pulmonares e fechamento incompleto do palato. Noel Rosa é um dos famosos que teve essa doença.  Embora a Síndrome de Pierre Robin não tenha cura possui alternativas de tratamento que podem tornar a vida do indivíduo normal.

Origem do Nome da Doença

A primeira vez que a doença foi descrita foi no ano de 1891 por Lannelongue e Menard. Porém, foi a descrição feita por Pierre Robin em 1926 do caso de uma criança que possuía todos os sintomas da doença que a tornaram conhecida. Na década de 1970 a doença já era conhecida no meio médico como Síndrome de Pierre Robin. A causa da doença ainda não foi determinada, o que se observa é que a mandíbula do feto demora muito para se formar e continua num processo de desenvolvimento lento depois do nascimento.

Quais os Sintomas da Síndrome de Pierre Robin?

Como já explicamos os sintomas mais comuns da síndrome são a mandíbula pequena, queda da língua para a garganta, queixo recuado e dificuldades respiratórias. Existem outros sintomas que podem ser destacados em relação a essa síndrome como: nariz com formato diferenciado; céu da boca bastante elevado; fenda do palato em formato de U ou de V; presença de um sexto dedo nas mãos ou pés; dentes com má formação; refluxo gástrico; desenvolvimento de doenças cardiovasculares e infecções recorrentes no ouvido que podem acarretar em surdez.

Casos de Asfixia e Problemas no Sistema Nervoso Central

Alguns pacientes que tem a Síndrome de Pierre Robin podem sofrer asfixia devido ao fato de que sua língua cai para trás obstruindo assim a garganta. Além de casos de asfixia essa doença pode acarretar em problemas no sistema nervoso central provocando atrasos de linguagem, presença de líquido no cérebro além de epilepsia.

Como é Feito o Diagnóstico da Síndrome de Pierre Robin?

A doença tem o seu diagnóstico feito através de um exame físico por meio da observação das características citadas acima. Essas características são perceptíveis logo que o bebê nasce.

Como é o Tratamento da Síndrome de Pierre Robin?

Essa é uma doença que não tem cura de maneira que o tratamento previsto consiste em tornar os sintomas menos prejudiciais a vida do indivíduo. Nos casos mais graves dessa síndrome pode ser necessário realizar tratamento cirúrgico para que se corrija a fenda do palato evitando assim problemas respiratórios mais sérios. Os problemas no ouvido também devem receber atenção para evitar que o indivíduo perca a sua audição.

O Papel da Fonoaudiologia

O tratamento com um profissional de fonoaudiologia pode ser necessário para tratar e corrigir problemas de fala e audição do paciente. Esse tratamento pode ainda ajudar a tornar o movimento da mandíbula correto.

Cuidados Especiais com Bebês com a Síndrome de Pierre Robin

Os pais de um bebê com esse problema devem ter atenção especial com o seu pequeno para evitar que ele sofra de asfixia. O pequeno deve ser mantido de bruços para que a língua permaneça para baixo evitando que ela obstrua as vias respiratórias. No momento de alimentar o bebê é fundamental tomar cuidado para que ele não engasgue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Quem necessitar, procure o centrinho de Bauru e obtenha informações à respeito. Não custa nada, mas pode ser essencial para um bom tratamento.

    William 4 de outubro de 2011 22:19
  • A minha filha tem essa sindrome e hoje ela tem 10 anos de idade.
    Consegui o traamento dela em Bauru ,então procure o Centrinho como é
    conhecido e tenha informaçoes .
    AJUDE….

    Lucilene Soares Dos Santos Alves 3 de Maio de 2012 15:39
  • A minha filha tem essa sindrome e hoje ela tem 10 anos de idade.
    Consegui o tratamento dela em Bauru ,então procure o Centrinho como é
    conhecido e tenha informaçoes .
    AJUDE….

    Lucilene Soares Dos Santos Alves 3 de Maio de 2012 15:40
  • Gostaria muito de conversar com vc , pois, meu bebe so tem 1 ano e 2 meses e não sei mais oque fazer pois a sindrome se compçicou muito ….

    Nome Patricia oliveira 15 de junho de 2012 21:45
  • A minha filha foi diagnosticada com fenda palatino,ela so tem 9 dias ,estou com muito medo…ja fomos encaminhada para o centrinho de bauru.

    selma 14 de novembro de 2013 6:45
  • Gostaria de saber como pessoas de outra cidade pode conseguir atendimento no centro de bauru.

    Obrigado

    Vinicius 25 de Janeiro de 2014 15:01
  • neste link vocês poderão encontrar informações sobre o hospital de reabilitação de anomalias craniofaciais (centrinho de Bauru) http://www.centrinho.usp.br/

    sabrina barros 22 de Março de 2014 0:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *