Tratamento do Câncer de Mama e Preconceito

Combate ao Câncer de Mama

Os profissionais da área de saúde alertam para um problema muito sério: O câncer de mama não está sendo combatido devidamente, pelo preconceito de algumas mulheres que, a medida que vão envelhecendo, ignoram sua vida sexual e deixam de se consultarem com os especialistas em ginecologia, por acharem que não vão mais exercer sua sexualidade, com seus parceiros.

Dados Estatísticos

De acordo com dados coletados por institutos de pesquisas,em setenta cidades brasileiras, com mulheres na faixa etária de dezesseis a vinte e quatro anos,quando a vida sexual da mulher costuma se inicar, cerca de setenta por cento, consultam o médico ginecologista, pelo menos uma vez ao ano.

Esse índice aumenta para oitenta e cinco por cento, nas idades entre vinte e cinco e trinta e quatro anos, mas a partir dos sessenta anos de idade,somente cinquenta e seis por cento delas, procuram esse atendimento. Os especialistas alertam que é justamente, nesse período de vida,que a mulher mais precisa de um acompanhamento ginecológico, pois o perigo do surgimento do tumor na mama aumenta com o passar do tempo, e o aumento da idade.

Importância do Acompanhamento Médico

O médico ginecologista é o profissional mais habilitado, para diagnosticar casos de câncer nas mulheres, por isso elas devem consultá-lo em qualquer fase da vida, além de fazer os exames de mamografia, sempre que solicitadas, para que o diagnóstico precoce possa ser feito. A cada dois anos esse exame deve ser realizado, quando a mulher completar quarenta anos.

No entanto, dados coletados por pesquisas, revelam que somentequarenta por cento nessa faixa etária, o fazem regularmente. Vale ressaltar que as chances de cura, para quem consegue identificar o câncer logo no começo, é de cerca de noventa e cinco por cento, um índice muito alto para ser negligenciado.

Opção do Exame Clínico

O exame clínico, que é feito pelos profissionais da área de saúde treinados, além de especialistas médicos, pode ser realizado para detectar pequenos tumores na mama, com até 1 cm, já que no autoexame, a mulher só consegue identificar tumores maiores com 2,5 cm. Para se combater o tumor maligno na mama, o diagnóstico deve ser rápido e preciso, uma vez que é difícil fazer a prevenção, pois a doença pode acometer qualquer mulher, pelo simples fato delas possuírem mama.

As atitudes para prevenir são as recomendadas, para se conseguir um bom estado de saúde em geral que são: Evitar o vício de cigarro, sedentarismo, ingestão de alimentos com excesso de gordura, e bebidas alcoólicas. Mas fatores inerentes ao ciclo de vida feminino podem ser apontados como propícios ao aparecimento do câncer de mama como: Histórico familiar, menarca precoce, menopausa tardia, ter a mama com muitas glândulas, e não ter filhos.

No entanto,os especialistas advertem que, mesmo na presença desses fatores, em setenta por cento dos casos, os riscos do surgimento da doença é considerado quase nulo.Ou seja, acreditar que não irá contrair a doença, porque não há histórico familiar, por exemplo, não é correto, pois segundo dados, noventa por cento das mulheres afetadas, não apresentavam nenhum parente na família com câncer de mama.

Diagnóstico Precoce

Quanto mais cedo for detectado o tumor na mama, mais chance de sobrevida as pacientes terão, já que esse tipo de câncer é o que leva a óbito maior número de mulheres. O diagnóstico tardio da doença, é o principal responsável pela morte de cerca de onze mil mulheres por ano.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tratamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *