Hoje em dia com o vasto conhecimento da medicina várias doenças tem sido descobertas ajudando na realização de tratamentos que recuperem a saúde e bem estar do individuo antes de o incapacitar. Algumas doenças possuem um diagnósticos mais difícil de ser aceito e envolvem um tratamento que possuem mais efeitos adversos que outros, sendo uma das doenças de tratamento difícil o câncer. Hoje vamos tratar um pouco acerca do câncer de colo de útero e o tratamento com radioterapia, assim como descrever os efeitos adversos que esse tratamento pode ocasionar no organismo de uma pessoa.
Câncer De Colo De Útero
O câncer de colo de útero é um grave problema de saúde que acomete diversas mulheres em todo o mundo. Sabe-se que a possibilidade da doença aumenta se há início precoce de uma vida sexual ativa, assim como aumenta essa chance se há inúmeros parceiros, se há exposição a doenças sexualmente transmissíveis e baixo poder econômico. Esse baixo poder econômico pode ser associado ao menor acesso a saúde, ocorrendo menos consultas ao ginecologista que teria um papel preventivo na instalação desse tipo de câncer. Os principais tipos de câncer de colo de útero são o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma, sendo o primeiro o que mais acomete as mulheres.
Maneira de Prevenir O Câncer De Colo De Útero
O melhor modo de se combater esse tipo de câncer é investindo na prevenção. Nesse intuito o ministério da saúde sempre realiza campanhas para conscientizar da importância da realização de uma atividade sexual segura, com a utilização de preservativos feminino ou masculino. Além disso, é recomendada o exame anual do preventivo, que pode ser realizado em unidades básicas de saúde da família, com um médico ou enfermeiro da família. Após dois testes anuais sem alterações a ida ao médico para o exame preventivo pode passar a ser realizada a cada dois anos. Outra maneira que o governo tem investido na prevenção desse câncer é realizando a vacinação de adolescentes antes de iniciarem sua vida sexual. Essas vacinas protegem contra alguns tipos de HPV e pode ser realizada gratuitamente em postos de saúde.
Tratamento Do Câncer de Colo De Útero
Após a instalação do câncer de colo de útero deve ser realizado o tratamento que comumente é feito com radioterapia ou com cirurgia seguida de radioterapia ou ainda com quimioterapia. A escolha da terapia é realizada de acordo com a fase da doença e para isso deve ser consultado um médico oncologista, que é especialista na área para a discussão da doença e das formas de tratamento.
Efeitos Adversos Da Quimioterapia
Assim como em tratamentos medicamentosos a radioterapia oferece efeitos adversos. Alguns dos efeitos são fadiga, diarreia, náusea, vômitos e alterações de pele (como vermelhidão e descamação). Outros possíveis efeitos é a irritação da bexiga, causando disúria (dor ao urinar) e polaciúria (aumento da frequência de urinar), assim como dor na vulva e na vagina, por aumentar a sensibilidade dessas regiões.
Se um dos sintomas for a fadiga e cansaço em excesso isso deve ser relatado e observado pelo médico, pois a radioterapia pode ocasionar na diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, provocando anemia, que deve ser tratada de forma adequada pois pode favorecer a instalação de infecções no organismo.