Também chamada e conhecida popularmente como a doença da gripe desenvolvida pelo sistema intestinal, a gastroenterite infecciosa é caracterizada por ser uma doença que acaba levando os órgãos de toda a parte gastrointestinal a desenvolver um certo tipo de infecção.
Geralmente a gastroenterite infecciosa aparece em períodos onde as temperaturas estão mais elevadas, e em lugares onde a qualidade de vida relacionada ao âmbito da higiene, como rede esgoto e saneamento básico são escassos. Além disso, lugares onde acabam tendo um déficit no encanamento da água, bem como filtração da mesma, são grandes favoráveis ao desenvolvimento dessa doença.
Quais São As Causas Da Gastroenterite Infecciosa
A gastroenterite infecciosa é uma doença que pode ser derivada de diferentes tipos de objetos transmissores, dentre eles a forma de transmissão viral, bacteriana e até mesmo infecciosa, a partir de contato físico de uma mão que pode estar em contato com o organismo transmissor. Geralmente quando essa doença é adquira de forma bacteriana, a mesma se instala no organismo do indivíduo após o mesmo acabar levando a mão até sua boca. A bactéria mais conhecida que é transmissora direta dessa doença é a Salmonella, essa bactéria é transmitida para o organismo a partir da ingestão de alimentos como ovos crus e até mesmo carnes de frango.
Quanto mais os alimentos são armazenados de forma errônea, onde não existe higiene e uma conservação adequada para a sua temperatura, maiores são as chances de que você possa consumir o alimento e alguma doença possa ser transmitida, dentre elas gastroenterite infecciosa.
Ao ingerir alimentos que possam influenciar de forma negativa o funcionamento de suas células do sistema gastrointestinal os mesmo irão atingir as células do individuo de forma direta, fazendo com que inicialmente as células que são responsáveis pelo setor do revestimento do tecido estomacal sejam atingidas.
Com isso, as células ficam extremamente danificadas e líquidos acabam sendo vazados para fora das células e entram em contato com o tecido estomacal. Ao ocorrer esse processo, o corpo acaba desenvolvendo e sofrendo de uma consequência desagradável chamada de diarreia liquida.
Existem diversos tipos de vírus que são capaz de distribuir e fazer com que o sistema corpóreo fique doente, porém, os que são mais observados pelos médicos especialistas são cerca de quatro vírus principais:
Rotavírus
Essa doença pode atingir todas as pessoas, independente de sua idade, chegando até a ser possível em bebes e crianças. O Rotavírus é um grande responsável pelo aparecimento de gastroenterite infecciosa em bebês, que podem ter entre doze semanas de vida até os seus quinze ou dezesseis meses. Crianças que apresentam as idade inferior a cinco anos muitas vezes quando apresentam disenteria, podem ter sidos afetadas por esse tipo de vírus.
O processo de infecção acontece cerca depois de três a quatro dias da criança ser submetida ao contato com esse vírus, os sintomas apresentados por essas crianças geralmente são vômitos constantes e diarreia. Se tratado da forma correta, a criança estará livre desse tipo de vírus cerca de uma semana após iniciar seu tratamento.
Esse é um vírus que atinge de uma forma mais intensa bebes e crianças, porém, se um adulto acabar entrando em contato com o mesmo poderá ter os mesmos tipos de sintomas em uma intensidade mais amena.
O Rotavírus é um dos vírus que apresenta uma grande reprodução, fazendo com que a quantidade dos mesmos encontrados em fezes de pessoas que estão em um processo de recuperação pode superar os incríveis números de três trilhões. Ele tem a capacidade de infeccionar o sistema corpóreo de uma criança de uma forma muito ágil, seja de forma oral ou até mesmo aérea.
Adenovírus
O adenovírus geralmente apresenta sua recorrência em criancas, que tem em media a idade entre dois anos e dois ano e meio. Ele é um vírus que é divido em mais de quarenta e nove tipos, e o responsável pelo desenvolvimento da gastroenterite infecciosa causando vômitos de forma intensa, bem como diarreia nos mesmos.
Calicivírus
O Calicivírus é um vírus que pode atingir pessoas em todas as idades, mas geralmente é observado em pessoas adultas, e é divido em cerca de quatro tipos diferentes. Dentre os quatro, os vírus chamados de nonovírus levam a maior parte da responsabilidade no processo de infecção de diversas pessoas. Esse tipo de vírus tem sua ocorrência em maior escalas em alguns períodos do ano, como outubro ou abril.
Astrovírus
Os Astrovírus atingem principalmente bebês ou idosos, isso porque a imunidade desses indivíduos pode ser considerada em grande escala muito menores do que adultos ou adolescentes. Seus sintomas são geralmente vômitos e desinteira por cerca de cinco a sete dias, ou seja, uma semana.
Como É O Processo De Transmissão Da Gastroenterite Infecciosa
A gastroenterite infecciosa como já explicada pode ser transmitida por diversas formas, mas principalmente de forma bacteriana e infecciosa. É uma doença que tem sua taxa de contaminação muito grande, e pode até aparecer em pessoas que após a contração da doença não iram apresentar os clássicos sintomas da doença, fazendo assim que seja ainda mais possível que esses indivíduos transmitam essa doença para outras pessoas, ou mesmo que tenham seu quadro agravado.
Os vírus geralmente são eliminados nas fezes das pessoas que acabaram sendo infeccionadas pelo mesmo, e quando não há um diagnostico da doença, todo o seu tratamento é atrapalhado, e a eliminação pelas fezes acaba sendo um problema ainda maior, já que estarão contagiadas, mas sem que sejam descobertas.
A transmissão da gastroenterite infecciosa geralmente ocorre devido a fatores que podem carregar os vírus e as bactérias para o organismo do individuo de forma mais fácil, como o contato entre beijos, ou até mesmo ao dividir utensílios da área de cosméticos, higiene ou alimentação.
Quais Os Principais Sintomas Da Gastroenterite Infecciosa
Geralmente os pacientes chegam até seus pacientes reclamando muitas vezes de estar sofrendo a algum tempo de náuseas e vômitos. Mas além disso, existem outros sintomas que podem estar sendo sentidos pelo individuo e na sendo para ele um indicativo que existe uma possibilidade de o mesmo ter desenvolvido gastroenterite infecciosa.
Muitas pessoas podem apresentar sua temperatura corpórea alterada, passando dos trinta e oito graus, além de também sentirem fortes dores abdominais.
Apesar de serem sintomas que na teoria levariam os pacientes a procurar um profissional especializado, muitas pessoas acabam adiando suas consultas, até um ponto os sintomas se apresentam de forma mais aguda, e o tratamento pode ser dificultado. O paciente pode também apresentar uma certa desidratação corpórea ao entrar em contato com possíveis bactérias e vírus que são responsáveis por transigir para o mesmo a gastroenterite infecciosa.
Gastroenterite Infecciosa Bacteriana
existem diferentes formas de adquirir gastroenterite infecciosa, e uma delas é advinda da possibilidade de que o individuo seja infectado por bactérias que serão responsáveis por infectar o sistema corpóreo do mesmo.
Geralmente essa bactérias são transmitidas através de alimentos que apresentam uma carência em higiene, são expostos a temperaturas que podem danifica-los e até mesmo apresentar uma falta de higiene considerável. Os principais alimentos que transmitem essa doença por forma de bactéria são os ovos consumidos de forma cru ou mesmo os que são expostos a condições que podem o danificar. Além disso, os peixes também podem acabar fazendo com que a pessoa desenvolva essa doença, isso porque muitas vezes eles são consumidos crus, em restaurantes japoneses por exemplo, além de existir a possibilidade de que os mesmos não sejam armazenados de acordo com as instruções de cada espécie.
Os leites que são ingeridos em sua forma mais simples, ou seja, sem ter passado por um processo de fervura também podem ser responsáveis por transmitir esse tipo de gastroenterite infecciosa.
Os alimentos que são comercializados de forma fresca e assim consumidos apresentam também uma maior chance de possibilitar ou ate mesmo facilitar essa infecção bacteriana que irá causa a gastroenterite infecciosa bacteriana.
Por isso é muito importante que todo o processo de higienização dos alimentos seja realizado de forma correta, seja em sua casa ou até mesmo em possíveis restaurantes onde você irá frequentar.
Quando os alimentos que tem uma maior possibilidade de estar contaminados com as bactérias responsáveis pelo desenvolvimento da doença gastroenterite infecciosa são congelados, existe uma certa pausa no processo de reprodução das mesmas, podendo fazer até que com que eles sejam cessados de forma direta. Porem, ao voltar para a temperatura ambiente, esse mesmo alimento ainda apresentará enormes chances de voltar a ser infectado.
Qual O Tempo De Duração Da Gastroenterite Infecciosa
Geralmente a gastroenterite infecciosa dura em media de cinco a oito dias, mas os seus sintomas são sentidos apenas cerca de setenta e oito horas após o indivíduo ter entrado em contato com as bactérias, vírus ou parasitas.
Quando o sistema de esgoto de alguma região apresenta uma maior deficiência, é possível que o individuo infectado apresente um maior tempo de diarreia, já que o ambiente a sua volta não favorece necessariamente a sua melhora.
Tratamento Contra A Gastroenterite Infecciosa
O tratamento da gastroenterite infecciosa é seguido após os resultados dos exames que o paciente foi submetido pelo seu médico especialista apresentam-se concluídos.
O médico responsável pela identificação da doença é o médico clínico geral, ou um especialista na área gastrointestinal.
Os exames que poderão provar se o indivíduo possui ou não a doença de gastroenterite infecciosa são os exames de fezes, onde os laboratórios irão analisar a porcentagem de vírus que estarão presentes nas fezes do indivíduo, ou mesmo se existem sangue. A verificação do nível de glicose pode também ser um grande indicativo da presença ou não da gastroenterite infecciosa.
O tratamento da gastroenterite infecciosa geralmente é bem simples, não necessitando muitas vezes de uma intervenção com remédios industrializados. Porem, quando o paciente apresenta uma grande taxa de desidratação corpórea, ou mesmo uma certa taxa de vômitos muito alta, pode ser encaminhado para uma hidratação com usos de soros industrializados.
Além disso, o médico sempre indicar que o paciente não compartilhe seus utensílios com nenhuma pessoa e tome bastante água, para se manter assim muito bem hidratado.